Ideias sustentáveis: saiba como aplicar em seu condomínio e dia a dia

Ideias sustentáveis: saiba como aplicar em seu condomínio e dia a dia Riva Incorporadora

Pensar em ideias sustentáveis para um condomínio vai muito além da preocupação com o meio ambiente ou melhor qualidade de vida no dia a dia. Isso porque, assim como em outras esferas da sociedade, elas costumam ser práticas que oferecem economia.

Além disso, em um momento onde a discussão na sociedade gira em torno de reduzir gastos e não gerar escassez de recursos para as futuras gerações, é uma alternativa eficaz e simples para se aplicar até mesmo em sua residência.

Por isso, se você pensa em comprar um imóvel e quer aliar a redução de despesas com práticas de sustentabilidade, a Direcional preparou um artigo exclusivo para te orientar. Confira conosco e boa leitura!

Como ser mais sustentável?

De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), em todo o Brasil, são mais de 200 mil condomínios e 68 milhões de pessoas vivendo neles. 

Ou seja, pensar em ideias sustentáveis quando se mora em apartamentos é envolver todos que estão ao seu redor.

Por isso, a sustentabilidade já se tornou, inclusive, uma das principais tendências do mercado imobiliário.

E engana-se quem pensa que ideias sustentáveis exigem muito tempo para execução ou mais recursos. Por exemplo, elas podem acontecer em pequenas ações dentro de casa, como:

  • Reduzir o tempo de banho;
  • Adquirir eletrodomésticos com o selo Procel, que indicam menor consumo de energia;
  • Uso de sacolas retornáveis na ida ao supermercado ou feira;
  • Reaproveitamento da água da máquina de lavar para limpar o chão;
  • Opção por lâmpadas de LED e maior aproveitamento da luz natural, dentre outros.

A importância da sustentabilidade em condomínios

Por sua vez, ideias sustentáveis em condomínios poderão gerar menor impacto ambiental e podem se relacionar aos 3 R’s da sustentabilidade. São eles:

  • Reduzir | Acontece quando todos do condomínio pensam no consumo e criam práticas de compra apenas a partir da necessidade;
  • Reutilizar |  Está presente no reuso da água para regar hortas, limpar pisos, por exemplo. E também na doação ou troca de itens ou equipamentos que ainda podem ser úteis para outra pessoa, ao invés de uma nova compra ou descarte;
  • Reciclar | Se relaciona com a separação do lixo de acordo com sua natureza, permitindo o reaproveitamento, por exemplo, de plástico, metal e papel para a fabricação de itens novos (a prática ainda resulta em pequenos ganhos diários).

Ideias sustentáveis para condomínio

Na prática, apostar em ideias sustentáveis oferecerá benefícios a curto e longo prazo. Por isso, vale a pena investir no engajamento dos vizinhos e em uma interação dentro do condomínio que resulte até mesmo em uma maior participação de todos.

Afinal, a construção civil e o mercado imobiliário como um todo têm sido muito impactados pelas mudanças exigidas pela modernidade. Essas transformações vão além das características superficiais dos imóveis e demandam novos níveis de consciência coletiva.

Sendo assim, os empreendimentos não são mais construídos apenas para os moradores, mas para a cidade, para a sociedade e para o planeta de maneira geral. O Grupo Direcional, por exemplo, adota práticas sustentáveis em seus empreendimentos.

Veja a seguir o que pode ser feito para gerar economia coletiva dentro do seu condomínio.

Instalação de painéis solares

Estudos indicam que investir em energia solar pode produzir entre 50% e 95% de economia na conta de luz por mais de 25 anos. Isso porque o uso do sistema solar fotovoltaico é capaz de aproveitar uma fonte de luz natural para o aquecimento da água em casa.

Como uma das melhores ideias sustentáveis para condomínios residenciais, a prática pode ser aplicada de forma conjunta, reduzindo inclusive os custos com instalação e manutenção.

Controle de emissão de poluentes

O uso de tecnologias capazes de ajudar na redução de gases poluentes é essencial para garantir o cuidado com o meio ambiente e a qualidade do ar em determinada região.

O Grupo Direcional utiliza ferramentas capazes de contabilizar todos os dados de emissões nas construções e monitorar o consumo de energia. Dessa forma, torna-se possível implementar medidas de redução de poluentes atmosféricos.

Horta comunitária

Já pensou em produzir seu próprio alimento, livre de agrotóxicos e fertilizantes nocivos? Pois isso é possível quando há espaço dedicado dentro de um condomínio.

A alternativa para aqueles que não possuem tempo para cuidar da horta, é organizar um pequeno mutirão onde cada um, de modo alternado, fica responsável pelos cuidados com as hortaliças. 

Além de garantir a qualidade da alimentação, é uma opção que pode até mesmo reduzir o estresse do dia a dia. 

A Direcional apoia a criação de hortas comunitárias em seus empreendimentos, como é o caso do Olinda Elis, no Rio de Janeiro.

Horta comunitária no empreendimento Olinda Elis (RJ), da Direcional.

Coleta seletiva de lixo e reciclagem

Ter locais de armazenamento separados para cada tipo de lixo é essencial para condomínios, uma vez que são várias moradias que realizam o descarte diariamente. 

Contudo, essa é uma das práticas sustentáveis que podem gerar economia rápido. Isso porque é possível entrar em contato com empresas que compram materiais recicláveis.

E claro, ter uma economia para todos os moradores, por exemplo, abatendo o lucro obtido no valor do condomínio. 

A reciclagem também é uma prática que a Direcional incentiva em seus empreendimentos.

Iluminação com LED e sensores

Os sensores acionam a energia apenas quando há uma pessoa no ambiente. Por isso, são a melhor escolha para corredores e espaços dentro de um condomínio que são de responsabilidade coletiva. 

Além disso, o uso de lâmpadas econômicas pode reduzir os gastos com iluminação em até 90%. A Direcional realiza a instalação de lâmpadas de LED em suas áreas comuns.

Sustentabilidade na construção civil

O cuidado com o meio ambiente deve ser pensado até mesmo no momento de construção de um condomínio. Afinal, todo o processo construtivo pode gerar uma série de impactos ao meio ambiente ao redor. 

É por isso que outro diferencial da Direcional está em nosso processo de construção das propriedades. 

Por meio de tecnologias importadas, somos capazes de erguer um prédio em poucos dias, aumentando a eficiência dos projetos e reduzindo os impactos ambientais.

Um ótimo exemplo desse tipo de empreendimento é o Pátio Central Cambuci, que conta com uma praça com mais de 8 mil m² de área verde, ciclovia integrada, coleta seletiva, rede de drenagem e loteamento com fiação subterrânea.

É possível ter um convívio sustentável em condomínios

Sim, é possível investir em ideias sustentáveis dentro de condomínios e, de modo contínuo, a medida será benéfica tanto para moradores quanto para a administração do empreendimento.

Por isso, graças aos esforços para aumentar os níveis de sustentabilidade no mercado imobiliário, o Grupo Direcional ficou em primeiro lugar no ranking INTEC Brasil das 100 melhores construtoras dos anos de 2021 e 2022.

Além disso, temos publicado relatórios de sustentabilidade para gerenciar efetivamente as emissões de gases de efeito estufa.

Também vale ressaltar a instituição de um comitê de sustentabilidade formado por um grupo multidisciplinar de 21 pessoas de áreas diferentes e participação do conselheiro, Carlos Arruda, e do CEO da Direcional, Ricardo Gontijo.

E agora que você compreendeu melhor a importância do assunto, te convidamos a conhecer os melhores apartamentos do mercado e sair de vez do aluguel. Já entregamos mais de 180 mil unidades em mais de 40 anos de mercado e temos as melhores opções para você!

Se gostou deste artigo, continue no Blog da Direcional e confira nossos outros conteúdos.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas