Como é morar em Maracanaú, o maior centro industrial do Ceará

Como é morar em Maracanaú, o maior centro industrial do Ceará Riva Incorporadora

Quer morar em uma cidade em crescimento, mas, ao mesmo tempo, quer fugir das capitais? Conheça detalhes sobre Maracanaú, no Ceará!

Se você deseja morar em uma cidade desenvolvida e, ao mesmo tempo, não quer viver na capital, o município de Maracanaú, Ceará, pode surpreender. A 25 km de Fortaleza, essa é uma cidade que atrai cada vez mais os olhares.

Conhecida por ser uma região com um bom custo de vida, Maracanaú conta com um desenvolvimento crescente, tanto do ponto de vista econômico quanto na qualidade de vida dos habitantes. Por esse motivo, o município, atualmente, conta com investimentos em empreendimentos residenciais para atrair ainda mais moradores.

Quer saber como é a experiência de morar em Maracanaú? Acompanhe este artigo e conheça um pouco mais da cidade!

Conheça Maracanaú (CE)

Localizada no Nordeste Brasileiro, Maracanaú é uma cidade do Ceará (CE), que fica perto da capital do estado, Fortaleza. Antigamente conhecida por Vila do Santo Antônio do Pitaguary, foi rebatizada em 1890, como uma homenagem à união das palavras marakanã (maracanã) e ‘y (rio), do idioma tupi. 

Atualmente, é representante do maior centro industrial cearense e está em constante desenvolvimento. Um exemplo do reconhecimento do município é o achado do relatório da fDi Magazine, chamado American Cities of the Future 2017/2018. Segundo o estudo, Maracanaú é a quinta no ranking “Cost Effectiveness” para investimentos financeiros entre as cidades pequenas, junto de Sobral, também do Ceará.

A qualidade de vida de diversos bairros se assemelha às mais procuradas regiões de Fortaleza, como Passaré. Além disso, com uma população estimada em 234.392 habitantes, Maracanaú tem o segundo maior PIB per capita do estado do Ceará, atingindo o valor de R$ 43.116,46, no ano de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qual é a principal atividade econômica de Maracanaú?

Os investimentos de Maracanaú se destacam, principalmente, no que diz respeito à indústria. Inclusive, em 2022, o município ficou em segundo lugar na classificação de cidades do Ceará com mais exportações. Ao todo, foram US$ 124,2 milhões levados para o exterior.

Setores como os de artigos têxteis, alimentos, defensivos agrícolas, materiais elétricos para veículos e medicamentos se destacam no município. Além disso, a localização estratégica, a facilidade de acesso e a mão de obra qualificada são os principais diferenciais da cidade, atraindo grandes investimentos de empresas e indústrias.

Por exemplo, Maracanaú está a menos de 60 km do Complexo do Pecém e a um pouco mais de 12 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, além de ficar a 25 km do Porto do Mucuripe. Desse modo, é possível receber e enviar materiais em menos tempo e com menores custos.

O município também fica próximo ao Anel Viário (BR-020). Esse é um trecho cearense que faz a ligação das principais vias de acesso à Região Metropolitana do estado, inclusive Fortaleza.

Quanto à mão de obra, os investimentos da cidade em educação permitem a qualificação de profissionais para as mais variadas áreas. Em Maracanaú, existem instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), destacando-se na formação de especialistas de diversos setores.

É bom morar em Maracanaú (CE)?

A cidade de Maracanaú (CE) conta com diversas vantagens para quem busca morar em um lugar mais tranquilo, porém, com ótimas perspectivas de crescimento. As oportunidades em diferentes setores industriais auxiliam na empregabilidade e nas melhorias da infraestrutura da região.

A seguir, conheça mais detalhes sobre como é morar em Maracanaú (CE) e saiba se essa cidade combina com você!

Transporte na região 

Como Maracanaú fica perto de Fortaleza, com trajetos que duram menos de 1 hora para serem concluídos, o município permite se locomover facilmente para as cidades vizinhas. O Anel Viário (BR-020) e as vias de acesso BR-222, CE-060, BR-116, CE-065 e CE-040 são as principais responsáveis pela fácil mobilidade urbana.

Existem também diversas vantagens para andar pelo município. Os investimentos nas ruas e avenidas da cidade favorecem a locomoção, assim como o transporte público, com as 8 linhas de ônibus, estações de metrô e a linha ferroviária, que ajudam a circular por toda a região.

Infraestrutura e educação na cidade

Os investimentos em infraestrutura também chamam atenção para a qualidade e a variedade das instituições de saúde na região. Na cidade de Maracanaú, é possível encontrar o Hospital Municipal João Elísio de Holanda, Hospital de Maracanaú, Hospital Ana Lima, Hospital Campos Elísios e diversos outros espaços de atendimento à saúde e ao bem-estar.

Quando o assunto é educação, o município também não decepciona. Dentre as instituições de ensino básico em Maracanaú, destacam-se:

  • Colégio Neide Tinoco;
  • Colégio 12 de Outubro;
  • Colégio Raimundo Nonato Vieira;
  • Colégio Militar Tenente Mário Lima;
  • EMEIEF Genciano Guerreiro de Brito;
  • EMEF Prof. José Maria de Barros Pinho;
  • EEEP Maria Carmem Vieira Moreira;
  • e muitas outras.

Já no Ensino Superior, é possível encontrar a Uniasselvi, Uninassau, Unifael, Unicesumar e várias outras universidades privadas. Além disso, o já mencionado IFCE é uma instituição que atrai diversos estudantes da região.

Lazer em Maracanaú

Um dos grandes destaques de lazer do município é o São João de Maracanaú, uma grande festa que ocorre todo mês de junho. Em março, existe a Festa do Padroeiro, que integra a programação de eventos culturais na cidade.

O Cave Park também é um lugar procurado pelos moradores da região para se divertir e, principalmente, se refrescar nos dias de calor. Junto a esse complexo turístico, é possível conhecer o Parque Joinville para caminhadas, piqueniques e momentos ao ar livre.

Maracanaú também entrega diversas opções de passeios noturnos. O restaurante Piccoli Sapori e o The Doors são estabelecimentos que atraem pessoas dos mais variados gostos para descontrair no fim do dia.

Saiba mais sobre o Viva Vida Parque, empreendimento da Direcional em Maracanaú

Com tantos atrativos para o público, o município de Maracanaú se mostra um excelente lugar para comprar um apartamento. Por esse motivo, a Direcional está com o Viva Vida Parque.

Ou seja, essa é uma oportunidade incrível para fazer um financiamento imobiliário e conquistar um imóvel em uma região repleta de atrativos. Afinal, o novo condomínio conta com diversas vantagens, como:

  • proximidade com faculdades, supermercados e demais estabelecimentos;
  • opções completas de lazer;
  • espaço fitness;
  • segurança de condomínio fechado.
Salão de Festa Externo do Viva Vida Parque, empreendimento da Direcional em Maracanaú
Salão de Festa Externo do Viva Vida Parque, empreendimento da Direcional em Maracanaú

Como visto, Maracanaú oferece uma boa experiência de moradia e qualidade de vida. O melhor de tudo é que você tem ainda mais oportunidades de comprar um apartamento na planta ou em construção em uma das cidades mais importantes do Ceará!

Quer saber como conquistar o seu próximo imóvel? Conheça o Viva Vida Parque e se surpreenda com mais um empreendimento Direcional!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas