Nova Iguaçu: conheça a região e benefícios para seus moradores

Nova Iguaçu: conheça a região e benefícios para seus moradores Riva Incorporadora

A cidade de Nova Iguaçu é um importante polo econômico fluminense que oferece muita qualidade de vida, cultura, lazer e ótimos empreendimentos residenciais. Confira mais detalhes sobre todos esses atrativos neste post!

A região da Baixada Fluminense, próxima à capital do Rio de Janeiro, apresenta constante potencial de crescimento. Por isso, Nova Iguaçu, entre outros municípios da região, destaca-se como uma das principais economias do país

Então, a estrutura local é composta por uma rede de serviços completa, que gera importantes fontes de renda. 

Além disso, a cidade é conhecida pela boa qualidade de vida. Afinal, além de um IDH de 0,713, mesmo com uma população estimada de 825.388 pessoas, a escolarização de 6 a 14 anos chega a uma marca excelente de 96,2%.

Também vale ressaltar que a saúde de Nova Iguaçu conta com a 4ª melhor infraestrutura do Rio de Janeiro, com uma ampla gama de estabelecimentos médicos e ocupa a 34ª posição em todo o Brasil.

Curiosidades sobre a história da cidade

Nova Iguaçu teve uma história de desmembramentos que impactou o seu tamanho e economia. Por isso, a cidade hoje em dia não é tão grande quanto já foi em épocas passadas. 

Isso porque, em 1943, Duque de Caxias se tornou independente, seguido por Nilópolis em 1947 e São João de Meriti em 1947. No entanto, as maiores mudanças ocorreram no início dos anos 90, quando outras regiões se emanciparam.

Então, para se ter uma ideia, em 1989, a população local teve um pico de 1.700.000 habitantes, sendo a sexta maior do Brasil naquele momento.

Mas mesmo com as emancipações, Nova Iguaçu mantém uma posição importante na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Plano Estratégico de 1999, por exemplo, ajudou a identificar problemas e soluções para a cidade. Já ações como a reforma do centro comercial e a criação de um polo logístico atraem novos investimentos e empregos, fazendo da cidade um importante centro industrial.

Como é morar em Nova Iguaçu? Confira bons motivos para escolher a região

Nova Iguaçu é a maior cidade da Baixada Fluminense, com uma área geográfica extensa (521,3 km²) e aproximadamente 823 mil habitantes.

Antigamente, ela era conhecida como cidade-dormitório, pois muitos trabalhadores trabalhavam na capital e voltavam para dormir, pelo custo de vida mais atrativo.

Mas, hoje em dia, Nova Iguaçu está em desenvolvimento constante, graças aos investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança. 

Sendo assim, conheça os principais pontos que fazem cada vez mais moradores e investidores se interessarem pela região!

Boa infraestrutura

Além da qualidade de vida proporcionada pelos ótimos níveis de educação e saúde que já citamos ao longo deste texto, Nova Iguaçu é uma cidade com uma infraestrutura moderna e crescente.

Um dos exemplos é o fato de o município ter construído o 2º maior terminal rodoviário do estado do Rio de Janeiro, com uma estrutura capaz de atender de maneira muito eficiente a demanda dos usuários do transporte público. 

Além disso, a cidade tem o maior índice de tratamento de esgoto da região, demonstrando o compromisso com a melhora da qualidade de vida dos moradores e com o meio ambiente.

Infraestrutura com ônibus em Nova Iguaçu.

O desenvolvimento do local

A criação do primeiro espaço público de inovação do Estado do Rio de Janeiro, o Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI Nova Iguaçu), demonstra o esforço envolvido na busca pela inovação e pelo fomento do gosto pela ciência nos jovens da cidade.

Isso porque o projeto oferece diversos cursos relacionados à área da tecnologia, como Programação de Games, Web Design, Criação de Aplicativos e muitos outros. 

Além disso, o Espaço do Empreendedor oferece treinamentos, palestras e orientações sobre gestão empresarial, o que contribui para o fortalecimento e crescimento dos negócios locais. 

A iniciativa também oferece uma ampla gama de informações sobre linhas de crédito, incentivos fiscais e programas de apoio ao empreendedorismo.

Portanto, isso se torna um grande incentivo para os pequenos empresários e uma prova da preocupação da prefeitura em estimular o crescimento econômico da cidade.

Meio ambiente

A SEMADETUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo) de Nova Iguaçu é responsável por muitos projetos de preservação ambiental.

Então, um ótimo exemplo é o plantio de 300 mil mudas na cidade como parte do projeto “Florestas do Amanhã”. O objetivo é reflorestar 150 hectares de mata verde em uma homenagem ao aniversário da cidade (15 de janeiro).

Cultura e lazer

Muitas vezes, Nova Iguaçu não está nos roteiros de viagem de quem visita o Rio de Janeiro. Contudo, a cidade tem muito a oferecer em relação à cultura e lazer.

Sendo assim, quem curte ecoturismo, por exemplo, ficará feliz em saber que a Mata Atlântica cobre 35% da cidade, incluindo muitas áreas de preservação ecológica. 

É o caso da Reserva Biológica Federal do Tinguá, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Por outro lado, aqueles que gostam de noites animadas podem aproveitar diversos bares e restaurantes para beber, petiscar e experimentar ótimas refeições.

Comprar apartamento em Nova Iguaçu RJ? Conheça essa oportunidade!

empreendimento Direcional em Nova Iguaçu.
Fachada do empreendimento Conquista Parque Iguaçu da Direcional.

Além de uma série de opções de lazer e passeios culturais e ecológicos, Nova Iguaçu também oferece ótimas oportunidades de moradia de qualidade. 

Um bom exemplo é o Conquista Parque Iguaçu, um empreendimento Direcional projetado especialmente para você proporcionar a vida que sempre sonhou para sua família.

Isso porque você pode escolher entre unidades de 1 ou 2 quartos com gardens e lazer completo, incluindo diferenciais como:

  • Piscina adulto com deck molhado;
  • Piscina infantil;
  • Salão de festas com varanda;
  • Churrasqueiras;
  • Redário;
  • Mini Quadra;
  • Playground;
  • Praça de jogos;
  • Espaço fitness;
  • Espaço pet;
  • Bicicletário.

Além disso, você estará perto de tudo que precisa: são apenas 3 minutos do Supermercado, 8 minutos do Vianense, 10 minutos da Via Dutra, e menos de meia hora de uma rede de serviços completa, incluindo a UNIG, o Shopping Nova Iguaçu e o centro.

Portanto, fale com um de nossos consultores, aproveite a chance de sair definitivamente do aluguel e viva com a segurança oferecida por um condomínio fechado e a praticidade de morar em uma localização privilegiada.

E para continuar conferindo as melhores opções do mercado, acompanhe o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas