Piso imitando madeira: conheça as opções e vantagens

Piso imitando madeira: conheça as opções e vantagens Riva Incorporadora

O piso que imita madeira é uma opção para quem sempre sonhou com esse estilo de assoalho. Conheça dicas e materiais disponíveis!

Um piso que imita madeira é uma alternativa com ótimo custo benefício para quem busca elegância sem abrir mão da economia. Isso porque ele possui um charme todo especial e ainda fica bonito nos mais diferentes ambientes.

Durante os últimos anos, esse mercado cresceu bastante, mas ainda há quem pense que ele possa parecer artificial ou não ser tão incrível quanto um piso de madeira. Afinal, vale mesmo a pena optar por essas opções?

Para tirar todas as suas dúvidas, a Direcional preparou este artigo exclusivo para você conhecer melhor suas opções. 

Então, mesmo que você vá comprar um imóvel ou reformar, continue conosco e boa leitura!

Por que utilizar piso que imita madeira?

A escolha por um piso que imita madeira conta com 3 vantagens principais para qualquer pessoa que decide decorar sua casa com uma textura mais rústica, sendo eles o preço, a manutenção descomplicada e a alta resistência.

Portanto, entenda melhor cada um desses diferenciais a seguir!

Preço

Optar por um piso que imita madeira pode te custar até 6 vezes menos do que o investimento em madeiras convencionais.

Afinal, o processo de extração do material natural é complexo e envolve o cumprimento de diversas exigências legais, como no caso da utilização de madeira de lei ou árvores reflorestadas.

Além disso, o custo com transporte e diversos outros processos para que ela possa ser usada em sua casa encarecem ainda mais a produção.

Por outro lado, um piso que imita madeira é fabricado por meio de tecnologias modernas, o que diminui os gastos envolvidos com a compra e instalação.

Por que utilizar piso que imita madeira Piso imitando madeira: conheça as opções e vantagens

Manutenção descomplicada

Depois de instalado, um piso que imita madeira não demanda uma manutenção complicada. Então, ao contrário dos materiais naturais, ele não é sensível a um número grande de substâncias, sendo muito mais resistente à manchas e ações do tempo.

Portanto, você terá que lidar com processos de conservação muito mais simples. Afinal, uma boa limpeza poderá ser realizada basicamente com a utilização de uma vassoura ou aspirador de pó e panos úmidos.

Além disso, os pisos de madeira natural são suscetíveis ao ataque de pragas, como o cupim. Em alguns casos, quando não há uma inspeção cuidadosa durante a fabricação, a madeira pode estar infectada antes mesmo de ser instalada.

Em contrapartida, outras alternativas não sofrem com esse tipo de problema e duram por longos anos sem a necessidade de manutenções profissionais.

Resistência

Além da fragilidade contra pragas, os materiais naturais não apresentam boa resistência à umidade. Por isso, deve-se instalá-los em locais em que não haja contato direto com água.

Sendo assim, é praticamente impossível instalar pisos de madeira natural em ambientes externos e mantê-los em boas condições por muito tempo.

Afinal, da umidade excessiva causada pela chuva, as mudanças de temperatura e os raios solares diretos causam dilatações e apodrecem o material.

um piso que imita madeira apresenta uma resistência muito mais elevada a esses tipos de situações, mantendo o visual rústico e aconchegante que você deseja.

Afinal, qual é o piso que imita madeira?

piso que imita madeira em um escritório.

Atualmente, a maior parte das lojas especializadas em pisos trabalha com diversos materiais que imitam madeira. Alguns, aliás, são tão similares que podem facilmente ser confundidos com elas.

Portanto, confira a seguir os principais tipos e vantagens que cada um deles oferece e como eles podem dar uma nova cara para a decoração do seu apartamento ou casa.

Porcelanatos

Para começar, temos o porcelanato, um dos queridinhos dos arquitetos, graças à praticidade e aparência bem próxima à madeira natural, incluindo detalhes como ranhuras e veios. 

Além disso, eles são altamente resistentes e oferecem alta durabilidade, o que compensa um valor maior de investimento quando comparado a outros modelos.

Contudo, é importante ressaltar que caso você escolha um porcelanato polido, precisará ter cuidado. Isso porque este tipo de piso pode ser escorregadio e oferecer alguns riscos para crianças, pessoas idosas ou com pouca locomoção.

Mas é possível encontrar esse piso com acabamentos antiderrapantes, tornando-os boas opções para áreas externas, lavanderias, banheiros e demais cômodos molhados.

Cimentícios

Os pisos cimentícios são os que melhor reproduzem o relevo da madeira natural, devido às características rústicas. Mas como um piso de cimento pode causar essa ilusão?

Isso é possível porque eles são feitos de cimento com espessura grossa — com 2 centímetros em média — aplicação de tintas e produtos específicos e recortes no formato de tábuas que simulam os detalhes de diversos tipos de madeira.

Então, por apresentar ótima resistência à água e possuir características antiderrapantes, é muito recomendado para utilização em áreas ao ar livre.

No entanto, há uma desvantagem relevante: você terá que limpar esse piso periodicamente com vaporizador de água para evitar uma aparência encardida.

Vinílico

O vinílico é um dos tipos de piso que imita madeira que apostam na sustentabilidade. Ou seja, devido a sua capacidade de reciclagem, ele é uma alternativa com ótimo custo para quem também tem preocupação com o meio ambiente.

Geralmente, ele é feito PVC, o que garante a criação de diversos padrões e texturas diferentes. Dessa forma, é possível obter uma simulação impressionante dos mais diferentes tipos de madeira.

Outra característica importante é o conforto gerado em ambientes internos, graças à redução de ruídos e conservação da temperatura.

Por outro lado, o piso vinílico oferece baixa resistência à umidade e exposição ao sol. Sendo assim, você deve ficar atento aos locais de instalação e evitar utilizar água em excesso na limpeza.

Cozinha ampla com piso imitando madeira.

Pisos laminados

Possivelmente o laminado é o piso que imita madeira mais utilizado por quem busca uma alternativa eficaz para ter um ambiente que ofereça o mesmo conforto e beleza da madeira tradicional, sem todas desvantagens do material natural.

Isso porque as placas laminadas possuem um dos acabamentos que mais se assemelham à madeira. Entretanto, a instalação pode ser um pouco complexa, o que exige um cuidado maior. 

Além disso, por se tratar de um material que garante ótimo conforto térmico, assim como o vinílico, o laminado também é uma excelente alternativa para quartos e salas e deve ser evitado em ambientes molhados.

Carpete de madeira

O carpete de madeira é uma opção muito interessante, e até pouco explorada, por quem está comprando ou reformando um imóvel.

Trata-se de um piso feito de MDF e coberto por uma camada fina de madeira natural e verniz. Dessa forma, consegue-se obter um visual extremamente similar ao material natural.

Contudo, embora seja uma opção mais barata e com aspectos estéticos muito satisfatórios, não apresenta uma durabilidade tão alta quanto a madeira de verdade ou outras opções que simulam o mesmo efeito.

Mas ainda há a vantagem de que, por contar com uma instalação simples, é possível aplicá-lo por cima de outros pisos já existentes no imóvel. Assim, você renova o visual dos cômodos sem precisar realizar grandes obras.

Cuidados na aplicação do piso que imita madeira

Seja qual for a sua escolha, é importante estar atento a alguns detalhes na hora de instalar um piso que imita madeira. Dessa forma, você poderá tirar o máximo de proveito do novo acabamento e ficar longe das dores de cabeça.

O primeiro deles é conferir sempre a qualidade de cada peça, descartando aquelas com defeitos ou que tiverem uma coloração muito diferente das outras.

Além disso, certifique-se que os modelos que precisarem de rejunte tenham a menor distância possível. Em média, o ideal é não ultrapassar mais do que 2 mm. Dessa forma, você terá um resultado muito mais satisfatório.

Por último, sempre que necessário, conte com a mão de obra de um profissional qualificado e que tenha experiência na instalação desses tipos de pisos.

piso que imita madeira sendo instalado por profissional.

Como limpar o piso que imita madeira em casa?

Como você viu, cada tipo de piso que imita madeira demanda cuidados específicos, de acordo com características distintas. Mas, de forma geral, pode-se dizer que a manutenção é simples e pode ser feita com a utilização de poucos materiais.

Sendo assim, uma rotina padrão começa ao varrer o chão utilizando cerdas macias ou tirar a poeira com um aspirador de pó. E, em seguida, passar um pano umedecido em solução desinfetante composta, preferencialmente, apenas por detergente neutro e água.

Além disso, mesmo que alguns pisos tenham boa resistência à umidade, evite deixá-los encharcados.

Agora você já está preparado para aplicar o piso ideal no seu lar

Há muita versatilidade na escolha de um tipo de piso que imita madeira. Portanto, com um pouco de criatividade, você consegue deixar qualquer ambiente muito mais bonito e com um investimento que cabe no seu bolso.

Então, se você estiver pensando em montar um apartamento do zero, pode conferir todas as opções disponíveis na Direcional e contar com uma empresa de mais de 40 anos de experiência no mercado para realizar uma compra com o máximo de segurança.

Dessa forma, você poderá aplicar todas as inspirações deste conteúdo e planejar os espaços seguindo as tendências atualizadas de design de interiores.

E para conferir mais conteúdos como este, continue no Blog da Direcional!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas