Banheiro com porcelanato: conheça os tipos para aplicação e qual a melhor opção!

Banheiro com porcelanato: conheça os tipos para aplicação e qual a melhor opção! Riva Incorporadora

Quer conhecer o melhor porcelanato para o banheiro? Então, leia o nosso artigo e confira as melhores aplicações desse tipo de revestimento cerâmico!

O banheiro com porcelanato pode ser uma excelente opção para quem busca um revestimento que alia elegância e praticidade.

Esse tipo de revestimento cerâmico possui uma ampla variedade de modelos, indo dos mais simples aos sofisticados. Além disso, pode-se aplicá-lo no chão, nas paredes e até mesmo nas bancadas.

Contudo, na hora de comprar um imóvel ou fazer a sua reforma no banheiro, é importante analisar o material do porcelanato e verificar a sua resistência.

Quer ter um belo banheiro com porcelanato, mas não sabe por onde começar? Então, confira o artigo que a Direcional preparou especialmente para você! Boa leitura!

Tipos de porcelanato para banheiro: conheça cada opção

Antes de saber o melhor tipo de porcelanato para banheiro, é importante saber as principais características do material.

Ele é um revestimento cerâmico que possui matérias-primas nobres em sua composição, com uma massa que engloba argilas, quartzos, feldspatos, e outros materiais.

Essa massa passa por uma temperatura superior a 1200 ºC, gerando uma peça rígida e homogênea, de corte totalmente reto.

Além disso, o porcelanato apresenta alta absorção de água e resistência mecânica, sendo indicado especialmente para banheiros e cozinhas.

Com essas informações em mente, continue lendo para conhecer 5 opções de porcelanato para banheiro.

Banheiro com Porcelanato - Pia de banheiro com vários acessórios. Imagem ilustrativa para texto banheiro com porcelanato.

Acetinado 

Também conhecido como natural, o porcelanato acetinado apresenta uma textura fosca, sendo menos brilhante que outros modelos. Isso acontece porque aplica-se o esmalte fosco em sua superfície.

Devido a essa característica, pode-se utilizar esse tipo de porcelanato em diversos cômodos da casa, como cozinha, banheiro, sala de estar e até mesmo na varanda.

Contudo, é importante observar que esse modelo acumula maior sujeira. Então, você precisa realizar limpeza constante, especialmente nos cômodos onde as pessoas costumam passar mais tempo.

Esmaltado

O porcelanato esmaltado se refere aos diversos tipos que recebem esmalte em sua composição. Por isso, pode ter diferentes acabamentos, como: fosco, brilhante, liso ou áspero.

Desse modo, é necessário analisar a variação do PEI na hora de selecionar esse material, pois esse número classifica a resistência do piso. Isso significa que, quanto mais alto o PEI, maior será a sua resistência.

Portanto, dê preferência a porcelanatos esmaltados ásperos para o banheiro, visto que esse material não é escorregadio.

Técnico

O porcelanato técnico, por sua vez, se trata daquele que não recebe a camada de esmalte durante a sua composição.

Devido a isso, este revestimento apresenta maior taxa de absorção e o material utilizado na sua composição confere as cores e texturas vistas no produto final.

Polido

O porcelanato polido consiste no modelo que recebe uma camada extra de polimento mecânico com o objetivo de deixar sua superfície mais lisa e com mais brilho.

Portanto, esse revestimento recebe outra camada além da que possui o esmalte. Isso gera uma superfície bastante brilhante, porém escorregadia.

Assim, se deseja colocar esse tipo de porcelanato em seu banheiro, tenha bastante cautela para evitar acidentes. Você pode colocá-lo apenas nas paredes e complementar com outro material no chão.

Granilhado

Esse modelo de revestimento apresenta granilhas em seu esmalte. Elas se constituem como um material feito à base de granito moído.

Assim, as granilhas conferem um estilo mais rústico ao porcelanato. Costumeiramente, utiliza-se esse tipo de revestimento em ambientes externos, mas muitas pessoas também gostam de colocá-lo no banheiro ou na cozinha.

Qual o melhor tipo de porcelanato para banheiro?

Como vimos acima, há muitas opções de porcelanato para banheiro. A escolha pelo melhor depende dos seus critérios em relação à decoração e uso do cômodo.

De modo geral, evite modelos escorregadios, como os porcelanatos polidos. Dessa maneira, você não se acidenta e preserva os outros moradores de sua casa.

Uma boa dica consiste em selecionar modelos como os esmaltados acetinados com borda reta. Esses revestimentos facilitam a limpeza, pois utilizam menor quantidade de rejunte.

Banheiro com porcelanato: veja modelos disponíveis

Na hora de escolher o porcelanato para o seu banheiro, é importante se certificar que o modelo selecionado é o melhor para o seu imóvel. Dessa maneira, você não gasta dinheiro à toa e tem um produto de qualidade no cômodo.

Portanto, conheça agora 4 modelos de porcelanato disponíveis no mercado.

Amadeirado 

Assim como há diversos pisos que imitam madeira, também existe o porcelanato para banheiro amadeirado. Esse material apresenta o mesmo visual, porém se diferencia pela alta absorção de água.

O banheiro com porcelanato amadeirado pode apresentar cores claras e escuras, contrastando os materiais utilizados nas paredes e no chão, com um visual bastante moderno e descolado.

Banheiro com Porcelanato

Bege 

Para quem busca uma paleta de cores mais clássica, o porcelanato bege possui um visual atemporal, que combina com outras cores e até mesmo outros revestimentos.

No banheiro, esse tipo de porcelanato passa a ideia de acolhimento, além de dar um toque de cor ao ambiente, fugindo do tradicional branco.

Marmorizado

O banheiro com porcelanato marmorizado possui acabamento semelhante ao mármore, conferindo um aspecto único e diferenciado para o ambiente.

O efeito brilhante desse revestimento ajuda a dissipar a luz no cômodo, atraindo o olhar para peças e elementos decorativos. Contudo, tenha em mente que ele é um pouco mais caro que outros modelos de porcelanato.

Branco 

Não é à toa que o porcelanato branco é o modelo clássico, pois a cor transmite paz e tranquilidade, além de combinar com diversas paletas e modelos diferentes.

Por ser bastante comum, você pode escolher um modelo mais acessível de porcelanato branco para banheiro. Apenas tenha em mente a limpeza do cômodo, pois qualquer sujeira fica bastante visível nessa coloração.

Agora você já sabe como compor seu banheiro com porcelanato!  

Como pôde ver, o banheiro com porcelanato confere charme, sofisticação e praticidade ao ambiente. Desse modo, você não gasta muito tempo com limpeza e arrumação do cômodo.

Com as dicas da Direcional, você pode utilizar o seu tempo de maneira mais produtiva, investindo em sua própria felicidade e em realizar seus próprios planos.

Falando nisso, nós atuamos há mais de 40 anos na construção de imóveis, pois acreditamos que ter a casa própria é um dos maiores sonhos dos brasileiros.

Quer saber mais como conquistar esse sonho? Então, fale com a Direcional e confira como sair do aluguel de forma simples e acessível!

Continue navegando pelo Blog da Direcional para conferir outras dicas sobre decoração e utilidades para o seu lar!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas