Conheça mais sobre a horta comunitária, seus benefícios e como criar a sua

Conheça mais sobre a horta comunitária, seus benefícios e como criar a sua Riva Incorporadora

Se você pensa em comprar um imóvel em um local que proporcione qualidade de vida, escolher aquele que possua uma horta comunitária pode ser o ideal.

Esse espaço de plantação ajuda a integrar os vizinhos em um projeto que leva aprendizado e alimento de qualidade para todos.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Por isso, a Direcional escreveu este artigo, para explicar como funciona essa plantação e quais os benefícios que ela oferece.

Boa leitura!

O que é horta comunitária? 

Horta comunitária é um espaço coletivo no qual se pode produzir alimentos por meio do trabalho voluntário de pessoas que vivem em determinado local ou região.

Em alguns casos, ela ajuda a solucionar problemas ambientais e sanitários, ocupando terrenos abandonados, por exemplo. Com isso, a horta comunitária costuma dar vida à área em que ocorre o plantio, de modo a proporcionar mais bem-estar à comunidade em geral.

Também podemos dizer que, já há algum tempo, esse tipo de plantação vem sendo utilizado em condomínios como forma de aproximar os moradores e levar qualidade de vida.

Isso porque a horta contribui para desenvolver hábitos de vida mais saudáveis, por meio do plantio e consumo de alimentos livres de agrotóxicos.

Dessa forma, eles ajudam a aumentar a imunidade do organismo, bem como a prevenir a subnutrição e a combater doenças. Além de todos esses benefícios, a horta comunitária pode estimular a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, aproximando natureza e comunidade.

horta comunitária (2)

Entenda como a horta comunitária funciona na prática

Há diferentes formas de funcionamento das hortas comunitárias, pois depende de alguns fatores como tamanho, localização e as pessoas envolvidas.

Porém, seja qual for o método usado para a prática desse plantio, vários requisitos devem ser levados em consideração. Confira abaixo.

  • Os voluntários e a comunidade devem compartilhar a colheita;
  • Jamais deve ser usado qualquer componente químico ou veneno;
  • É preciso realizar atividades gratuitas para que a sociedade tenha acesso à educação ambiental;
  • A gestão da horta, em sua totalidade, precisa ocorrer de modo colaborativo e inclusivo;
  • A agroecologia e a permacultura devem servir de fundamento para o cultivo, como forma de garantir o respeito com a natureza.

A partir desses princípios, as pessoas envolvidas podem chegar a um consenso sobre como o cultivo deve funcionar.

Por exemplo, todos os participantes podem atuar em todas as funções, ou cada um pode ter sua tarefa específica. Também é possível definir as regras para a partilha dos produtos.

Se quiser saber como implantar uma horta urbana no local em que você mora, leia o tópico a seguir.

Como criar horta comunitária?

A partir de agora, vamos apresentar alguns passos importantes para a realização de uma horta comunitária.

Por isso, preste atenção aos itens a seguir e aprenda a criar um espaço para a plantação de produtos naturais e saudáveis.

Pesquise e se planeje sobre o assunto

Para implementar uma horta comunitária, é importante pesquisar sobre todos os aspectos que envolvem essa forma de plantação.

Uma ideia é procurar exemplos de projetos semelhantes, bem como visitar hortas comunitárias na sua cidade.

Dessa forma, você conseguirá aprender alguns processos, para que comece de maneira mais organizada.

Mantenha pessoas engajadas com o projeto

O ideal é que os moradores locais estejam envolvidos com o projeto da horta desde o início até o momento da colheita.

Assim, é fundamental que a comunidade esteja engajada. Então, apresente a ideia aos vizinhos, destacando os benefícios, para que eles se sintam motivados a participar.

Escolha o local ideal 

Há casos em que esse tipo de horta é criado em terrenos públicos que estejam vazios. Portanto, você vai precisar de uma autorização da prefeitura para realizar o projeto.

Dessa forma, pode ajudar se você pedir ajuda a alguma entidade não governamental ou a alguma associação ligada ao meio ambiente.

Assim, é possível criar uma rede de relacionamento, que pode facilitar a aprovação para que sua comunidade utilize o espaço para a plantação.

Crie uma forma de organização

A organização é fator primordial para que o trabalho na horta gere bons resultados. Por isso, você precisa estabelecer um sistema de trabalho.

Desse modo, estabeleça escalas com dias e horários, bem como com as funções de cada participante.

Além disso, é importante a existência de uma figura de liderança, para manter o controle e o bom funcionamento da plantação e para o avanço da horta.

Conforme mencionamos anteriormente, esse tipo de plantio é comum em condomínios. Sobre isso, falaremos mais a seguir.

Horta comunitária em condomínios

HORTA RESERVA SAO MATHEUS DIRECIONAL Conheça mais sobre a horta comunitária, seus benefícios e como criar a sua

Horta comunitária no empreendimento Olinda Elis (RJ), da Direcional.

Geralmente, o estilo de vida dos moradores de condomínio envolve uma rotina agitada, com pouco tempo para cada atividade.

Por isso, uma ideia que vem sendo aplicada nesses conjuntos habitacionais é a criação de hortas comunitárias.

Essa é uma maneira de levar ao prato dos moradores alimentos frescos e colhidos na hora, proporcionando mais qualidade de vida para essas pessoas.

Elas costumam ser pequenas, visto que são restritas aos moradores do local, e são uma ótima forma de integrar os vizinhos em uma atividade comunitária.

Além disso, outra vantagem da horta é levar economia para o bolso dos condôminos, que não precisarão mais comprar esse tipo de alimento no mercado.

Também podemos mencionar o fato de que ela contribui com a estética do local, pois deixa o condomínio bonito e com aspecto agradável.

Por fim, vale destacar que essa é uma excelente maneira de introduzir as crianças do local em atividades que as ensinem a cuidar do meio ambiente.

Sem dúvida, ela é ótima para ajudá-las a realizar atividades externas, saindo um pouco do apartamento ou da casa, para viver experiências em sociedade.

Espalhe a ideia da horta comunitária! 

Se você procura mais bem-estar para si e para a sua família, morar em um local com horta comunitária é a solução perfeita.

São vários os benefícios que essa prática pode oferecer, de modo a melhorar a qualidade de vida dos envolvidos.

Por isso, desenvolva um projeto e motive seus vizinhos, ou participe de algum que está sendo desenvolvido na sua comunidade.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas a esse respeito. Para conferir nossos outros conteúdos, continue no Blog da Direcional.

CTA Direcional.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas