O que fazer em Campinas (SP)? Confira os atrativos da cidade!

O que fazer em Campinas (SP)? Confira os atrativos da cidade! Riva Incorporadora

Descubra as melhores alternativas sobre o que fazer em Campinas, conheça os pontos turísticos e saiba como funcionam os principais atrativos da cidade.

Saber o que fazer em Campinas é o primeiro passo para considerar a cidade como seu novo destino ou endereço. Com diversas atrações culturais, naturais e de lazer, a região se destaca pela inovação e proximidade com a capital paulista.

Além disso, procura se modernizar e oferecer atrativos que divirtam os habitantes e turistas, mas sem perder sua essência, com pontos turísticos tradicionais e novas propostas de entretenimento.

Conheça mais sobre a cidade e descubra o que fazer em Campinas caso decida visitar ou quem sabe morar por lá!

Qual é a história de Campinas?

A história de Campinas começou no século XVII, como um bairro da Vila de Jundiaí que se destacou pelos cafezais e cresceu na economia.

No local, era necessário abrir uma trilha para a região das minas dos Goiases. Por isso, criou-se um pouso chamado “Campinas do Mato Grosso”, se referindo aos campos abertos e matagais que tinha ao redor.

Em 1767, existiam apenas 185 pessoas morando no local. Neste mesmo período, uma nova dinâmica política, social e econômica se consolidou, impulsionando o crescimento da população. Essa expansão resultou no aumento das áreas de plantação, transformando o pouso em uma cidade efetiva.

Com isso, mais trabalhadores migraram para plantar café e açúcar, expandindo a área urbana. Quando ocorreu a crise do café em 1930, Campinas não deixou sua economia cafeeira se abater.

Para isso, começou a investir nas novas indústrias e propostas de desenvolvimento urbano. Dessa forma, se transformou em um centro de referência e polo econômico da região.

Nos anos de 1970 e 1980, registrou um novo salto populacional, especialmente impulsionado pela criação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das mais concorridas do país.

Atualmente, se destaca pelos avanços comerciais e pelos aeroportos, ainda funcionando como conexão para outros lugares de São Paulo e do Brasil.

Em 2022, segundo o IBGE, o número de habitantes da cidade era de aproximadamente 1,13 milhão.

campinas sp1 1 O que fazer em Campinas (SP)? Confira os atrativos da cidade!
Piscina do Solaris Condomínio Parque, empreendimento da Direcional em Campinas

O que fazer em Campinas? 

Para quem deseja conhecer a cidade, mas não sabe o que fazer em Campinas, vale a pena conferir algumas atividades turísticas e locais atrativos na área. 

Principais passeios e pontos turísticos

Como um município que surgiu para interligar outras cidades paulistas, uma das principais atividades em Campinas são seus passeios culturais.

A viagem de Maria Fumaça e conhecer a Torre do Castelo estão no itinerário de quem deseja ser turista ou morar na região.

Além disso, também traz a popular Feira Hippie, com dezenas de participantes e produtos artesanais.

No centro da cidade, a Catedral Metropolitana impressiona pela arquitetura e elementos históricos da igreja.

Enquanto isso, para quem deseja aproveitar os pratos e culinária local, o Mercado Municipal traz feiras, exposições e restaurantes com comidas paulistas.

Natureza em Campinas

Para quem busca o que fazer em Campinas e aproveitar a natureza, existem alguns pontos de destaque no local.

A Lagoa do Taquaral faz parte do Parque Portugal, um dos maiores da região, com disponibilidade para passeios e apreciação do lago.

O Parque das Águas também traz um circuito com diversas fontes e rios interligados, além de pontes para caminhada e outros exercícios físicos.

No centro da cidade, o Bosque dos Jequitibás impressiona pelas árvores e vida florestal preservada. Ainda, traz trilhas e guias que explicam mais sobre a flora nativa.

Na natureza, outra recomendação sobre o que fazer em Campinas é conhecer a Pedreira do Chapadão, ou Praça Ulysses Guimarães, que impressiona pelo paredão de pedras e espaços para caminhar. Ele é cercado por lagoas, tornando a vista ainda mais surpreendente.

O Parque Ecológico de Campinas passou por reformas, sendo reaberto em 2023, com maior segurança para os turistas. Os espaços de caminhada e esportes são maiores, além dos campos abertos para piqueniques, por exemplo.

campinas sp2 1 O que fazer em Campinas (SP)? Confira os atrativos da cidade!
Praça de jogos do Reserva Amoreiras, empreendimento da Direcional em Campinas

O que fazer em Campinas à noite? 

Enquanto isso, para apreciadores da vida noturna, existem diversas recomendações sobre o que fazer em Campinas à noite. A cidade é conhecida por reunir estabelecimentos jovens, que atraem não apenas os habitantes e pessoas que mudaram de cidade, mas também turistas.

É o caso do Jimmy Rocker, com shows e temática voltada para os anos 1990. Além disso, o espaço é amplo e acomoda centenas de visitantes todas as noites.

O mesmo acontece com o Bar do Carioca, centro de reunião universitária. O estabelecimento é significativamente grande, recebendo pessoas em toda a extensão da quadra.

Ainda, para quem busca uma alternativa mais formal, o SeoRosa reúne atrações musicais e dispõe de um local diferenciado para jantares, com mezanino e mesas ao ar livre.

O Bar do Cação é um local jovem para aproveitar a vida noturna, conhecido pelos aperitivos e descontração. Também atua como ponto de encontro e referência na cidade.

Outras recomendações sobre o que fazer em Campinas à noite incluem o Brasuca, uma casa de forró com apresentações e dança, e o Folks, um pub sertanejo.

Assim, existem diversas opções para todos os perfis de turistas e moradores, além das tradicionais cervejarias e restaurantes.

Como é a vida em Campinas, SP?

A vida em Campinas une a tranquilidade do interior com as modernidades da capital. Localizada de forma estratégica, a cidade se destaca por suas conexões e oportunidades.

Além da universidade estadual, que movimenta a economia e recebe milhares de estudantes todos os anos, a cidade também conta com aeroporto e diversas alternativas de acomodação.

E para morar com tranquilidade, vale a pena conhecer os empreendimentos da Direcional na região. O condomínio Solaris Condomínio Parque e o Reserva Amoreiras, conta com varanda, acabamento diferenciado, segurança 24 horas e área de lazer completa para toda a família, incluindo piscina, playground, academia e salão de festas.

Redario Amoreiras Direcional
Redario do Amoreiras da Direcional.
Quadra de areia Solaris Direcional 9
Quadra de areia do Solaris da Direcional.

Conheça as opções na planta e as alternativas de pagamento facilitadas que podemos oferecer!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas