Cozinha com papel de parede: saiba como aproveitar essa dica de decoração

Cozinha com papel de parede: saiba como aproveitar essa dica de decoração Riva Incorporadora

Busca ideias para papel de parede em cozinha e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas abaixo e deixe seu espaço com as opções mais incríveis!

Decorar a cozinha com papel de parede é uma alternativa simples e eficaz para deixar um dos lugares mais importantes da casa como ele merece: bonito e aconchegante. 

Afinal, todos sabemos que cozinhar é uma forma de demonstrar amor à toda família, não é mesmo?

Mas se antes o papel de parede era um tipo de revestimento exclusivo para salas e quartos, atualmente ele ganhou versões exclusivas para cozinhas e áreas gourmets. E o motivo é sua versatilidade e diferentes opções de cores e texturas.

Por isso, se você pensa em comprar um imóvel ou dar aquele toque a mais no visual da sua cozinha, não deixe de conferir o artigo exclusivo que a Direcional preparou sobre o assunto. Confira conosco e boa leitura!

O que considerar na hora de decorar a cozinha com papel de parede? 

Decorar sua cozinha com papel de parede é um procedimento bastante fácil, mas precisa de alguns cuidados especiais antes de começar o processo.

Isso porque é preciso analisar as cores que já existem no ambiente e entender como o papel de parede irá harmonizar com o espaço. 

Para isso, considere sempre que o ambiente precisa de boa iluminação e as cores claras ou quentes são mais adequadas para isso.

Outro ponto a se considerar é que tons em vermelho e amarelo estimulam sensações de prazer, o que é bastante adequado quando pensamos em uma cozinha, não é mesmo?

Entenda o significado das cores e saiba como escolher a mais correta para cada espaço da sua casa.

Cozinha com armários cinzas e papel de parede. Imagem ilustrativa para texto cozinha com papel de parede.

Cuidados com a instalação do papel de parede em cozinhas

Para os criativos ou que gostam de apostar na diversidade, papéis de paredes florais, com mosaicos ou em tonalidades vibrantes estão em alta e ficam muito bem nestes locais.

Entretanto, escolha um determinado espaço ou parede para inserir a decoração. Isso porque é necessário atenção para não tornar a cozinha carregada de informações e deixar o ambiente pesado ou com muitas estampas.

Além disso, como a cozinha é um cômodo sujeito a calor e umidade, é preciso escolher um material que seja resistente e que facilite a limpeza, como o vinílico.

Para a instalação do papel de parede, recomenda-se o uso de mão-de-obra especializada, uma vez que ela requer conhecimento para que o resultado seja realmente impecável.

Por último, tome cuidado com o papel de parede próximo a fogões, fornos ou coifas, já que respingos de gordura, aquecimento ou sujeiras podem comprometer o material. Dê sempre preferência a opções laváveis de revestimento.

Vantagens do papel de parede vinílico na cozinha

A escolha pelo tipo vinílico para decorar a cozinha é porque ele possui uma camada de PVC que contribui para maior resistência e durabilidade. Isso porque ela impede a umidade e não deforma mesmo com temperaturas mais altas.

Contudo, é preciso ficar atento aos que possuem acabamento em veludo ou alto relevo, já que estas opções são mais adequadas para áreas secas ou de pequeno tráfego. Por exemplo, salas, quartos e escritórios.

De modo geral, o papel de parede em vinílico pode durar até 4 vezes mais que o tradicional, e suas variedades englobam a imitação de pastilhas, azulejos, formas diversas, desenhos ou frases.

Dicas essenciais para decorar a cozinha com papel de parede

Na hora de planejar a aplicação de um papel de parede na sua cozinha, é fundamental observar alguns detalhes. Por isso, trouxemos dicas que podem te ajudar, acompanhe!

Tamanho da cozinha

Cozinhas pequenas podem optar pelas listras verticais para uma sensação de que o espaço é mais alto. Por sua vez, listras horizontais dão a impressão de um lugar mais comprido.

Se sua escolha for por um papel de parede colorido, floral ou com muitos desenhos, é possível pensar em faixas de decoração ou instalá-lo na parede que tiver menos móveis ou itens.

Quantidade do papel

Compre sempre, pelo menos, 10% a mais de todo o papel de parede que precisar. Dessa forma, você tem uma reserva caso precise de ajustes ou reparos ao longo do tempo.

Para medir, use uma trena ou fita métrica e certifique-se que a aplicação terá o mínimo possível de emendas. Essa dica garante maior precisão e é importante, principalmente, para papéis de parede que possuem desenhos ou formas geométricas.

Por fim, confira o lote para evitar diferenças entre os rolos acerca dos desenhos ou das cores de sua superfície.

Cozinha com armários azuis, papel de parede e boa iluminação. Imagem ilustrativa para texto cozinha com papel de parede.

Versatilidade

A última dica para decorar a cozinha com papel de parede é pensar na versatilidade do material e ir além da aplicação nas paredes. Ou seja, por se tratar de adesivos, eles podem ser a solução para restaurar armários, portas ou bancadas.

Aliás, este tipo de revestimento é capaz de aderir até mesmo em vidros e madeira, o que permite colocá-lo em qualquer lugar que a sua criatividade imaginar. E o melhor: é possível removê-lo ou trocá-lo sempre que você quiser mudar o visual da cozinha!

Agora você está pronto para transformar a sua cozinha!

Após entender como usar papel de parede na cozinha e personalizar seu ambiente de forma encantadora e funcional, não se esqueça que algumas recomendações também valem para outros cômodos da casa.

Por serem alternativas mais baratas às pinturas ou colocação de azulejos, o papel de parede oferece soluções para quem quer dar aquele up no lar sem investir um alto valor.

Leve a sofisticação para a sua cozinha com as nossas dicas, e para ter acesso a conteúdo sobre decoração realmente incrível, confira outros artigos no Blog da Direcional.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas