Decoração de Ano Novo: confira dicas para montar do seu jeito

Decoração de Ano Novo: confira dicas para montar do seu jeito Riva Incorporadora

Estamos chegando à época de festividades de fim de ano e, com isso, é hora de pensar na decoração de Ano Novo para seu Réveillon. Por isso, reunimos várias dicas a seguir!

Balões, luzes, velas e vários outros itens decorativos são muito bem-vindos para criar um clima de festa com tudo o que o Ano Novo pede.

Afinal, esse é o momento de reunir familiares, amigos e comemorar as conquistas do ano que passou e celebrar a chegada de mais um ano cheio de possibilidades.

Por isso, se você deseja fazer uma linda festa de ano novo e quer decorar sua casa à altura, acompanhe este artigo que a Direcional escreveu.

Separamos algumas dicas para deixar sua festa ainda mais especial. Assim, leia este texto até o final.

Boa leitura!

Como fazer uma decoração de Ano Novo?

Para que sua virada de ano seja mais bonita, animada e temática, é muito importante começar a planejar sua decoração de ano novo com antecedência.

Assim, procure pensar em que adereços gostaria de usar, a forma como dispô-los no ambiente, na montagem da mesa da ceia e, principalmente, nas cores utilizadas.

Uma característica das festas de Réveillon é o glamour, que se deve às cores mais comuns da decoração de ano novo, que são o branco, o dourado e o prata.

Claro que você pode ir além das cores mais tradicionais, mas é fundamental compreender o significado delas para que, aliado à decoração, você crie um clima que atraia boas energias para o ano vindouro.

Pensando nisso, decidimos listar aqui várias cores que podem ser utilizadas na decoração de Réveillon, de modo que você avalie quais significados mais deseja que componham o ambiente da sua festa.

  • Branco: principalmente paz, mas também atrai calma e pureza;
  • Dourado: assim como o amarelo, simboliza a riqueza, material e espiritual, bem como alegria e descontração.
  • Prateado: representa a virada, a renovação. É ideal para quem deseja dar uma virada na vida.
  • Verde: simboliza esperança, perseverança, saúde e sorte;
  • Vermelho: ideal para quem deseja coragem, paixão e amor.

Assim, repare que, além das cores tradicionais, também é possível apostar em outras, cujo simbolismo é igualmente interessante para a sua virada de ano.

Desse modo, nossa dica é misturar as cores, trazendo as referências habituais do Réveillon, mas inovando com novas possibilidades para a decoração da festa.

Além disso, é possível usar enfeites DIY, reaproveitando materiais recicláveis, e até mesmo itens da decoração natalina

Enfim, possibilidades não faltam. A seguir, vamos apresentar algumas sugestões para a sua decoração de ano novo. Confira!

itens em uma festa com bebidas, enfeites e globos pratas. Imagem ilustrativa para texto decoração ano novo.

Decoração de mesa

Vamos começar pela decoração de uma parte fundamental do Réveillon, que é a mesa.

É inegável que este é um ponto de grande destaque da festa, o que faz com que nos esforcemos para caprichar na decoração.

Afinal, uma mesa bem bonita mostra aos convidados todo o esforço dos anfitriões em recebê-los bem.

Neste caso, é interessante utilizar o dourado, o prateado e o branco, ou seja, as cores mais tradicionais dessa festa. Uma mesa com essas cores nunca sai de moda.

Além disso, escolha louças bonitas e sofisticadas, talheres e taças adequados para compor o visual. Uma dica é aproveitar bolinhas de Natal para fazer um arranjo no centro da mesa.

Decoração espalhada pela parede

Outra ideia para dar um ar mais animado para a festa é apostar na decoração vertical, espalhando itens temáticos pelas paredes.

Por exemplo, você pode usar letras decorativas com frases típicas como “Feliz Ano Novo”, ou também colar imagens de fogos de artifício, taças brindando e demais símbolos da virada.

Pode ser interessante, também, apostar em fotos suas com seus amigos e parentes, as quais representam os momentos marcantes do ano.

Outra decoração para o ambiente da sua festa é o relógio. Sim, um relógio. Afinal, é ele que marca o momento exato em que viramos para o próximo ano.

Por isso, caso você não tenha, procure por um relógio bonito, quem sabe até mesmo com as cores do Réveillon, que sirva como ponto central da sua decoração de ano novo.

Decoração suspensa 

A decoração suspensa é mais uma forma de deixar a festa ainda mais bonita, visto que contribui para trazer uma sensação de imersão total ao clima da comemoração.

Uma das opções são as luminárias barbante, que você pode fazer em casa e ficam muito estilosas e elegantes.

Além disso, as letras que formam frases temáticas podem estar penduradas e combinadas com luzes. Com certeza, elas podem trazer um ar super charmoso à decoração.

Mas não terminam aí as opções. Bolas douradas e prateadas podem ficar lindas quando utilizadas suspensas pelos ambientes da sua festividade.

Se você deseja usar outro elemento, quem sabe estrelas prateadas penduradas no teto, simbolizando o céu e a infinidade de oportunidades que virão com o novo ano?

Por fim, é interessante citar outro exemplo de decoração suspensa, que são as plaquinhas com palavras positivas, como “saúde”, “prosperidade”, “paz”, dentre outras.

O que você está achando dessas sugestões? Se quiser conferir mais dicas simples para aplicar na sua festa deste ano, continue a leitura, pois falaremos sobre isso a seguir.

Decoração Ano Novo: ideias simples para aplicar 

Uma grande quantidade de pessoas acredita que é difícil fazer uma decoração de ano novo bonita sem ter muito trabalho.

No nosso dia a dia, a rotina nos faz destinar pouco tempo aos detalhes, mas a festa de Réveillon merece um pouco da nossa atenção.

Por isso, separamos algumas ideias simples de decoração, as quais você poderá aplicar na sua comemoração sem complicações.

Para saber como fazer isso, leia as dicas abaixo.

Balões e letras

Os balões são elementos decorativos muito versáteis, pois a forma de enchê-los e como disponibilizá-los pelo ambiente são totalmente livres à sua escolha.

Por exemplo, você pode encher os balões com ar, ou então com gás hélio, caso queira que eles fiquem flutuando ou que subam até o teto.

Outra possibilidade de uso dos balões é a variedade de cores e estilos disponíveis no mercado. Certamente, você vai encontrar as cores certas para a decoração da sua festa.

Ainda sobre os balões, durante o período do fim de ano, é possível encontrar opções temáticas, com frases especiais para a festividade.

balões para a virada do ano. Imagem ilustrativa para texto decoração ano novo.

Velas

As velas são elementos extremamente simbólicos da festa de virada de ano. Além de elegantes, elas carregam significados próprios de acordo com as crenças e superstições de cada pessoa para o momento de passagem de um ano para o outro.

Você pode comprar ou até mesmo produzir as velas que deseja usar em sua decoração. Isso porque, há vários tutoriais na internet que ensinam, de forma prática, a fabricá-las.

No entanto, independentemente de fazer ou comprar as velas, o fato é que, assim como os balões, elas são extremamente versáteis.

Logo, você pode colocá-las na mesa da ceia, em mesinhas de canto ou centro, nos degraus de uma escada e formando um caminho em seu jardim. Enfim, da forma como achar mais bonito.

Além do mais, você pode usar velas em arranjos, fazendo combinações com flores, folhas e fitas. Também podem ser usadas com canela, sal grosso e outros elementos simbólicos.

Luzinhas

Se engana quem pensa que as luzinhas servem apenas para a árvore de Natal. Pelo contrário, há uma enorme variedade de opções de decoração com elas.

Por exemplo, você pode criar um ambiente com luzes sobrepostas a uma cortina branca e arranjos com flores e folhas. Imagine que lindo cenário para fotos!

Vale destacar que, no mercado, é possível encontrar muitos estilos de luzinhas, como as de led brancas, amarelas, coloridas, de bolinha, em forma de gota, e várias outras opções.

Lembra da dica de usar fotos para compor a decoração de ano novo? Pois bem, utilizar luzes nesse mural dará um ar ainda mais especial ao cantinho.

Também pode ficar lindo usá-las em sua mesa. Para isso, uma dica simples é colocar as luzinhas dentro de uma garrafa de vidro. O efeito fica encantador.

Pompons e estrelas 

Pompons e estrelas são outros itens ornamentais que podem ser usados de mil e uma formas diferentes.

Com isso, para compor uma decoração suspensa, pendurar pompons dourados, brancos e prateados pode dar um charme todo especial para o ambiente.

Fica bonito, ainda, usar pequenos pompons grudados em varetas para colocá-los nos copos em que serão servidos os drinks da festa.

Em relação às estrelas, é só soltar a imaginação. Por exemplo, colá-las em velas é uma das formas de trazer um estilo mais tradicional à sua decoração.

Inclusive, elas ficam ótimas na mesa da ceia, pois são discretas, não ocupam muito espaço e, ainda, ficam muito bonitas.

Outra dica é contornar estrelas com luzinhas, de modo a conseguir iluminação para esse elemento tão simbólico das festas de fim de ano.

estrelas pendentes para decoração.

Flores em arranjos

Arranjos de flores são sempre bem-vindos, pois apostar em decoração natural traz leveza e sofisticação para o ambiente da comemoração.

Uma opção é usar na mesa da ceia, em um arranjo central ou até mesmo em enfeites menores espalhados por toda a extensão da mesa.

Você pode, ainda, juntar frascos de vidro, desses em que vêm palmito, azeitona etc, e usá-los como vasinhos para espécies delicadas, como cravos.

Sua decoração de ano novo pode ficar super bonita também se você combinar flores com plaquinhas e mensagens positivas.

No entanto, é importante lembrar que, sempre que for usar plantas, elas não podem ser compradas ou colhidas muito antes da festa.

Afinal, para ficarem lindas na decoração, elas precisam estar novas. Caso contrário, podem murchar, prejudicando o efeito esperado. 

Decoração de ano novo faça você mesmo

Se tem uma coisa legal sobre as festas de fim de ano é a possibilidade de reunir a família e curtir um momento de descontração, preparando enfeites para casa. Você concorda?

Pensando nisso, a Direcional resolveu separar algumas dicas de decoração de ano novo que você pode fazer por conta própria, se divertindo muito e gastando pouco.

Com isso, preste atenção a essas ideias e, ao terminar de ler este artigo, comece a produzir a sua decoração. Vamos lá!

Vela com glitter

Se você gosta de usar velas na decoração, que tal personalizá-las, utilizando glitter e números que representam o ano vindouro?

Para isso, você vai precisar de poucos materiais, como os mencionados acima e, além deles, cola líquida e em bastão.

O passo a passo é simples. Basta colar os números no centro de cada vela com a cola bastão. Em seguida, passe a cola líquida por toda a vela.

Depois disso, aplique o glitter e, cuidadosamente, remova os números anteriormente colados, para que a cor branca da vela destaque o algarismo.

Garrafas decoradas

As garrafas são elementos simples de conseguir e que oferecem um leque de possibilidades na sua decoração.

Por exemplo, você pode usá-las como vasos para arranjos de flores. Com isso, elas podem compor a decoração da mesa.

Além disso, fica bonito revesti-las com glitter, usando as cores típicas do Réveillon, e decorar ambientes internos. Logo, você pode fazer um processo similar ao da vela, espalhando cola e o glitter. 

Por outro lado, se você quer uma decoração externa, as garrafas podem ser usadas com luzinhas em seu interior. Ou seja, deixando o ambiente elegante e especial com uma iluminação amena.

Inove também nas refeições servidas 

Os alimentos servidos na festa também podem fazer parte da decoração de ano novo. Por isso, que tal investir nesse aspecto?

Por exemplo, é possível servir cupcakes temáticos. Para isso, uma dica é colocar pompons com palitos cravados ao bolinho, simbolizando fogos de artifício.

Ou mesmo cobri-los com números de marzipan e distribuí-los em um prato redondo, simbolizando o relógio que marcará a virada do ano.

Em relação às bebidas da festa, você pode decorar os copos com mexedores que tenham pompons ou estrelas. Certamente, ficará muito charmoso.

mesa enfeitada para ano novo.

Aproveite todas essas dicas e planeje sua decoração!

Conseguiu perceber como pode ser fácil fazer uma bela decoração de ano novo?

Essa festa tão especial, na qual agradecemos pelas conquistas e pedimos pela realização de sonhos, como comprar um imóvel, ser promovido no trabalho etc, merece ser celebrada.

E uma decoração caprichada é parte fundamental para que a comemoração seja completa.

Agora, é só soltar a imaginação e criar lindos ambientes temáticos para esperar a chegada do novo ano.

Se gostou deste artigo e quiser mais dicas para a sua casa, confira outros textos do Blog da Direcional.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas