É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade!

É bom morar em Duque de Caxias (RJ)? Tudo sobre a cidade! Riva Incorporadora

Está considerando morar em Duque de Caxias no RJ? Descubra se a cidade é boa e as principais informações sobre a região!

Para quem deseja morar perto da capital do Rio de Janeiro e não perder as experiências metropolitanas, vale a pena conhecer Duque de Caxias. A região tem diversas características que a tornam interessante para ser o seu próximo endereço.

Neste artigo, saiba mais sobre a cidade, veja se ela é boa para se morar e os diferenciais que oferece para os seus habitantes!

Por que a cidade recebeu o nome de Duque de Caxias?

Duque de Caxias é um município localizado no estado do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense. Ela é a terceira cidade mais populosa do estado (depois da capital e de São Gonçalo). 

O nome é uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias — ou “O Pacificador”. Ele nasceu na região em 1803.

Ao norte, Duque de Caxias faz fronteira com Petrópolis e Miguel Pereira; ao sul, com a cidade do Rio de Janeiro; a leste, com a Baía de Guanabara e Magé; e com São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu a oeste. 

O clima é quente e tropical, mas os distritos de Imbariê e Xerém têm uma temperatura mais amena devido às áreas verdes e à proximidade com a Serra dos Órgãos. 

O Rio Meriti separa Duque de Caxias da capital, já o Rio Iguaçu marca a fronteira com Nova Iguaçu. Enquanto isso, os rios Sarapuí e Saracuruna dividem os distritos. 

É bom morar em Duque de Caxias (RJ)?

Duque de Caxias é um dos principais municípios do Rio de Janeiro. Hoje, tem mais de 800 mil habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita se aproxima de R$ 51.000,00, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A seguir, confira algumas das vantagens que a cidade oferece! 

Indústria e comércio em Duque de Caxias

Duque de Caxias teve um bom crescimento econômico nos últimos anos, mesmo durante a pandemia da covid-19. Estima-se que 54,4% do PIB da cidade tenha origem em serviços. Com isso, ocupa o 19º lugar no ranking dos maiores PIBs do Brasil — e o terceiro maior do estado. 

As atividades econômicas que se destacam positivamente em Duque de Caxias são:

  • Serviços de limpeza;
  • Comércio atacadista de alimentos e bebidas;
  • Setor de construção, especialmente em obras de infraestrutura. 

Todos os dados acima estão disponíveis no site da Prefeitura de Duque de Caxias. 

A região também abriga uma das maiores refinarias da Petrobras, a Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), responsável pelo processamento de gás natural no Brasil. 

Além disso, a cidade tem o maior parque industrial do estado, com setores como:

  • Químico;
  • Petroquímico;
  • Metalúrgico;
  • Gás;
  • Plástico;
  • Mobiliário;
  • Têxtil;
  • Vestuário.

Empresas como Globo, Carrefour, Shell e Petrobras atuam na região, além de nomes como:

  • Braskem;
  • White Martins;
  • Indústria Brasileira de Filmes (IBF);
  • Transportes Carvalhão;
  • BRF Brasil Foods (Sadia e Perdigão);
  • Via (Casas Bahia e Ponto);
  • Coca-Cola;
  • Magazine Luiza.

O destaque vai para o polo gás-químico, impulsionado pela presença da REDUC, e para a Usina Termelétrica a gás natural Governador Leonel Brizola, projetada para ser a maior da América do Sul.

Transporte em Duque de Caxias

O transporte em Duque de Caxias é diversificado, proporcionando mais alternativas para os habitantes se locomoverem.

Para acessar a cidade, é possível aproveitar uma posição privilegiada, interligada pelas principais rodovias brasileiras: Washington Luiz (BR-040), Arco Metropolitano do Rio de Janeiro (BR-493) e Presidente Dutra (BR-116).

Também oferece conexões com o Aeroporto Tom Jobim e está a apenas 17 km de distância do Centro da cidade do Rio de Janeiro. Internamente, conta com ônibus e metrô para aumentar a mobilidade urbana na região metropolitana.

Educação em Duque de Caxias 

Em Duque de Caxias, há diversas instituições de ensino — 179 escolas municipais, 2 escolas federais, 88 escolas estaduais e 128 escolas particulares, com taxa de alfabetização de 95%, segundo informações do site oficial da Prefeitura.  

No ensino superior, destacam-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com cursos avançados de nanotecnologia, biotecnologia e biofísica, assim como a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, que oferece graduação em pedagogia, matemática e geografia.

A Universidade do Grande Rio também atrai pessoas que moram no interior, sendo a maior instituição de ensino da cidade. Outras instituições, como a Universidade Estácio de Sá e a Faculdade de Duque de Caxias, chamam a atenção pela variedade de cursos. 

Lazer em Duque de Caxias

Quem deseja diferentes alternativas de lazer e entretenimento tem grandes chances de gostar de Duque de Caxias.

A cidade tem diversos locais históricos, como o Centro Cultural Oscar Niemeyer, composto pela Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola e pelo Teatro Municipal Raul Cortez. 

Há também Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro, reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, e a Câmara Municipal de Duque de Caxias, que abriga o Instituto Histórico e o Teatro Procópio Ferreira.

Além disso, a vida noturna traz alternativas de entretenimento no centro da cidade, como bares e restaurantes.

Quais são os melhores bairros para se morar em Duque de Caxias?

Existem diversas regiões que se destacam em Duque de Caxias, como, por exemplo, a Vila Ouro Preto, com investimentos em habitação, segurança e educação, além de outras localidades próximas, como:

  • Gramacho;
  • Saracuruna;
  • Jardim Primavera;
  • Sarapuí;
  • Xerém.

Esses são alguns dos bairros considerados agradáveis para se morar em Duque de Caxias, com opções variadas de infraestrutura, comércio e serviços, incentivando aluguéis e financiamentos residenciais.

Empreendimento da Direcional em Duque de Caxias (RJ)

Com diferenciais na estrutura e grande concentração de habitantes, Duque de Caxias é uma das melhores regiões metropolitanas cariocas. 

Se deseja realizar o sonho da casa própria nessa cidade incrível, a Direcional vai lançar, em breve, o empreendimento perfeito para você. Ele está a 250 metros da Rodovia Washington Luís e a cerca de oito minutos do Caxias Shopping, do Carrefour e de um polo gastronômico. 

Guarita do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.
Guarita do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.

Também traz áreas de lazer de qualidade, como espaço pet, praça de jogos, churrasqueira, playground, piscina infantil, miniquadra, espaço fitness e muito mais — ou seja, opções para toda a família! 

Praça de jogos do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.
Praça de jogos do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.
Salão de festas do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.
Salão de festas do Nova Caxias Fun, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre o lançamento da Direcional em Duque de Caxias e garanta o seu imóvel na planta! 

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas