Como dividir ambientes de forma barata em 5 dicas simples!

Como dividir ambientes de forma barata em 5 dicas simples! Riva Incorporadora

Sabia que é possível dividir ambientes de forma barata ou sem passar por obras complicadas e demoradas? Confira as dicas que trouxemos para você!

É possível que se pense em dividir ambientes dentro de casa por falta de espaço, para harmonizar decorações diferentes ou mesmo tornar mais funcional algum cômodo.

Além disso, há casos em que dar uma repaginada é necessário para dar outra cara para o lar. Ou ainda fazer com que um móvel novo ocupe o lugar ideal.

Em todos os casos, uma coisa é certa: todo mundo quer evitar obras, bagunça, sujeira ou gastos desnecessários. Então, como resolver a questão?

Acompanhe com a Direcional o texto exclusivo que preparamos para você e veja 5 formas de dividir ambientes gastando muito pouco. Boa leitura!

Como dividir ambientes através de reformas

A forma tradicional de criar novos espaços dentro de um ambiente na casa, na maioria das vezes, é quebrando paredes ou construindo outras.

Isso envolve contratar profissionais, realizar um projeto, planejar a compra dos materiais e outras decisões que sempre demandam muito dinheiro. Pense, por exemplo, alguém que acabou de comprar um imóvel e pode comprometer o orçamento com este tipo de gasto.

Pois algumas soluções criativas são tão simples que podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento. E são perfeitas tanto para casa ou apartamentos maiores quanto para lares com espaços conjugados ou pequenos. Confira a seguir.

Na sala, o sofá pode ser o limite

A primeira dica para dividir ambientes de forma barata é ideal para quem quer transformar uma sala grande em dois espaços. Para isso, é só considerar o maior dos sofás como o móvel que vai separar um ambiente do outro.

Nesse caso, não importa se o novo espaço será um escritório, sala de jantar ou um canto de leitura. Ao posicionar o sofá no meio da sala como uma divisória, você conseguirá pensar em duas decorações distintas.

Uma dica extra é apostar em tapetes no ambiente da sala. Assim, a sensação de espaço limitado se torna ainda maior.

Como dividir ambientes de forma barata - Sala ampla com sofá dividindo as regiões. Imagem ilustrativa para texto como dividir ambientes de forma barata.

Armários e guarda-roupas

Da mesma forma que explicamos sobre o sofá, os armários e guarda-roupas podem contribuir para transformar um espaço grande em dois menores. Contudo, essa dica é mais funcional para lofts, estúdios ou quitinetes que costumam ter pouco cômodos.

A única atenção necessária é não impedir a passagem de luz natural com o móvel e colocá-lo sempre em linha reta. Dessa forma você não prejudica o acesso entre os ambientes e ainda cria uma sensação de separação entre os espaços.

Cortinas para dividir ambientes

Muito mais que um objeto de decoração bastante popular, as cortinas são bem úteis quando o assunto é como dividir ambientes de forma barata. Além disso, são capazes de dar um toque todo pessoal à casa, por sua infinidade de cores e texturas.

E o melhor é que ocupam muito pouco espaço. Por isso, esqueça aquela cortina tradicional que costuma ficar apenas na janela do quarto. Pense em como utilizá-la caso precise transformar um ambiente em dois.

Para isso, os trilhos de sustentação da cortina podem ser fixados no teto. Outra opção são os modelos de bastão, similares aos que existem em cortinas de banheiro.

Por último, acrescente um forro escuro ou blackout na cortina em casos onde a iluminação dos ambientes precisam ser diferentes. Por exemplo, em casas onde as pessoas convivem e dormem em horários diferentes.

Portas de correr

Até aqui, as dicas anteriores tinham praticamente gasto zero. Mas a opção de portas de correr, mesmo exigindo investimento, é bem barata e de fácil instalação e merece ser explicada.

Isso porque esta é uma forma de dividir ambientes sem precisar erguer paredes ou mesmo perder espaço quando houver entrada ou saída pela porta tradicional.

Em resumo, as portas de correr podem ir do teto ao chão e permitirão fechar ou abrir um espaço por completo. A opção é muito usada, por exemplo, para quem precisa de um espaço para home office ou para o estudo das crianças de modo privativo.

Como dividir ambientes de forma barata - Portas de correr em um ambiente. Imagem ilustrativa para texto como dividir ambientes de forma barata.
Como dividir ambientes de forma barata

Pisos diferentes

Colocar pisos diferentes para criar a sensação de ambientes distintos é uma alternativa que pode soar estranha para alguns, já que desde o início do artigo sugerimos que não seja necessário obras na casa.

Entretanto, a opção aqui se refere a pisos de cerâmica ou outro material que permite que se instale adesivos por cima dele. Ou seja, a intenção é escolher uma cor ou textura que permita diferenciar uma parte do ambiente do outro.

Em seguida, é só decorar e colocar os móveis pensando que cada tipo de piso corresponde a um espaço diferente. Se tiver dificuldade nesta etapa, é só considerar realizá-la juntamente às dicas anteriores.

Vai dividir um ambiente em sua casa? Nós temos uma dica extra!

Se após ler nossas dicas sobre como dividir ambientes de forma barata, você decidiu colocar a mão na massa, há uma dica extra que vai ser bastante útil.

A melhor forma de criar dois espaços a partir de um –  e não fazer com que eles fiquem sem harmonia ou confusos – é aprender sobre tudo que envolve deixar uma casa mais bonita.

Por exemplo, a decoração com plantas, o uso das cores e até mesmo o modelo dos móveis.

Na dúvida, é só continuar aqui no Blog da Direcional que nós temos sempre os artigos mais completos sobre tudo que envolve o mercado imobiliário, o sonho da casa própria e as principais maneiras de deixar o seu lar com a sua cara!

Esse é o nosso jeito de levar a cada um, a mesma excelência que temos há mais de 40 anos para realizar o sonho de quem busca um lugar para chamar de seu!

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas