Quantos BTUs por m²? Tire todas as dúvidas sobre a potência do ar-condicionado

Quantos BTUs por m²? Tire todas as dúvidas sobre a potência do ar-condicionado Riva Incorporadora

Ao escolher um ar-condicionado, é comum surgirem dúvidas a respeito da potência ideal do equipamento. Nesse caso, o principal questionamento é quantos BTUs por m².

Para te ajudar a descobrir as respostas para essa dúvida, a Direcional preparou este conteúdo, no qual você vai aprender a fazer o cálculo da potência do ar-condicionado.

Além disso, vamos explicar o que são BTUs e por que é importante considerá-los antes de instalar o equipamento em seu ambiente.

Também comentaremos sobre os aspectos que influenciam na potência do ar-condicionado, para que você faça as contas do jeito certo.

Depois desta leitura, você vai saber qual o melhor ar-condicionado para o seu caso. Por isso, acompanhe este conteúdo até o final.

O que é BTUs no aparelho de ar-condicionado?

A sigla BTU significa British Thermal Unit, que, em tradução livre, quer dizer Unidade Térmica Britânica.

De modo mais prático, é possível dizer que essa sigla representa uma unidade de medida da potência de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado.

Com isso, essas informações nos permitem entender que a potência do ar-condicionado é maior conforme o aumento do número de BTUs.

Normalmente, encontramos aparelhos de 9.000 e 12.000 BTUs. Isso significa que os últimos são mais potentes que os primeiros.

Saber quantos BTUs por m² são necessários é importante para que você entenda qual equipamento terá condições de climatizar seu ambiente de maneira adequada.

Afinal, é por meio do cálculo de BTUs que conseguimos definir qual ar-condicionado é o melhor para a nossa necessidade. Sobre isso, vamos falar melhor a seguir.

quantos btus por m2 (2)

A importância de calcular o BTU

Esse tipo de conhecimento é importante para que você compreenda qual a necessidade específica de climatização da sua casa ou do ambiente que receberá o ar-condicionado.

Isso porque, quando é feito o cálculo de quantos BTUs por m², é possível definir qual o aparelho mais adequado para o local que será climatizado.

Dessa forma, você evita gastar mais do que é necessário na compra de um ar-condicionado que talvez seja mais potente do que o seu espaço precisa.

Além disso, a escolha do aparelho com a potência certa proporciona mais conforto para o local, climatização mais rápida e distribuição da temperatura de forma adequada.

Assim, com o ar-condicionado ideal, você garante maior satisfação tanto no momento de aproveitar o conforto do ambiente climatizado, quanto na hora de fazer a higienização do aparelho.

Porém, para chegar a essa definição, é importante conhecer alguns fatores que podem influenciar na potência do ar-condicionado. 

O que pode influenciar na potência do ar-condicionado? 

Você sabia que, além de considerar o tamanho do ambiente, é necessário fazer uma análise de outros fatores que determinam qual a potência ideal do seu ar-condicionado?

A partir de agora, vamos te mostrar quais são esses fatores. Por isso, atenção à lista a seguir.

  • Cortinas e janelas:  A quantidade e o tipo de janelas que você tem no ambiente, bem como as cortinas influenciam na potência do aparelho. As janelas, porque possibilitam a entrada do calor, e as cortinas, porque diminuem o aquecimento.
  • Aparelhos eletrônicos: A quantidade desse tipo de aparelho determina o aquecimento do ambiente. Por isso, se houver muitos no local, poderá ser necessário instalar um ar-condicionado mais potente.
  • Lâmpadas: O tipo e a quantidade de lâmpadas no espaço também influencia na potência do ar-condicionado, pois alguns modelos geram mais calor. Por exemplo, as incandescentes são mais quentes em comparação com as fluorescentes.
  • Região do Brasil: Como o nosso país apresenta grandes diferenças de temperatura de acordo com a região, o mesmo ar-condicionado terá desempenho diferente, dependendo do estado em que for usado. Por isso, quanto mais calor fizer em sua cidade, mais potente terá que ser o equipamento.

Sendo assim, repare que há vários critérios a considerar antes de definir quantos BTUs por m². A seguir, confira como fazer essa definição.

Quantos BTUs por m²? 

Para chegar à conclusão de qual a potência necessária para o ambiente, basta fazer a soma de 600 para cada metro quadrado.

Por exemplo, em um ambiente de 3 m², basta você somar 600+600+600. Além disso, adicione 600 para cada pessoa que ocupará o espaço.

Ainda de acordo com os fatores que influenciam na potência do ar-condicionado, some 600 para cada item eletrônico que estiver no local, bem como para cada janela.

Dessa forma, você conseguirá definir a quantidade de BTUs ideal para o ambiente. Para facilitar esse cálculo, preparamos uma tabela com o número de BTUs ideal para cada m².

Quantos BTUs por m²-tabela

Cálculo de potência de ar-condicionado: saiba como fazer

Agora que você já sabe que basta acrescentar 600 para cada metro quadrado e cada pessoa, objeto eletrônico ou janelas que estejam no ambiente, vamos fazer o cálculo na prática.

Portanto, considere um ambiente de 15 m², que será ocupado por duas pessoas, tem 4 equipamentos eletrônicos e uma janela para a rua.

Com isso, a fórmula para definir a quantidade de BTUs do ar-condicionado será:

(15 x 600) + (2 x 600) + (4 x 600) + (1 x 600)

9.000 + 1.200 + 2.400 + 600 = 13.200

Com isso, perceba que o ar-condicionado para um ambiente como o descrito no exemplo precisa ter potência superior a 13.200 BTUs.

Porém, caso o ambiente fique exposto à incidência direta do sol, considere somar mais 800 ao resultado obtido anteriormente.

Dessa forma, o aparelho deveria ter capacidade maior que 14.000 BTUs para garantir um processo de climatização eficiente.

Agora ficou mais fácil comprar seu ar-condicionado

Então, achou fácil fazer o cálculo para descobrir quantos BTUs por m²? Agora, faça as contas e descubra qual a potência ideal para a sua necessidade.

Logo, você saberá como determinar o ar-condicionado mais adequado para oferecer conforto para a sua família.

Portanto, se você comprar um imóvel, considere todos os fatores que influenciam na potência do equipamento para fazer o cálculo corretamente.

Esperamos ter ajudado. Se quiser conferir nossos outros conteúdos, continue no Blog da Direcional.

CTA Direcional.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas