É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade!

É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade! Riva Incorporadora

Está considerando morar em Duque de Caxias no RJ? Descubra se a cidade é boa e as principais informações sobre a região!

Para quem deseja morar perto da capital do Rio de Janeiro e não perder as experiências metropolitanas, vale a pena conhecer Duque de Caxias. A região tem diversas características que a tornam interessante para ser o seu próximo endereço.

Neste artigo, saiba mais sobre a cidade, veja se ela é boa para se morar e os diferenciais que oferece para os seus habitantes!

Por que a cidade recebeu o nome de Duque de Caxias?

Duque de Caxias é um município localizado no estado do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense. Ela é a terceira cidade mais populosa do estado (depois da capital e de São Gonçalo). 

O nome é uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias — ou “O Pacificador”. Ele nasceu na região em 1803.

Ao norte, Duque de Caxias faz fronteira com Petrópolis e Miguel Pereira; ao sul, com a cidade do Rio de Janeiro; a leste, com a Baía de Guanabara e Magé; e com São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu a oeste. 

O clima é quente e tropical, mas os distritos de Imbariê e Xerém têm uma temperatura mais amena devido às áreas verdes e à proximidade com a Serra dos Órgãos. 

O Rio Meriti separa Duque de Caxias da capital, já o Rio Iguaçu marca a fronteira com Nova Iguaçu. Enquanto isso, os rios Sarapuí e Saracuruna dividem os distritos. 

É bom morar em Duque de Caxias (RJ)?

Duque de Caxias é um dos principais municípios do Rio de Janeiro. Hoje, tem mais de 800 mil habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita se aproxima de R$ 51.000,00, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A seguir, confira algumas das vantagens que a cidade oferece! 

Indústria e comércio em Duque de Caxias

Duque de Caxias teve um bom crescimento econômico nos últimos anos, mesmo durante a pandemia da covid-19. Estima-se que 54,4% do PIB da cidade tenha origem em serviços. Com isso, ocupa o 19º lugar no ranking dos maiores PIBs do Brasil — e o terceiro maior do estado. 

As atividades econômicas que se destacam positivamente em Duque de Caxias são:

  • Serviços de limpeza;
  • Comércio atacadista de alimentos e bebidas;
  • Setor de construção, especialmente em obras de infraestrutura. 

Todos os dados acima estão disponíveis no site da Prefeitura de Duque de Caxias. 

A região também abriga uma das maiores refinarias da Petrobras, a Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), responsável pelo processamento de gás natural no Brasil. 

Além disso, a cidade tem o maior parque industrial do estado, com setores como:

  • Químico;
  • Petroquímico;
  • Metalúrgico;
  • Gás;
  • Plástico;
  • Mobiliário;
  • Têxtil;
  • Vestuário.

Empresas como Globo, Carrefour, Shell e Petrobras atuam na região, além de nomes como:

  • Braskem;
  • White Martins;
  • Indústria Brasileira de Filmes (IBF);
  • Transportes Carvalhão;
  • BRF Brasil Foods (Sadia e Perdigão);
  • Via (Casas Bahia e Ponto);
  • Coca-Cola;
  • Magazine Luiza.

O destaque vai para o polo gás-químico, impulsionado pela presença da REDUC, e para a Usina Termelétrica a gás natural Governador Leonel Brizola, projetada para ser a maior da América do Sul.

Transporte em Duque de Caxias

O transporte em Duque de Caxias é diversificado, proporcionando mais alternativas para os habitantes se locomoverem.

Para acessar a cidade, é possível aproveitar uma posição privilegiada, interligada pelas principais rodovias brasileiras: Washington Luiz (BR-040), Arco Metropolitano do Rio de Janeiro (BR-493) e Presidente Dutra (BR-116).

Também oferece conexões com o Aeroporto Tom Jobim e está a apenas 17 km de distância do Centro da cidade do Rio de Janeiro. Internamente, conta com ônibus e metrô para aumentar a mobilidade urbana na região metropolitana.

Educação em Duque de Caxias 

Em Duque de Caxias, há diversas instituições de ensino — 179 escolas municipais, 2 escolas federais, 88 escolas estaduais e 128 escolas particulares, com taxa de alfabetização de 95%, segundo informações do site oficial da Prefeitura.  

No ensino superior, destacam-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com cursos avançados de nanotecnologia, biotecnologia e biofísica, assim como a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, que oferece graduação em pedagogia, matemática e geografia.

A Universidade do Grande Rio também atrai pessoas que moram no interior, sendo a maior instituição de ensino da cidade. Outras instituições, como a Universidade Estácio de Sá e a Faculdade de Duque de Caxias, chamam a atenção pela variedade de cursos. 

Lazer em Duque de Caxias

Quem deseja diferentes alternativas de lazer e entretenimento tem grandes chances de gostar de Duque de Caxias.

A cidade tem diversos locais históricos, como o Centro Cultural Oscar Niemeyer, composto pela Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola e pelo Teatro Municipal Raul Cortez. 

Há também Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro, reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, e a Câmara Municipal de Duque de Caxias, que abriga o Instituto Histórico e o Teatro Procópio Ferreira.

Além disso, a vida noturna traz alternativas de entretenimento no centro da cidade, como bares e restaurantes.

Quais são os melhores bairros para se morar em Duque de Caxias?

Existem diversas regiões que se destacam em Duque de Caxias, como, por exemplo, a Vila Ouro Preto, com investimentos em habitação, segurança e educação, além de outras localidades próximas, como:

  • Gramacho;
  • Saracuruna;
  • Jardim Primavera;
  • Sarapuí;
  • Xerém.

Esses são alguns dos bairros considerados agradáveis para se morar em Duque de Caxias, com opções variadas de infraestrutura, comércio e serviços, incentivando aluguéis e financiamentos residenciais.

Empreendimento da Direcional em Duque de Caxias (RJ)

Com diferenciais na estrutura e grande concentração de habitantes, Duque de Caxias é uma das melhores regiões metropolitanas cariocas. 

Se deseja realizar o sonho da casa própria nessa cidade incrível, a Direcional vai lançar, em breve, o empreendimento perfeito para você. Ele está a 250 metros da Rodovia Washington Luís e a cerca de oito minutos do Caxias Shopping, do Carrefour e de um polo gastronômico. 

Guarita Nova Caxias Fun Direcional 80 1 É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade!
Imagem da Guarita do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional

Também traz áreas de lazer de qualidade, como espaço pet, praça de jogos, churrasqueira, playground, piscina infantil, miniquadra, espaço fitness e muito mais — ou seja, opções para toda a família! 

praca de jogos Nova Caxias Fun Direcional 80 É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade!
Imagem da Praça de jogos do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional
Salao de festas Nova Caxias Fun Direcional 80 É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade!
Imagem da Salão de festas do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional

Saiba mais sobre o lançamento da Direcional em Duque de Caxias e garanta o seu imóvel na planta! 

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas