Qual é o sofá ideal para apartamento pequeno? Descubra!

Qual é o sofá ideal para apartamento pequeno? Descubra! Riva Incorporadora

Escolher o sofá ideal para o seu apartamento é, sem dúvida, um grande desafio. Afinal, investir no modelo certo de acomodação faz com que o ambiente de convivência se torne mais amplo e, consequentemente, mais aconchegante.

Diante de tantas opções e estilos, com diferentes cores, tecidos, tipos de assento e, até mesmo, conforto e preço, é natural ficar indeciso ao eleger o melhor modelo. Se você mora em um apartamento pequeno, é importante avaliar bem as opções disponíveis e levar em consideração todos os detalhes, de modo que atenda às suas necessidades e não ocupe muito espaço.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas que ajudarão você a escolher o sofá ideal para o seu apartamento. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de sofá existentes?

Entre os fatores que envolvem a escolha do sofá ideal para apartamento pequeno, estão os diferentes modelos. No caso de um imóvel menor, é fundamental considerar o projeto e as tendências de decoração, o local onde vai instalá-lo e os hábitos dos moradores da casa.

A seguir, listamos as principais características e funcionalidades de cada tipo de sofá encontrado no mercado. Confira!

Tradicional

São os modelos mais comuns, geralmente, formados por dois ou três lugares. Na maioria das vezes, usa-se a combinação de um modelo com três assentos e outro com dois, dependendo da finalidade do ambiente e do espaço disponível. A estrutura pode variar de acordo com a altura dos pés e os assentos, com estofado fixo ou solto.

Sofá-cama

Famoso por sua versatilidade, o sofá-cama apresenta dupla finalidade. É ideal para quem não tem muito espaço disponível e recebe visitas com frequência, já que serve tanto como sofá para uma sala quanto uma cama. Em termos de confecção, o diferencial do sofá-cama está no conforto, uma vez que é produzido com materiais mais macios, como a espuma.

Retrátil e reclinável

É uma das opções mais comuns, hoje em dia, no mercado, ideal para quem costuma passar muitas horas no sofá e deseja conforto. Os modelos funcionam bem em salas de living, quando é utilizado para assistir televisão.

O encosto reclinável oferece comodidade por permitir que a pessoa fique em uma posição mais ereta. Além disso, também existem modelos com extensão para os pés. Isto é, você fica praticamente deitado no sofá, com todo o conforto.

Sofá de canto

São os famosos sofás com modelo em “L”, uma excelente escolha para quem deseja mais lugares e tem um espaço pequeno no apartamento. Em geral, são encontrados em formatos modulares, com opções personalizadas que funcionam bem em diferentes ambientes por sua versatilidade e seu aspecto compacto.

Assim, você pode escolher o modelo ideal que se adapte às suas necessidades. Lembre-se de optar por um ponto da sala onde não atrapalhe a passagem ou não esteja ajustado com a porta.

Sofá com chaise

Extremamente confortável e versátil, o sofá com chaise é o que apresenta uma extensão do assento em uma das pontas, que você pode usar para esticar as pernas e descansar melhor. Alguns modelos são retráteis, mas, de modo geral, eles demandam mais espaço no ambiente.

Isso faz com que eles não se enquadrem no modelo de sofá ideal para apartamento pequeno, mesmo sendo muito aconchegantes.

Inflável

O modelo inflável é ótimo para quem não tem muito espaço na sala. Assim, você pode guardá-lo quando não estiver utilizando e levá-lo de um lugar para outro sem dificuldades. Como não é uma peça que, necessariamente, fará parte do ambiente, é possível ousar um pouco nas cores e nas estampas.

Qual é o sofá ideal para apartamento pequeno?

Agora que você já conhece os modelos existentes, fica mais fácil saber qual o sofá ideal para um apartamento pequeno. Afinal, alguns tipos se encaixam harmonicamente em espaços menores e não deixam o ambiente carregado, passando a sensação de lugar mais amplo.

Nesse caso, uma ótima opção é o sofá modular e extensível, que permite maior adaptabilidade às dimensões do cômodo. Isso inclui o sofá em formato de “L” e o sofá-cama, por exemplo. Outra dica interessante é o sofá sem os braços nas laterais, já que eles podem ocupar um espaço disponível na sala e prejudicar a estética do ambiente.

Com relação à cor, o indicado é optar por tonalidades mais neutras, como bege e cinza, pois causam a sensação de amplitude no ambiente. Além disso, ambientes mais limpos e claros deixam o local mais aconchegante. Por isso, cuidado com os objetos decorativos muito carregados.

O que considerar antes de comprar um sofá e como fazer a melhor escolha?

Na hora de realizar a compra definitiva do sofá, é importante ter em mente o seu tipo de uso. Ou seja, se ele ficará na sala para receber as visitas ou será usado para ver televisão. Com certeza, isso influenciará a escolha final do móvel.

Observar tamanho, proporções, cores, tecidos, tipos de estofados e densidade são fatores essenciais que devem ser levados em consideração, assim como o estilo que mais se adapta à decoração do apartamento. Todos esses detalhes garantem a harmonia entre os elementos, sem comprometer o espaço do cômodo — o mesmo cuidado que vale para a escolha do modelo de guarda-roupa, por exemplo.

Depois de pensar em todos esses pontos, é hora de decidir qual sofá será o ideal para o ambiente do seu apartamento. Embora as opções sejam amplas e o mercado ofereça produtos para todos os gostos, não deixe de pesquisar minuciosamente e experimente antes da compra. Não tenha vergonha de se sentar nele, reclinar e testar a espuma. Nessa hora, é importante combinar beleza e conforto!

Como avaliar o espaço disponível?

Outro ponto muito importante a se levar em consideração antes de fazer a compra do sofá é o espaço disponível para acomodar o móvel. Podemos dizer que o tamanho da sala dita o sofá que será escolhido. Logo, uma opção errada pode modificar todo o ambiente.

Nesse caso, tire corretamente as medidas da parede e do chão para certificar se o espaço comporta o móvel. Utilize uma trena e limite todo o espaço livre, de forma que não atrapalhe a circulação das pessoas. A acomodação dentro do ambiente vai depender desse espaço, por isso, é necessário garantir boas proporções e um posicionamento acertado.

Como você pôde ver, escolher o sofá ideal para o apartamento pequeno é parte essencial da montagem da decoração e de proporcionar conforto para você, sua família e seus visitantes. Portanto, lembre-se de avaliar cada detalhe, mesmo antes desse momento, quando ainda estiver avaliando, por exemplo, quanto custa o apartamento onde vai morar!

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber como fazer a decoração da sala do seu apartamento? Então, leia agora mesmo o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas