Como é morar no bairro Barreiro em BH? Tudo sobre a região!

Como é morar no bairro Barreiro em BH? Tudo sobre a região! Riva Incorporadora

Se você está em busca de um bairro seguro, com localização privilegiada e valorizado para morar, vai adorar saber mais sobre o Barreiro em BH!

A região do Barreiro BH, em Minas Gerais, merece atenção quando o assunto é procurar um bairro para morar. Com boa localização na cidade e autossuficiência em comércios e serviços, é possível encontrar tudo o que você precisa a poucos quilômetros.

Para comprar um apartamento, uma das principais dicas é conhecer os diferenciais da região. Desse modo, é possível observar as chances de valorização do imóvel e de ter mais qualidade de vida morando no bairro.

Se o seu objetivo é encontrar um lugar para morar na capital de Minas Gerais, conhecer Barreiro, em BH, pode ser a melhor opção. Neste artigo, saiba o que esperar do bairro e por que vale a pena investir em um imóvel na região!

Como é o Barreiro em Belo Horizonte (MG)? 

Localizado na parte sudoeste de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a região do Barreiro fica a cerca de 18 quilômetros do centro da cidade. Nos arredores, estão os bairros de Buritis, Palmeiras, Betânia, Vista Alegre, além das cidades de Brumadinho, Contagem, Ibirité e  Nova Lima.

Atualmente, o bairro é conhecido pela diversidade de comércios, o que se torna um grande atrativo para empreendimentos residenciais. Não é por acaso que cada vez mais pessoas têm interesse em conhecer a região e adquirir um apartamento no Barreiro em BH.

Esse famoso local de Belo Horizonte surgiu no ano de 1855, a partir da Fazenda Barreiro, do coronel Damazo da Costa Pacheco. Anos depois, o território foi vendido para o major Cândido José dos Santos Brochado, que apoiava o regime do escravismo e, por conta disso, criou conflitos com abolicionistas e escravizados até os seus últimos dias. Após isso, a fazenda foi vendida para outros proprietários, em sua maioria, imigrantes.

Por ter um ótimo potencial hídrico, a Fazenda Barreiro chamou a atenção de Aarão Reis, um engenheiro que tinha como objetivo construir uma nova capital. A partir de suas iniciativas visionárias, a região passou a receber uma linha férrea e deu início ao processo de urbanização.

Com uma área de mais de 50 quilômetros quadrados de extensão, ao longo do tempo os moradores passaram a ocupar o espaço e estimular o desenvolvimento local. Na década de 1940, houve a inauguração da primeira indústria de grande porte do estado, a Companhia Siderúrgica Mannesmann, promovendo ainda mais o crescimento da região.

Quantos bairros tem a região do Barreiro em BH?

Apesar de ser popularmente chamada de bairro Barreiro, a região conta com diferentes vilas e bairros. Ao todo, são 300 mil habitantes presentes apenas em torno dos 53,6 quilômetros quadrados de extensão da área, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte.

Com um bom desenvolvimento comercial, a região do Barreiro é considerada uma cidade independente dentro de Belo Horizonte, semelhante a Betim. Ao todo, são 54 bairros e 18 vilas presentes no território, sendo possível encontrar praticamente tudo o que é necessário para o dia a dia das famílias, com uma boa qualidade de vida.

Entre os principais bairros e vilas do Barreiro em BH, é possível mencionar:

  • Araguaia;
  • Barreiro de Baixo;
  • Barreiro de Cima;
  • Cardoso;
  • Durval de Barros;
  • Itaipu;
  • Jatobá;
  • Olhos D’água;
  • Santa Helena;
  • Vila Santa Rita;
  • Washington Pires.

Como é morar no Barreiro em Belo Horizonte?

Se a dúvida é onde morar em Belo Horizonte, o Barreiro oferece uma boa solução. Afinal, conta com atrativos para todos os gostos e necessidades. Saiba mais sobre como é viver na região!

Transporte no Barreiro

Com uma variedade de linhas de ônibus que passam na região, como as 1730, 3055, 3787 e 2730, é fácil se locomover pela cidade de transporte público. Vale destacar também que no Barreiro estão presentes a Estação de Integração Diamante e a Estação do Barreiro.

Além disso, a região se conecta com vários outros bairros da cidade e municípios do estado, principalmente com o Anel Rodoviário. Desse modo, oferece ainda mais mobilidade para andar de carro, ônibus e transportes por aplicativo.

Comércio na região do Barreiro 

O Barreiro conta com o ViaShopping, um dos principais centros comerciais dos bairros, além de opções de comércios dos mais variados tipos. Desde espaços para lazer e compras até instituições de ensino e academias podem ser encontrados no local. 

Vale destacar ainda que os hospitais Dr. Célio de Castro, Júlia Kubitschek, Eduardo de Menezes e Santa Rita fazem parte da região. 

Educação no Barreiro

Barreiro também oferece diferentes opções para educação, com instituições públicas e privadas, como:

  • SESI Barreiro;
  • Colégio São Paulo da Cruz;
  • Colégio Santanna;
  • Escola Estadual Rodrigues Campos;
  • Colégio Santa Rita de Cássia;
  • Escola Municipal Antônio Aleixo, entre outras.

Para o Ensino Superior, há também os campus das instituições Unicesumar, União de Negócios e Administração (UNA), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Centro Universitário Unihorizontes.

Educação no bairro Boa Viagem

O bairro Boa Viagem, nos entornos do Barreiro, também conta com instituições públicas e privadas de qualidade, da educação básica até a superior, como:

  • Escola Estadual Afonso Pena;
  • Núcleo de Atividades Especiais Reeducativas e Atendimento (Naera);
  • Instituto Estadual de Educação de Minas Gerais.

Lazer no Barreiro

As opções de lazer no Barreiro também são bastante variadas. O terceiro maior parque de regiões urbanas do país, por exemplo, está localizado na região, conhecido como Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Para quem gosta de passar um tempo ao ar livre, esse é um excelente espaço, além dos parques Padre Alfredo Sabeta, Vida e Esperança do Tiro e Carlos de Faria Tavares.

Na região também está localizado o ViaShopping, como mencionado, com diversos espaços de lazer e entretenimento e uma unidade do Cineart. Ao longo do Barreiro também é possível encontrar galerias de arte, praças, restaurantes, bares e demais opções para se divertir.

Empreendimentos da Direcional no Barreiro, em Belo Horizonte (MG)

Com tantos diferenciais no Barreiro BH, nada melhor do que realizar um investimento imobiliário em empreendimentos na vizinhança. A Direcional possui dois grandes projetos na região, e essa é a sua oportunidade de comprar à vista ou conquistar o seu apartamento financiado em BH.

More no Gran Época Olinto Meirelles, empreendimento da Direcional no Barreiro

Com localização privilegiada e diversas opções de lazer, como piscina, salão de festas e academia para praticar atividades físicas e ter momentos relaxantes com a família. O condomínio fechado da Direcional possui plantas de 43m² e de 63m², 2 quartos, com opção de suíte.

Perspectiva da área de lazer do Gran Época Olinto Meirelles, empreendimento da Direcional no Barreiro
Perspectiva da área de lazer do Gran Época Olinto Meirelles, empreendimento da Direcional no Barreiro

Conheça mais sobre o empreendimento da Direcional e garanta o seu imóvel com condições especiais de lançamento.

Conheça também o Reserva dos Ipês

Apartamentos de 2 quartos com ou sem suíte e acabamento diferenciado, com piso laminado de madeira nos quartos e sala. Além disso, o condomínio conta com salão de festas, espaço fitness, bicicletário, pergolado e playground.

Perspectiva da área de  churrasqueira do empreendimento Reserva dos Ipês da Direcional
Perspectiva da área de churrasqueira do empreendimento Reserva dos Ipês da Direcional

Gostou da ideia? Então, conheça mais sobre o empreendimento da Direcional. É só acessar a página do Reserva dos Ipês.

Se você tem o sonho de comprar apartamento na planta e quer morar em uma boa localização na capital de Minas Gerais, vale a pena aproveitar a oportunidade. Assim, é possível desfrutar de todos os benefícios de um bairro do Barreiro, em BH, e ter muito mais qualidade de vida em uma região metropolitana.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas