Quanto custa mobiliar um apartamento? Veja como se planejar financeiramente

Quanto custa mobiliar um apartamento? Veja como se planejar financeiramente Riva Incorporadora

Você já se perguntou quanto custa mobiliar um apartamento?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema, especialmente aquelas que fazem um financiamento para a compra de um apartamento, já que nesse momento costuma ter diversos gastos.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, é preciso se preparar financeiramente. Assim, você não terá problemas e viverá esse importante momento da melhor maneira possível.

Se você tem interesse pelo assunto e quer esclarecer a dúvida de quanto custa mobiliar um apartamento, a Direcional preparou este artigo exclusivo em que vamos apresentar diversas dicas. Acompanhe!

Por que é importante se planejar para mobiliar um apartamento?

Antes de saber quanto custa mobiliar um apartamento, faz sentido discutir a importância da etapa de planejamento.

Cuidar da mobília de um apartamento costuma ser maravilhoso, afinal, é como um papel em branco repleto de possibilidades que você pode explorar e deixar o seu lar do jeito que deseja.

Apesar da grande empolgação, é preciso fazer um bom planejamento financeiro para não criar um rombo em sua conta bancária.

Quando não há planejamento, compramos até mesmo itens desnecessários que não serão usados e que, muitas vezes, nem cabem no apartamento.

Com isso, gastamos dinheiro à toa e podemos até assumir dívidas que podem nos acompanhar por bastante tempo. Por isso, é fundamental ter controle diante das inúmeras opções de móveis e itens de decoração e se organizar para manter as compras dentro de seu planejamento.

Além disso, um bom planejamento propicia escolhas adequadas que consideram o espaço, os moradores e a combinação dos diversos elementos de uma residência.

sala de apartamento com sofá, mesa e decoração. Imagem ilustrativa para texto quanto custa mobiliar um apartamento.

Qual é o custo médio para mobiliar um apartamento?

Não há uma tabela fixa de quanto custa mobiliar um apartamento, pois o custo médio costuma ser variável e depende do gosto e das vontades da pessoa dona do imóvel.

Esse custo também varia porque a pessoa não se livra de todas as peças da casa antiga. De modo geral, dá para aproveitar muita coisa e só adquirir poucos itens novos.

Apesar disso, existem casos que são exceções. Algumas pessoas buscam iniciar a vida no novo apartamento com o pé direito e não querem trazer nada que os relembrem da casa antiga.

Outras pessoas apenas querem se livrar de móveis antigos ou querem repaginar com uma nova mobília. Independente do seu caso, vamos apresentar algumas opções.

Então, recomendamos que você faça ao menos 3 orçamentos em locais diferentes antes de realizar as compras, pois assim se ganha uma ideia sobre os preços praticados no mercado.

Assim, você tem a possibilidade de comparar o preço dos itens e escolher aqueles que se encaixam melhor no seu bolso. Além disso, você também pode adquirir produtos de diferentes locais.

Considere também que existem gastos extras, mas que são fundamentais, como: custos com montagem dos móveis; fretes de variados artigos; eletrodomésticos que exigem instalação, como um aparelho de ar condicionado, por exemplo; entre outros.

Aqueles que desejam economizar ainda mais podem optar por móveis usados, mas que se encontram em bom estado de conservação.

Outra dica relevante é realizar um planejamento para comprar itens que podem esperar quando houver uma promoção. Itens de decoração se encaixam nessa categoria.

Como mobiliar um apartamento?

Em primeiro lugar, você precisa considerar o espaço disponível. A mobília deve se adequar ao ambiente e não o contrário, então, pense nisso na hora de pesquisar e selecionar o que ocupará o lugar.

Também avalie o perfil dos moradores da sua residência na hora de escolher os móveis. Muitas pessoas pensam apenas em quanto custa mobiliar um apartamento e acabam selecionando objetos que não transmitem a personalidade de quem mora ali.

Como já mencionamos, para mobiliar um apartamento, é preciso contar com um planejamento financeiro para fazer as compras desejadas. Para isso, é recomendado realizar uma planilha com tudo o que você vai precisar para sua futura casa e o custo de cada item.

Também é importante pesquisar para se certificar que você conseguiu o melhor preço, afinal os valores podem mudar consideravelmente em lojas diferentes.

Além da planilha, também é importante acompanhar os seus gastos de forma regular. Dessa forma, é possível prevenir que você extrapole seu orçamento e gaste mais do que deveria na hora de mobiliar o imóvel.

Falando nisso, avalie se todos os elementos do apartamento estão em ordem ou se ainda há a necessidade de fazer reparos, mesmo que mínimos. Isso tudo tem impacto no seu orçamento.

Itens essenciais para mobiliar um apartamento

Existem itens que são fundamentais no dia a dia — como uma geladeira — e, por essa razão, devem ser as primeiras aquisições da casa nova. Já os itens de decoração, por exemplo, podem esperar um pouco mais para serem comprados.

Então, como definir quais itens são essenciais?

É muito simples: pense na funcionalidade de cada objeto que irá compor o seu lar. Afinal, a sua mobília deve permitir que você realize suas atividades cotidianas sem problemas.

Por isso, elenque as suas prioridades pensando na sua própria rotina e no orçamento disponível. Não é prudente investir em artigos caros que não fazem diferença para o seu cotidiano e que irão comprometer suas finanças.

Você também pode montar a sua mobília de acordo com os cômodos da sua casa. Aos poucos, pode ir deixando o novo apartamento com a sua cara!

Diante disso, quais são os itens que não podem faltar no meu apartamento? Confira-os a seguir!

Eletrodomésticos

Na hora de fazer um levantamento de quanto custa mobiliar um apartamento, os eletrodomésticos costumam aparecer em primeiro lugar na lista. Afinal, eles são essenciais para começar a vida no novo lar.

Inclusive, você deve elencar quais eletrodomésticos são mais importantes e como eles impactam na sua vida.

A alimentação é essencial. Por isso, é inteligente investir num bom fogão e numa geladeira de qualidade. Se você curte refeições rápidas, considere comprar um micro-ondas.

Uma máquina de lavar roupas também facilita bastante a vida de quem mora em apartamento, especialmente para quem não tem um espaço de lavanderia grande.

Como falamos anteriormente, a sua rotina define o seu investimento. Se você costuma assistir bastante televisão, faz sentido comprar um bom aparelho.

No entanto, muitas pessoas assistem os programas prediletos pelo computador. Assim, a compra de uma TV não faz sentido nessa realidade.

eletrodomésticos em bancada com parede azul. Imagem ilustrativa para texto quanto custa mobiliar um apartamento.

Móveis

O investimento nos móveis deve ser uma prioridade para quem busca mobiliar o apartamento, pois bons móveis otimizam o espaço e ajudam a deixar o ambiente mais confortável. 

Um sofá de qualidade traz vida a qualquer espaço, além de oferecer conforto. Da mesma forma, uma mesa de jantar proporciona um lugar adequado para fazer as refeições.

Na hora de escolher uma cama, pense na qualidade do seu sono. Muitos problemas de saúde surgem devido a noites mal dormidas.

Muitas pessoas sonham com móveis planejados, visto que eles aproveitam e otimizam o espaço disponível. É possível comprá-los isolados. Para isso, é importante que você calcule as medidas da maneira correta e as leve a um profissional de confiança.

Objetos e utensílios

Considerar os utensílios domésticos também deve ser uma prioridade na hora de mobiliar um apartamento. Afinal, os artigos de mesa, cama e banho complementam os outros objetos escolhidos para os cômodos.

Nesse sentido, você deve pensar em cada espaço separadamente. Para a cozinha, deve-se adquirir aparelho de jantar, jogo de talheres e de copos. Esses itens devem ter boa durabilidade.

Para os quartos, a roupa de cama também deve ter ótima qualidade, assim como as toalhas de banho e os panos para a cozinha.

Vale salientar que esses itens permitem que a limpeza de sua casa seja mais eficiente. Assim, você pode fazer uma faxina rápida, podendo gastar seu tempo com outras atividades.

Artigos de decoração

Na escala de prioridades, os artigos de decoração devem ocupar o último lugar. Entretanto, isso não significa que você deve esquecê-los na hora de mobiliar um apartamento.

Uma sala de estar com belos quadros e um vaso de plantas oferecem um maior charme ao ambiente, não é mesmo? Portanto, não esqueça de investir nesses itens.

Além disso, existem objetos de decoração que também apresentam funcionalidade. Cortinas e persianas, por exemplo, impedem a entrada de luz direta nas horas mais quentes do dia e também dão mais privacidade aos moradores.

A decoração também apresenta um pouco da personalidade das pessoas que moram na casa, dando vida ao ambiente. Por isso, é importante separar um pouco do orçamento para esses itens.

Sabendo quanto custa mobiliar um apartamento, é possível reduzir gastos?

Sim, é possível economizar na hora de mobiliar um apartamento. Na verdade, isso é essencial para trazer equilíbrio financeiro.

Como mencionamos, mudar de apartamento não significa se livrar de toda a mobília antiga. Reutilizar móveis é uma forma inteligente de reduzir gastos.

Outra medida consiste em comprar itens de segunda mão. Nesse sentido, muitos brechós oferecem ótimos artigos para casa com preços acessíveis. Para isso, verifique o estado de conservação e se o custo-benefício vale a pena.

Outra opção é intercalar nos preços. Vai investir numa cama mais cara? Equilibre com uma roupa de cama mais barata. Assim, você poupa dinheiro de forma significativa.

Se você tem um orçamento apertado, faça investimentos aos poucos. Você pode começar por um cômodo e só passar para outro quando tiver quitado as dívidas do primeiro. Dessa forma, você mantém um compromisso com as suas finanças.

Na maioria das vezes, não é possível comprar tudo de uma vez. Fazer grandes dívidas pode comprometer o seu orçamento e até as prestações do seu apartamento, mesmo com as facilidades de financiamento Caixa.

sala de apartamento com móveis coloridos.

Quais são os erros que devem ser evitados?

Em razão da empolgação, muitas pessoas cometem erros no momento de mobiliar o apartamento, seja por tentar apressar demais o processo, seja por comprar itens sem utilidade ou que não cabem no local.

Isso é totalmente compreensível, mas pode ser uma grande dor de cabeça. Imagina investir em um móvel extremamente caro para descobrir que ele não cabe na sua sala de estar?

Para evitar essa situação, antes mesmo de pensar nos móveis e eletrodomésticos que você pretende adquirir, é importante saber o que de fato apresenta utilidade e cabe no apartamento novo.

Meça todos os cômodos, batentes, portas, janelas e paredes para saber quais móveis se encaixam no espaço disponível. Para não errar nesse momento, a ajuda de um agente especializado costuma ser muito válida para que o local seja aproveitado da melhor forma possível.

Conforme apresentamos ao longo deste artigo, não há um valor exato de quanto custa mobiliar um apartamento, afinal, é preciso considerar as vontades de cada pessoa e particularidades do ambiente.

Contudo, por meio de um planejamento financeiro adequado, é possível montar um lar que tenha a sua cara e sem gastar excessivamente!

Por fim, converse com pessoas que passaram pela mesma experiência. Você certamente conhece amigos e parentes que sabem o quanto custa mobiliar um apartamento. Essa troca de experiências pode te ajudar a evitar erros simples!

Aprendeu quanto custa mobiliar um apartamento? Que tal adquirir seu novo imóvel com a Direcional?

Agora que já sabe quanto custa mobiliar um apartamento e viu dicas importantes sobre esse tema, você precisa conhecer a Direcional.

Somos uma empresa com mais de 40 anos de compromisso com a habitação popular. Ajudamos você a ter acesso ao seu imóvel próprio com as melhores condições de pagamento.

Além disso, somos uma construtora pioneira na digitalização da venda de imóveis. Isso significa que contamos com uma equipe especializada para te atender no ambiente online de forma prática e rápida.

Então, se quiser saber mais, nos siga nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e acompanhe todas as nossas novidades!

E para mais conteúdos como este, acesse o Blog da Direcional!

quanto custa mobiliar um apartamento

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas