Cozinha americana pequena: como decorar e aproveitar esse espaço?

Cozinha americana pequena: como decorar e aproveitar esse espaço? Riva Incorporadora

Entenda como o espaço que torna a cozinha interativa com outro cômodo pode deixar o seu imóvel mais atraente!

Seja na construção ou na reforma da casa e do apartamento, a cozinha é um dos espaços que merece uma atenção a mais. Afinal de contas, para a maioria das pessoas, esse é o espaço da casa no qual são vivenciadas diversas experiências, tanto atividades culinárias quanto reuniões com família e amigos.

No entanto, é comum encontrar cozinhas cada vez menores, que necessitam de um bom planejamento para proporcionar o conforto esperado, assim como organização e funcionalidade. Nesse caso, uma ótima alternativa são as cozinhas americanas.

Esse modelo consiste na integração da cozinha a outros espaços, geralmente a sala de estar ou de jantar, que ocorre por meio de um balcão ou de uma ilha onde normalmente são realizadas as refeições diárias.

Neste post, apresentaremos algumas dicas sobre como decorar e aproveitar o espaço da cozinha americana pequena. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Vantagens da cozinha americana pequena

De modo geral, em apartamentos pequenos, a tendência é optar por cozinhas americanas. Afinal, o que os moradores mais procuram é um espaço que seja, ao mesmo tempo aconchegante e também adaptado ao que precisam. Ou seja dinâmico, confortável e funcional.

Por isso, esse formato dá a sensação amplitude nos ambientes internos da casa, o que reforça a otimização do espaço e o conforto dos moradores. Sua principal característica é a integração, ou seja, em vez de ficar separada com portas e paredes, a cozinha passa a integrar uma área social da casa.

Esteticamente, essa estrutura deixa o design da cozinha mais contemporâneo e harmonioso, bem como promove a interação dos moradores, já que a pessoa que está cozinhando ou fazendo uma refeição pode conversar livremente com quem está na sala, por exemplo.

Desse modo, podemos dizer que a cozinha americana é a junção de dois fatores básicos que todos desejam: funcionalidade e elegância. Isso sem considerar que ela é uma escolha excelente para cozinhas de qualquer tamanho, pequenas ou mais espaçosas.

Sendo assim, por ser uma alternativa dinâmica e que permite o uso de vários elementos criativos, a cozinha americana precisa ser planejada devidamente e decorada para que os moradores possam aproveitar cada parte do espaço de maneira prática e confortável.

Como aproveitar esse espaço

Na hora de montar a cozinha americana, é interessante considerar algumas dicas para aproveitar melhor o espaço e decorar o ambiente de acordo com as suas necessidades. A seguir, separamos truques simples de organização que podem ajudar você. Confira!

Escolha bem as cores

A escolha das cores no planejamento é a tarefa ideal para criar uma harmonia visual. Uma dica clássica é utilizar cores claras em ambientes pequenos. Isso faz com que o espaço se torne visualmente mais amplo, favorecendo a decoração da cozinha.

Em contraponto, os tons de cinza e preto junto à parede, apesar de reduzirem o espaço, deixam a cozinha americana mais moderna. É possível optar também por cores mais vibrantes, sobretudo em peças de decoração para trazer destaque.

Aproveite o balcão

O balcão, sem dúvida, é a principal característica de uma cozinha americana. Ele otimiza o espaço e funciona como um limite entre a área social e a cozinha, sendo a peça-chave que faz a separação do ambiente e ainda pode ser aproveitado para refeições rápidas ou para o preparo de alimentos.

A variação no tamanho e o formato são pontos relevantes dessa estrutura, pois as bancadas estreitas podem ser utilizadas como espaço para refeições rápidas, enquanto as mais largas facilitam outras atividades do dia a dia.

 Aposte na iluminação

A iluminação deve estar muito bem-distribuída para evitar pontos de sombras nos cantos da cozinha. Para isso, você pode apostar em luminárias de teto com ponto fixo, posicionadas acima da bancada ou da mesa.

O ideal é aproveitar a luz natural da casa, que, geralmente, vem da sala, pois costuma ser um cômodo mais servido nesse aspecto. Trazer essa iluminação para a cozinha, deixa o ambiente mais amplo e também auxilia na economia de energia.

Invista em móveis funcionais

As cozinhas americanas com móveis planejados, por exemplo, são alternativas responsáveis por otimizar os ambientes, porque tudo é realizado conforme a necessidade do morador, para aproveitar cada espaço do ambiente da melhor forma. Além disso, eletrodomésticos e utensílios ficam interessantes quando são colocados à mostra. No entanto, é importante tomar cuidado para não poluir a cozinha visualmente.

Optar por móveis funcionais é essencial para não prejudicar a circulação de pessoas. Dessa forma, há melhor funcionalidade para atender a rotina dos moradores e facilitar a limpeza, além de valorizar muito mais a casa.

Uma questão importante para a cozinha americana é o uso de uma coifa ou depurador. Esse item é extremamente útil para que o restante do cômodo não armazene cheiro forte como de frituras, gorduras e fumaça.

Dicas de decoração para cozinha americana pequena

Possivelmente, depois de ler os tópicos anteriores, você pode pensar que decorar uma cozinha americana pequena é um grande desafio. Afinal, existem muitos detalhes que fazem toda diferença.

Como dito, para garantir a integração harmônica dos espaços, é necessário investir em itens padronizados, principalmente para ter ideia de como será o arranjo do local para determinar o que precisará adaptar. Em locais menores, o mais recomendado é aproveitar os cantos das paredes da melhor forma possível, em razão disso os balcões em L são destaque na decoração.

Para contribuir com a funcionalidade do ambiente, os revestimentos devem ser feitos de azulejos ou outro tipo de material que não absorva umidade e sujeira, sobretudo que sejam fáceis de lavar, porque a área acumula gordura frequentemente.

Outra dica válida é padronizar o piso do apartamento, ou seja, usar o mesmo item na cozinha e no ambiente conjugado, com o objetivo de aumentar a sensação de espaço e dar fluidez aos ambientes. No mais, em cozinhas pequenas, dê preferência por cores claras, utilize uma bancada vazada, use armários embutidos e garanta um projeto de iluminação integrado.

Com todas essas dicas é possível deixar a decoração da sua cozinha americana pequena, estilosa e atrativa, além de manter o conforto do ambiente e aproveitar bem todo o espaço disponível.

E aí, gostou do nosso post? Está interessado em saber como otimizar o espaço do seu apartamento pequeno? Leia agora mesmo o nosso artigo e fique por dentro do assunto!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas