Pets em apartamentos: dicas para quem pretende adotar!

Pets em apartamentos: dicas para quem pretende adotar! Riva Incorporadora

Pets em apartamentos

Animais são pura alegria, ainda mais se você tem filhos pequenos. Eles enchem a casa com sua presença encantadora, alegrando os moradores de um jeito único e com muito companheirismo.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos pets para apartamento. Contudo, existem diversas espécies que se adaptam bem a ambientes pequenos, apesar de cães e gatos ainda ganharem na lista de mais queridos e procurados.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você que já tem ou pretende adotar um animal de estimação, mas mora em um apartamento. Continue a leitura e confira!

Cães

Pet Apartamento

Para apartamentos, os cães de pequeno porte são os mais indicados. Além disso, não deixe seu cão preso em um cômodo. Mantenha-o solto pela casa e invista em brinquedos para entretê-lo.

O cachorro precisa se exercitar. Lembre-se de passear com ele sempre, de preferência no início da manhã ou no fim da tarde — isso também possibilita que ele interaja com outros animais.

Como em um condomínio existem regras de boa convivência, é preciso atentar, também, para os latidos em excesso. Muito barulho, além de incomodar os vizinhos, pode ser sinal de que algo não está bem na saúde do animal.

Gatos

Gato em Apartamento

Os gatos são capazes de aproveitar todo o espaço do apartamento, especialmente lugares altos. Por isso, é preciso tomar cuidado com o que você guarda em estantes ou prateleiras, para evitar acidentes.

Também é fundamental instalar telas de proteção nas janelas do seu apartamento, pois o gato age como um caçador. Se algo chama a sua atenção do lado de fora, ele vai a seu encontro. Sem a tela, ele pode cair e se machucar.

No caso de felinos, é importante investir em brinquedos e arranhadores. Com uma base de madeira e alguns metros de corda, você pode construir um arranhador para que o gato afie as unhas e não danifique seus móveis.

Peixes

Peixe em Apartamento

Os peixes não são muito interativos, mas são ideais para aqueles que têm rotina instável e pouco tempo livre disponível, pois não exigem atenção em excesso. Além disso, existem opções de todos os tipos, como peixes grandes, pequenos, coloridos etc.

A realidade é que vale a pena dar uma chance para esse tipo de pet, que é fácil de ser alimentado e exige somente a limpeza do aquário como manutenção. Hoje em dia existem, inclusive, filtros que realizam essa atividade de forma automática.

Coelho

Coelho em Apartamento

Mais um dos pets para apartamento é o coelho, afinal, se trata de um animal silencioso e que não exige atividades externas e passeios. O tamanho do coelho depende de sua raça, mas os domésticos costumam ter entre 1kg e 3kg.

A sua personalidade também costuma ser variável. Contudo, de maneira geral, os coelhos são inteligentes e capazes de aprender com uma boa educação. Além disso, costumam ser mansos e carinhosos, apesar de um pouco bagunceiros.

Tartaruga

Tartaruga em Apartamento

As tartarugas são ideais para aqueles que desejam um animal que o acompanhe até a velhice, uma vez que esse tipo de animal costuma ter uma vida longa ao receber os cuidados adequados.

Além disso, elas podem ser domesticadas, se tornando ótimas companheiras. Contudo, costumam ser um pouco mais difíceis de serem compradas, já que exigem uma licença especial do Ibama.

Como escolher pet para apartamento

De maneira geral, os animais de pequeno porte são os melhores pets para apartamento, pois se adaptam bem a ambientes reduzidos e são mais fáceis de cuidar. Contudo, existem outros quesitos que também devem ser considerados ao escolher um animal.

Se você deseja um amigo de lealdade incondicional, o cachorro pode ser uma boa opção, por exemplo. Mas se você prefere um companheiro mais independente, o gato é a alternativa mais adequada.

O ideal, nesse momento, é analisar a sua personalidade e o tipo de animal que melhor se adapta às suas expectativas. Mais um fator que deve ser considerado é o grau de interação que você pretende manter com o seu pet. Afinal, alguns animais exigem mais dedicação e passeios frequentes, enquanto outros são mais tranquilos e exigem menor dedicação de tempo e esforço.

Existem pets, ainda, que não contam com interação tão direta quanto os outros por limitações inerentes à espécie, como os peixes.

Lembre-se, ainda, de considerar a expectativa de vida aproximada de cada tipo de animal. Existem pets que têm uma longevidade bem menos privilegiada, como os peixes, e aqueles que vivem muito, como cachorros, gatos e, especialmente, tartarugas.

Na Direcional tem espaço para o seu pet

Pet Place Direcional

Pet Space – Empreendimento Direcional Conquista Litoral Norte

Pensando no bem-estar dos animais no condomínio, a Direcional criou em alguns de seus empreendimentos o Pet Place ou o Espaço Pet, uma área de uso coletivo em que os pets podem aproveitar os dias de sol e brincar ao ar livre.

Nesse espaço, os animais contam com equipamentos que estimulam a brincadeira, o gasto de energia, a realização de exercícios e a diminuição da agitação e do estresse, garantindo sua saúde física.

Agora que você já conhece diferentes dicas de pets para apartamento e o que considerar no momento da sua escolha, siga as nossas dicas quando for adotar um bichinho. Assim, você aproveita a experiência de ter um companheiro animal da melhor forma!

Gostou de conhecer nossas dicas de pets para apartamento? Então, nos siga nas redes sociais — Facebook, Instagram e Twitter!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas