Saiba como montar um chá revelação simples com ótimas dicas!

Saiba como montar um chá revelação simples com ótimas dicas! Riva Incorporadora

Preparar um chá revelação simples é uma ótima ideia para quem não quer extrapolar os gastos, mas faz questão de viver todas as etapas da gravidez com emoção. Por isso, saiba como realizar um evento como esse!

Alguns pais não conseguem segurar a ansiedade de saber logo qual será o sexo do bebê que estão esperando. Por outro lado, algumas pessoas preferem fazer um chá revelação simples para transformar esse momento em algo ainda mais especial.

Contudo, como em todo evento ou reunião entre familiares e amigos, é possível se empolgar e acabar gastando mais do que o orçamento permite.

Por isso, preparamos este conteúdo com as melhores dicas para você organizar um encontro intimista e, mesmo assim, muito emocionante. 

Continue a leitura e comece a se planejar!

É possível fazer um chá revelação simples e sem gastar muito?

Ter um neném é uma etapa da vida que envolve muitas emoções. Contudo, também é um momento de ter responsabilidade financeira para que seja possível curtir ao máximo essa nova fase.

Porém, isso não impede que você viva todas as fases dessa jornada, incluindo festas e comemorações. Por isso, você pode e deve organizar um chá revelação simples.

Afinal, o verdadeiro motivo desse encontro não é ostentar locais e decorações luxuosas. Na verdade, a finalidade é acabar com o mistério sobre o sexo do bebê. Até porque, todos ficam extremamente ansiosos com a chegada do novo integrante da família.

Então, você deve focar em proporcionar bons momentos com quem estiver presente. E para isso, não há nada melhor do que um evento intimista.

Chá de revelação simples - pessoas reunidas e felizes em um chá revelação simples com a casa decorada com balões.

Como fazer um chá revelação simples?

Fazer um chá revelação simples não é tão complicado como você imagina. O primeiro passo pode ser se desprender da pressão que algumas pessoas sentem de ter que fazer sempre algo grandioso e impressionante.

Afinal, todos sabem que a chegada de um bebê impacta a vida dos pais de diversas formas diferentes. Além disso, com bom gosto, é possível economizar com espaço, comida e decoração, mantendo o encanto desse momento tão esperado.

Portanto, confira um passo a passo para você fazer um chá revelação simples!

Escolha uma pessoa de confiança para guardar o segredo

Primeiramente, é importante lembrar que o sexo do bebê também será uma surpresa para os pais. Por isso, o planejamento de um chá revelação simples começa com a escolha de alguém de confiança para guardar esse segredo.

Nesse caso, não há regras para a escolha. Contudo, é importante que seja uma pessoa que esteja disposta a ajudar na organização do evento. Afinal, ela será a única a saber de tudo.

Portanto, geralmente os pais optam por um dos tios do neném, avós, madrinha, padrinho ou uma grande amizade do casal.

Além disso, não se esqueça de avisar o obstetra sobre os planos para que nenhuma pista seja dada durante o pré-natal.

Sendo assim, existem duas formas de descobrir o sexo do bebê:

  • Ultrassom: é possível identificar o sexo apenas após a 16ª semana de gestação. Neste caso, quem for guardar o segredo deve estar presente na consulta e combinar os detalhes com o médico.
  • Sexagem fetal: descobre-se o sexo antes mesmo da 16ª semana, por meio de um exame de sangue. Assim, apenas a pessoa escolhida terá acesso ao exame.

Então, tudo vai depender da ansiedade da família. A vantagem de descobrir o sexo com um exame de sexagem fetal é que vocês terão mais tempo para preparar o evento.

Você pode fazer o evento na sua casa

Um dos principais gastos com festas de todos os tipos é o aluguel de um espaço. Por isso, você pode optar por realizar o chá revelação na sua própria casa.

Isso porque esse é um momento bem específico durante a gravidez. Então, você não precisa convidar um número muito grande de pessoas.

Dê preferência para quem realmente está te dando apoio durante essa fase, pois sabemos que ela é especial, mas complicada ao mesmo tempo. 

Além disso, chame apenas os parentes mais próximos. Quem faz parte de famílias muito numerosas sabe que é quase impossível reuni-las totalmente em todas as celebrações.

Portanto, você pode reservar o salão de festas do prédio — que geralmente é mais em conta do que outros espaços para festas — realizar o evento no quintal da sua casa e até mesmo dentro do seu apartamento. Isso não será um problema.

Troque o buffet elaborado por um menu simples

Além dos espaços para festas, outros pontos que demandam bastante investimento são os comes e bebes. Aqui, vale a pena lembrar do real objetivo dessa reunião: celebrar mais uma fase da espera pela criança na companhia de pessoas especiais.

Por isso, não se pressione imaginando que você deve oferecer um menu altamente elaborado aos convidados. Até porque, todos estarão tão ansiosos para saber o sexo do bebê que todo o resto será detalhe.

Portanto, uma alternativa que nunca falha são os salgadinhos de festas tradicionais e alguns doces para sobremesa.

Então, algumas opções entre doces e salgados podem ser:

  • Coxinha;
  • Empadinha;
  • Pastelzinho;
  • Mini cachorro-quente;
  • Brigadeiro;
  • Beijinho;
  • Mousse de maracujá no copinho.

E para as bebidas, dê preferência para sucos, refrigerantes, água e uma opção alcoólica, como cerveja, apenas se acharem conveniente.

Faça você mesmo a decoração

Outra boa maneira de reduzir custos é organizar um chá revelação com decoração simples que os próprios pais podem fazer. Para isso, basta um pouco de dedicação, criatividade e mão na massa!

Afinal, além de economizar, algumas pessoas podem te ajudar com os preparativos. Assim, vocês entrarão ainda mais no clima do evento e a ansiedade para descobrir o segredo será ainda maior.

Portanto, veja algumas ideias de decoração para chá revelação simples:

  • Prenda alguns buquês de balões azuis e rosas nas paredes;
  • Compre forminhas azuis e rosas para os docinhos;
  • Imprima algumas frases com o tema da revelação para espalhar pelo ambiente, como “é menina ou menino?” e “qual é o seu palpite?”;
  • Forre as mesas com tecido TNT rosa e azul;
  • Faça arranjos com flores azuis e rosas, mesmo que artificiais, para as mesas dos convidados.
  • Recorte carolinas azuis e rosas em formatos de bichinhos, como ursos e passarinhos e cole nas paredes.

Chá de revelação simples - pessoas em um chá revelação simples com balões e bandeirinhas.

Pense em lembrancinhas práticas e charmosas

Todo mundo gosta de uma lembrancinha no final de um evento de criança, não é mesmo? Por isso, existem várias opções baratas, práticas e charmosas que você pode oferecer aos seus convidados, como:

  • Saquinhos de pipoca doce com corante azul e rosa;
  • Mini aromatizadores de ambientes coloridos;
  • Pão de mel embalado em tecido patchwork;
  • Chaveiros de bichinhos;
  • Caixinhas com marshmallow azul e rosa;
  • Velas perfumadas;
  • Sabonetes coloridos em formato de pé de bebê.

Faça algumas brincadeiras com os convidados antes de revelar o sexo do bebê

Mesmo quem não gosta muito de brincadeiras e dinâmicas em grupo vai entrar no clima com tanta animação para saber o sexo do bebê. Por isso, para aumentar ainda mais o suspense, você pode preparar algumas brincadeiras antes do grande momento.

Afinal, até em um chá revelação simples todos podem se divertir e curtir ao máximo essa ocasião especial.

Então, para te ajudar, confira algumas ideias que vão tornar esse encontro ainda mais memorável e divertido. São brincadeiras simples e fáceis de fazer.

Comece descobrindo os palpites dos convidados

Logo no começo do evento, você pode perguntar a cada convidado qual o palpite sobre o sexo do bebê. Dessa forma, você cria um tipo de “time menina” e “time menino”.

O objetivo não é gerar uma disputa, mas é bom poder falar que você já sabia qual seria o sexo, não é verdade? Além disso, essa é uma maneira de provar que você não opinou apenas após a descoberta.

Portanto, você pode identificar os times de maneiras diferentes. Uma ideia é pregar adesivos rosas e azuis, escritos “menina” e “menino”, em cada convidado. Ou então, pode preparar um quadro negro ou branco em que cada convidado escreverá o palpite.

Quem é o bebê?

Essa é uma brincadeira muito divertida que vai fazer todo mundo lembrar que um dia já foi um bebê também. 

Sendo assim, a dinâmica consiste em cada convidado levar uma foto de quando era bem novo e depositar em uma urna.

Então, quando todos já tiverem chegado, os pais devem tirar as fotografias, uma a uma, e tentar descobrir quem é aquele bebê.

Essa é uma ótima forma de quebrar o gelo e, com certeza, será motivo para muitas gargalhadas.

Acerte o tamanho da barriga

Essa é outra ótima brincadeira para um chá revelação simples. Tudo que você vai precisar é de um rolo de barbante. Então, o objetivo é que cada convidado tente acertar exatamente qual é o tamanho da barriga da nova mamãe.

Para isso, cada pessoa deve cortar um fio de barbante do tamanho que acredita ser a medida exata. Em seguida, deve passar o barbante em volta da barriga da mãe para ver se acertou.

Quem conseguir, ou chegar mais perto, ganha e pode levar para casa algum tipo de surpresinha especial.

Dicas para o momento da revelação

Agora está na hora do grande momento: a revelação do sexo do bebê. Essa é a razão de todos estarem reunidos e ansiosos. Portanto, você deve preparar uma forma criativa de descobrir, junto com os convidados, se o novo integrante da família será menino ou menina.

Então, se lembra da pessoa escolhida para saber o segredo antes de todo mundo? É por isso que ela é tão importante. Afinal, como ela é a única que sabe, será a única capaz de preparar a dinâmica de revelação.

Logo, confira algumas ideias geniais para tornar esse momento inesquecível e emocionante!

Recheio do bolo

Uma ideia clássica e fácil para revelar o sexo do bebê é encomendando ou fazendo um bolo com o recheio colorido. Azul se for menino e rosa se for menina.

Então, é fundamental que a cobertura do bolo não dê nenhuma dica e deve ser, preferencialmente, branca ou em tons neutros como o amarelo.

Além disso, os papais devem cortar o primeiro pedaço juntos, para que descubram a novidade ao mesmo tempo.

Essa opção, além de não ser complicada, é ótima para um chá revelação simples, pois você aproveita para servir o bolo em seguida.

Balões com gás hélio

Essa é uma outra alternativa que não envolve grandes preparativos. Além disso, causa um efeito visual marcante e chamativo, bem no clima de festa.

Portanto, a pessoa escolhida para saber o sexo do bebê antes de todo mundo deve comprar balões azuis ou rosa e enchê-los com gás hélio.

Em seguida, deve colocar todos os balões dentro de uma caixa bem grande de papelão ou qualquer outro material. Aproveite para decorar a caixa com frases temáticas do evento.

Assim, no momento da revelação, os pais abrirão a caixa e os balões sairão voando pelo ambiente. A cor dirá a resposta para o grande segredo.

Chá de revelação simples - amigos comemorando com balões em um chá revelação.

Pinhata com confetes

Essa é uma brincadeira tradicional mexicana que pode ser adaptada para o seu evento. Na versão original, crianças ou aniversariantes acertam a pinhata suspensa até que ela se quebre e espalhe doces por todo o lugar.

Contudo, em um chá revelação simples, ao invés de doces, a pinhata terá confetes coloridos que dirão qual é o sexo do bebê.

Também não é necessário bater até quebrá-la. É possível elaborar um sistema com um fio que, quando puxado, desfaz a estrutura e acaba com o mistério.

Balão com confetes

Essa sugestão segue exatamente a mesma ideia da pinhata, mas pode ser um pouco mais fácil de executar. 

Então, a pessoa escolhida para saber o segredo com antecedência e preparar essa surpresa deve encomendar um balão em uma casa especializada. Assim, o balão chegará pronto e preenchido com confetes na cor do sexo do bebê.

Portanto, no grande momento, os pais estouram o balão com um alfinete e todos ficam finalmente sabendo se será um menino ou uma menina.

Com todas as dicas você sabe como criar um bom evento

Como você pôde ver, é totalmente possível fazer um chá revelação simples. Isso porque a verdadeira essência do encontro não é organizar um evento grandioso e chique, mas viver o grande momento de descoberta do sexo do bebê com pessoas que você ama.

Portanto, mesmo se você estiver pensando em comprar um imóvel para receber o novo integrante da família, saiba que não precisa comprometer o seu planejamento financeiro celebrando esse momento.

E para não perder outros posts como esse, continue no Blog da Direcional!

CTA Do nosso canteiro Direcional para o seu canto 2 1 Saiba como montar um chá revelação simples com ótimas dicas!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas