6 dicas para você sair do aluguel

6 dicas para você sair do aluguel Riva Incorporadora

Ter um lugar para chamar de seu e nunca mais se preocupar em pagar o aluguel é o sonho de muitos brasileiros. Saiba como se preparar para adquirir um imóvel!

Em alguns momentos da vida, morar de aluguel é a melhor alternativa, seja devido ao trabalho ou à situação econômica. No entanto, com o passar do tempo, essa opção pode se tornar muito onerosa, especialmente para as pessoas que sonham em ter a casa própria.

Financiar um imóvel, sem dúvida, é um investimento seguro e que garante diversos benefícios futuros. A boa notícia é que fugir do aluguel e conquistar a casa própria é, sim, um objetivo viável. Porém, é necessário considerar alguns aspectos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você saiba quais as melhores estratégias para sair do aluguel, destacando qual o passo a passo para se organizar e financiar um imóvel. Boa leitura!

Por que sair do aluguel?

A preocupação de assumir uma dívida prolongada com uma instituição financeira e a ideia equivocada de que o investimento pode não compensar, constantemente, faz com que muitas pessoas fiquem presas ao aluguel.

No entanto, seja pela economia que isso representa nas finanças, seja para realizar o sonho de ter a casa própria, sair do aluguel é a alternativa mais prudente atualmente. Afinal, adquirir um imóvel proporciona mais estabilidade para você e sua família, além de ser um ótimo investimento.

Além da obtenção de um patrimônio e da segurança de estar em um lugar que é seu, comprar um apartamento traz conforto, liberdade e a oportunidade de melhorar de qualidade de vida em vários fatores. Pode não ser fácil no início, mas, a longo prazo, são evidentes as vantagens de conquistar uma casa própria. Com o tempo, todas as renúncias darão lugar a tão almejada segurança.

Como se preparar para financiar um imóvel?

Depois de conhecer as vantagens de sair do aluguel, é hora de saber como se preparar para realizar o sonho da casa própria. A seguir, listaremos o passo a passo para se organizar e financiar um imóvel. Confira!

Faça um bom planejamento financeiro

Sem dúvida, o planejamento financeiro deve ser o primeiro critério para sair do aluguel, antes mesmo de você iniciar a busca pelo imóvel que pretende comprar. Essa medida é fundamental para ter uma visão mais clara dos seus gastos, cortar dívidas, conhecer onde pode economizar e, até mesmo, qual o percentual da sua renda poderá se comprometer com o imóvel.

Portanto, avalie o seu orçamento e planeje-se financeiramente. Coloque em uma planilha todas as suas contas, tanto as fixas quanto as variáveis. Dessa forma, você pode conhecer a sua renda e suas despesas, assim como o quanto pode reservar para a compra da sua casa.

Pesquise imóveis

Pesquisar o imóvel adequado é uma das etapas mais importantes. Não se esqueça de que, nessa fase, você deve definir qual o local pretende morar e o valor que realmente cabe no seu bolso. Em seguida, pense em suas reais necessidades quanto ao tamanho do imóvel e à localização. Escolher um bom local normalmente vale a pena pela comodidade e, se em algum momento quiser alugar, será mais fácil pedir um preço justo.

Procure alternativas, conheça a futura vizinhança, compare preços e esteja atento às condições da residência. Além disso, pesquise a fundo sobre a construtora que cuida do imóvel. Isso te dará mais segurança para concluir essa fase da sua vida. Todos esses fatores são fundamentais para evitar problemas futuros.

Busque outras fontes de renda

Uma alternativa eficaz para aumentar sua renda nesse período é buscar uma fonte de renda extra. Existem diversas atividades que podem ser realizadas nas horas vagas e geram uma renda extra no fim do mês.

Para quem cozinha bem, por exemplo, é possível investir nas vendas de bolos ou doces. Ou você pode aproveitar as oportunidades que a internet oferece, por meio de trabalhos freelancers, traduções ou desenvolvimento de websites. Sem dúvida, essa dedicação vale a pena, porque todo o dinheiro empregado possibilitará finalmente sair do aluguel e ter a segurança de uma casa própria.

Evite gastos supérfluos

Economizar é a principal estratégia para conquistar qualquer objetivo. Porém, ao realizar o seu planejamento financeiro, é importante que você identifique o que são gastos essenciais e quais são supérfluos. Certas despesas podem ser cortadas do seu orçamento para que os recursos sejam direcionados a algo mais concreto. Portanto, se você gosta de gastar com roupas e restaurante, por exemplo, é uma boa hora de repensar essas despesas.

Comece a investir

Depois de organizar suas finanças e equalizar todas as suas dívidas, chegou o momento de investir seu dinheiro. Para poupar uma quantia boa, o ideal é guardar cerca de 30% dos ganhos todos os meses. Porém, você não pode simplesmente colocar o dinheiro na gaveta, certo? Sendo assim, realize investimentos rentáveis e seguros para multiplicar esse montante.

A poupança nem sempre é a melhor opção, uma vez que o rendimento é menor. Nesse caso, é válido pesquisar outras formas de investimento, como o consórcio, por exemplo. Lembre-se que o importante é encontrar a melhor condição que se adéqua ao seu bolso, a fim de poupar uma parte do valor do imóvel para dar uma entrada no processo de compra.

Considere o financiamento

É comum encontrar pessoas que sonham em sair do aluguel, mas consideram que isso apenas é possível economizando por anos para juntar uma quantia para pagar à vista. Contudo, as inovações do mercado imobiliário têm facilitado a aquisição de imóveis por meio das diversas opções de financiamento.

Geralmente, as empresas do segmento fazem algumas exigências para disponibilizar esse serviço, como comprovação de renda e pagamentos de taxas, além de exigir o nome limpo daqueles que pretendem financiar. No entanto, apesar dos requisitos, vale a pena saber como funciona o tipo de financiamento oferecido.

O ponto positivo é que o gasto mensal com aluguel pode ser transferido para o pagamento da parcela do imóvel próprio. Dessa forma, esse dinheiro será revertido em patrimônio.

Quais as vantagens de ter um imóvel próprio?

Quebrar uma parede, reformar o banheiro ou investir em móveis planejados são opções inviáveis para alguém que mora de aluguel. Diante disso, é evidente que adquirir um imóvel próprio proporciona diversas vantagens.

Além da liberdade de decorar e fazer melhorias, essa opção é a maneira mais segura de investir o seu dinheiro em um patrimônio, assim você também pode dar fim à preocupação com os reajustes do aluguel e às burocracias do aluguel.

Portanto, comprar um apartamento e sair do aluguel é mais do que apenas realizar o sonho da casa própria. Trata-se de adquirir um patrimônio que trará segurança, realização pessoal, liberdade e uma futura fonte de renda.

Lembre-se que o sonho de sair do aluguel e adquirir uma casa própria pode estar mais próximo de ser realizado do que você imagina. Por isso, seja disciplinado, mantenha o foco e siga todas as dicas que apresentamos aqui, dessa forma, você perceberá que existem muitas possibilidades para concretizar o seu desejo!

Quer organizar suas finanças para sair do aluguel? Então, clique aqui e baixe agora a nossa planilha e descubra quanto você deve economizar para realizar o seu objetivo!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas