Decoração de Natal: confira como é simples inovar e entrar no clima

Decoração de Natal: confira como é simples inovar e entrar no clima Riva Incorporadora

A decoração de Natal permite que o momento de comemorações seja aproveitado por mais tempo e com mais intensidade. Então, confira as dicas deste conteúdo e descubra como isso é possível! 

O momento de elaborar a decoração de Natal pode ser muito divertido para uns e penoso para outros. Contudo, uma coisa é fato: um ambiente preparado com carinho e atenção aos detalhes transforma essa data de um feriado comum para uma ocasião mágica.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, organizar o ambiente da sua casa de maneira especial não é tão difícil assim.

Por isso, elaboramos este guia completo com tudo o que não pode faltar nessa época do ano. Boa leitura!

Escolha um tema para a sua decoração de Natal

Se você não souber como começar a preparar a sua decoração de Natal, um bom ponto de partida é escolher um tema. Dessa forma, você poderá ter ideias que se complementam em todas as partes da casa e criará um ambiente mais harmônico.

Sendo assim, você pode iniciar escolhendo um esquema de cores. Se gostar de um estilo tradicional, pode optar pelo verde e vermelho. 

Porém, se quiser trazer um ar mais sofisticado, dê mais atenção aos tons metálicos, como prata e dourado.

A partir desses detalhes, você verá que fica muito mais fácil pensar nos demais enfeites. Para se inspirar, confira algumas ideias de temas para o seu Natal!

Inverno

É verdade que o Natal brasileiro acontece no início do verão. Contudo, o nosso imaginário a respeito dessa época do ano é muito influenciado pelos filmes americanos. Por isso, a temática de inverno é uma ótima opção de decoração.

Afinal, quando pensamos no Papai Noel, uma das imagens que vem à nossa cabeça é a do “bom velhinho” em seu trenó puxado por renas, entrando pela chaminé de casas cobertas por neve.

Por esse motivo, você pode utilizar alguns elementos como flocos de neve, árvores de Natal que simulam a presença de cristais de gelo e enfeites de meias fofas e grossas penduradas.

Papai Noel

Quando pensamos nos símbolos natalinos, além das figuras religiosas, o protagonista é, com certeza, o Papai Noel. Por isso, utilizar essa imagem como elemento principal da sua decoração de Natal funcionará muito bem.

Sendo assim, a grande vantagem dessa opção é que você encontrará infinitas alternativas de enfeites, desde o mais simples e barato até as peças mais caras. 

Se couberem no orçamento, invista em bonecos de Papai Noel que se movimentam e cantam, alimentados por pilhas ou bateria. Eles são verdadeiros sucessos entre as crianças.

E não tenha medo de exagerar. A figura do “bom velhinho” é tão carismática e possui tantas versões que, em uma data como essa, dificilmente se tornará cansativa.

Presentes

Desde crianças, a primeira coisa que pensamos quando o Natal se aproxima é nos presentes que vamos ganhar. Independentemente se serão muitos ou poucos, só os embrulhos típicos já criam uma enorme ansiedade.

Então, essa sensação fica para sempre em nossas mentes. Por isso, você pode escolher os presentes como tema para a sua decoração de Natal. 

Assim como os de Papai Noel, os enfeites de caixinhas e outras embalagens coloridas são muito fáceis de encontrar. Eles estão disponíveis em tamanhos pequenos, médios e grandes para que você possa utilizar toda a sua criatividade.

Além disso, por serem bem coloridos, trarão mais vida para os ambientes. Contudo, se você tem crianças em casa, com certeza essa ideia vai aumentar os ânimos e a pressa dos pequenos de receberem os mimos.

Muitos presentes e enfeites de decoração de natal.

Religioso

Com o fim do ano chegando, ficamos animados com as comemorações, cardápios das ceias e presentes a serem recebidos. Porém, a data é essencialmente um feriado religioso e, se isso fizer sentido para você, esse também pode ser um tema de decoração de Natal.

Um elemento ao qual se dá bastante destaque, nesses casos, tanto em residências quanto em exposições pelas cidades, é o presépio, uma referência ao nascimento de Jesus Cristo.

Outros enfeites interessantes são figuras angelicais que podem ser espalhadas por diversos pontos da casa.

Como escolher a árvore de Natal ideal?

Ao planejar a sua decoração de Natal, escolher a árvore ideal é algo que traz uma nova vida ao ambiente. Ao contrário do que muitos pensam, esse não é um elemento simplesmente decorativo, mas simboliza a paz e a esperança. 

Especialmente no inverno dos países do hemisfério norte, já que muitas plantas ficam sem folhas e a árvore natalina passa a representar o renascimento.

A tradição católica diz que ela deve estar montada do dia 30 de novembro a 6 de janeiro (Dia de Reis). Contudo, essa não é uma regra e cada um pode decidir o período que achar mais conveniente. 

Além disso, existem vários tipos de árvores de Natal disponíveis para você escolher aquela que melhor se encaixa com o seu estilo e espaço disponível. Dê uma olhada no que considerar na hora da compra!

Natural ou artificial?

No momento em que estiver procurando uma árvore para a sua decoração de Natal, tenha em mente que há dois tipos principais: a natural e a artificial. Inclusive, cada uma com suas vantagens e desvantagens. 

A árvore natural demandará todos os cuidados de uma planta convencional. Geralmente, os tipos escolhidos são ciprestes, criptomérias e tuias. Por isso, devem ser colocados em um local que receba bastante luz solar e com boa ventilação. 

Contudo, você terá a vantagem da beleza viva que ela proporciona à sua decoração, o que é um verdadeiro privilégio.

Já as árvores artificiais não exigem nenhum tipo de cuidado além do manuseio e armazenagem corretos. Os modelos mais comuns são fabricados com PVC e até fibra-ótica. 

Portanto, além da durabilidade, essa opção permite que você posicione os galhos como quiser e a troque de lugar à vontade, pois costumam ser bem leves.

O tamanho da árvore faz diferença na decoração de Natal

Para não errar na composição da sua decoração de Natal, é essencial pensar qual é o local mais adequado para você montar a sua árvore. Sendo assim, o primeiro ponto a se levar em consideração é a altura da planta.

Os modelos maiores medem cerca de 2 metros e devem ficar no chão, mas, para isso, você precisa avaliar o tamanho do pé direito do seu imóvel. Já as árvores médias, que costumam ter uma altura de 1,5 metro, podem estar no chão ou sobre um móvel firme. 

E para quem não gosta ou não quer uma árvore muito grande, existem diversas opções com menos de 1 metro, ideais para casas menores e recepções de ambientes comerciais.

Árvore de Natal pequena em sala, com a decoração de natal.

Melhor árvore de Natal para espaços pequenos

Além das opções com menos de 1,5 metro, há outra alternativa de decoração de Natal para quem está pensando em comprar um imóvel menor: as árvores de encostar. Elas são, literalmente, apenas a metade da frente da planta artificial.

Essa é uma ótima escolha para quem mora em um local apertado, mas que não tem o teto tão baixo. Afinal, posicionando a árvore colada na parede, você economiza muito espaço. Além disso, é possível fazer a decoração normalmente com os seus enfeites preferidos.

Por fim, procure modelos de árvores com galhos mais finos e menos volumosos, pois uma muito cheia preenche boa parte do espaço disponível e demanda muito mais adereços.

Como utilizar guirlanda de Natal?

A guirlanda de Natal é um ótimo enfeite para portas e paredes. Ela compõe facilmente a decoração e fica muito bonita na entrada de casas e apartamentos. Assim, é uma forma fácil de sentir o clima natalino antes mesmo de você entrar no local.

Dessa forma, é possível comprar as guirlandas clássicas — que misturam o verde a elementos vermelhos — as feitas com folhagens secas ou flores e muitos outros tipos.

Esse também é outro detalhe das composições natalinas que não são apenas estéticos, pois ela representa e atrai a sorte. 

Crie a sua decoração de Natal com os melhores arranjos

O que seria uma decoração de Natal sem belos arranjos? É possível utilizá-los por todo o imóvel e até mesmo nas escadas, para que cada detalhe faça referência a essa época do ano tão especial.

Além disso, como esse feriado só acontece uma vez por ano, muitas pessoas guardam seus arranjos com cuidado para usarem na comemoração seguinte, e não há nada de errado nisso. Afinal, sempre podemos reinventar a forma como são utilizados e adicionar novos adereços, ao invés de jogar tudo fora.

Então, confira algumas ideias que separamos para você!

Arranjos de Natal com velas

Os arranjos de Natal com velas são muito tradicionais e trazem um clima bem agradável ao ambiente. 

Para torná-los mais elaborados, você pode colocar as velas rodeadas por flores, ramos, estrelas ou bolas natalinas e posicioná-las no centro ou nas laterais da mesa.

Por outro lado, para quem gosta de um visual mais minimalista, pode-se montar os arranjos com menos elementos, com apenas algumas pinhas, por exemplo. Dessa forma, cria-se uma decoração mais charmosa e moderna.

E para uma aparência bem clássica, aposte em castiçais e alguns tipos de suporte de madeira.

velas em decoração natalina.

Arranjos de Natal com flores

As flores têm tudo a ver com uma decoração de Natal e, por isso, são ótimos adornos para os arranjos. Devido à paleta de cores típica desse feriado, os mais comuns são compostos por flores vermelhas e bastante folhagem verde. 

Contudo, não é preciso se prender a isso e você explorar as inúmeras flores existentes. As brancas, por exemplo, ornam muito bem com detalhes em dourado ou amarelo.

Dê uma olhada em algumas opções de flores muito utilizadas nessa época do ano:

  • Poinsettia, conhecida popularmente como flor de Natal;
  • Astromélias vermelhas;
  • Gérberas vermelhas;
  • Rosas vermelhas;
  • Flor mosquitinho;
  • Folhas de eucalipto;
  • Ramos de pinheiro.

Decoração de Natal: monte uma mesa especial para a ceia!

Em uma decoração de Natal, a mesa da ceia faz toda a diferença para quem gosta de pensar em cada detalhe das preparações de datas festivas. 

Até porque, as refeições não se tratam apenas de um detalhe, não é mesmo? São, na verdade, alguns dos momentos mais especiais das confraternizações.

Uma mesa bonita e bem-preparada pode, inclusive, dar a sensação de que a comida está mais gostosa. Portanto, para que você não tenha mais a impressão de que essa é uma tarefa muito complicada, vamos te passar algumas dicas práticas. Acompanhe:

  • Não tenha medo de usar as cores tradicionais do Natal. Muitas pessoas acham que precisam inovar em tudo para causarem boa impressão, mas o básico bem-feito sempre será uma ótima escolha;
  • Atente-se à quantidade de convidados para garantir que você terá utensílios para todos sem que fiquem desconfortáveis com o excesso de objetos na mesa;
  • Uma boa ideia é colocar bilhetinhos com mensagens de Natal ou mimos como bombons nos pratos. Assim, seus amigos e familiares serão surpreendidos e se sentirão ainda mais especiais;
  • Aposte em guardanapos fofos e cativantes. Algumas opções são o xadrez vermelho, estampa de poá ou com ilustrações de Papai Noel;
  • Os jogos americanos preenchem muito bem a mesa e são capazes de transformar a sua decoração;
  • Porta-guardanapos também são detalhes que fazem a diferença e podem ser comprados prontos ou decorados por você mesmo artesanalmente.

Com criatividade fica ainda mais fácil criar uma boa decoração de Natal

Como você viu, elaborar uma decoração de Natal bonita e criativa pode não ser tão difícil quanto parece. 

O segredo é seguir etapa por etapa, começando, por exemplo, com a definição de um tema. A partir daí, você vai deixando a sua imaginação trabalhar e terá ideias cada vez melhores.

A grande vantagem dessa época do ano é que existem inúmeras opções de enfeites, adornos e adereços que são capazes de atender até mesmo as pessoas mais exigentes. Basta ter um pouco de bom gosto e procurar nos lugares certos. 

Além disso, seguindo as dicas desse conteúdo, você será capaz de criar um clima natalino especial para a sua casa, diferente de todos os outros anos!

E para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas