Escritório em casa: saiba como montar um home office em 5 passos simples

Escritório em casa: saiba como montar um home office em 5 passos simples Riva Incorporadora

Entender como montar um escritório em casa pode ajudar você a construir um ambiente de trabalho perfeito. Confira todas nossas dicas!

Ter um escritório em casa, há algum tempo, deixou de ser um luxo de poucas pessoas e se tornou uma possibilidade para as mais diferentes profissões.

Isso porque o home office, que antes era uma tendência, passou a ser um modo bastante frequente de trabalho nas empresas.

De acordo com dados do Sebrae, apenas nos últimos dois anos, o número de pessoas trabalhando em casa quase dobrou. Além disso, estudos indicam que 1 a cada 4 pessoas podem, em algum momento, realizar seu serviço fora da empresa.

Logo, é um fato a se considerar, tanto para quem já tem casa própria como para quem pensa em comprar um imóvel.

Por isso, a Direcional preparou este artigo exclusivo para te ajudar a ter um escritório em casa e criar um espaço que favoreça o trabalho ou até mesmo o estudo. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, por que ter um escritório em casa?

Ainda que tenhamos iniciado o texto explicando sobre o home office e o trabalho remoto, ter um escritório em casa pode oferecer ainda mais vantagens. 

Por exemplo, um espaço dedicado para o estudo dos filhos, os cursos online ou mesmo para o uso do computador sem distrações.

E em qualquer uma destas situações, você ganha maior qualidade de vida ao não precisar se deslocar, enfrentar trânsito e estar dentro de casa após o término de uma jornada.

Então, seja qual for o motivo pelo qual você quer ter um escritório em casa, não deixe de seguir cada uma das dicas abaixo.

escritório em casa bem decorado com móveis, plantas e objetos necessários para trabalho.

Passo 1: Como escolher o local adequado para um escritório

Sua casa ou apartamento pode ser pequeno ou grande, não importa. A escolha do local onde ficará seu escritório em casa precisa considerar 3 pontos essenciais: tranquilidade, espaço e funcionalidade.

Ou seja, o escritório pode ser tanto um cômodo vazio como um cantinho na sala de estar ou debaixo da escada. O importante é que ele permita o uso sem que haja muitas interferências ou interrupções.

Aliás, antes de escolher o local do seu escritório em casa, anote tudo que não pode faltar nele. Por exemplo, os equipamentos eletrônicos que irá usar, livros, documentos, pastas, material de papelaria e outros acessórios.

Assim fica mais fácil saber o tamanho do espaço que irá precisar.

Passo 2: A iluminação do seu escritório em casa é necessária

Mesmo em um ambiente bem iluminado, o ideal é que ao montar seu escritório você possua uma iluminação dedicada para ele. E o motivo é bem simples: você pode precisar usá-lo em horários em que outras pessoas da casa estarão dormindo.

Dessa forma, pense em uma luminária de mesa que permita uma leitura ou escrita sem forçar as vistas. Ou que não comprometa aquela escuridão tão aconchegante para quem vai descansar enquanto você trabalha.

E não se esqueça que, se possível, deixá-lo próximo a uma janela ajuda a manter o foco durante o dia. Isso porque a luz solar dá maior energia a qualquer ambiente.

Passo 3: A escolha da mesa e cadeira

Se sua decisão é montar um escritório em casa, certamente você não vai querer improvisar onde fará suas anotações ou usará o seu computador. Então, escolher uma mesa adequada é essencial.

Para isso, certifique-se que ela caiba no espaço disponível. Se o orçamento familiar permitir, opte por fazer uma modulada e no tamanho certo do lugar escolhido.

A mesa ideal é aquela que tenha o número de nichos que você precisará para o uso e fique na altura correta para um apoio que não comprometa sua postura.

Por sua vez, a cadeira também precisa ser confortável e ergonômica, para garantir sua saúde após longos tempos de uso. O melhor é optar por uma cadeira com encosto regulável e que também possua apoio para os braços.

Mesa de escritório com todos utensílios, acompanhada de cadeira. Imagem ilustrativa para texto escritório em casa.

Passo 4: Decoração do escritório em casa

Após finalizar a estrutura do seu escritório, é o momento de pensar na decoração do ambiente. Muitas pessoas desconsideram a importância de decorar um espaço, mas é exatamente esta etapa que irá personalizar e dar uma cara toda especial para seu cantinho.

Se você já escolheu a decoração dos outros cômodos da casa e pretende mantê-la no escritório, certifique-se de quais itens e acessórios poderão ficar ali.

E abuse da criatividade! Você pode colocar plantas, quadros, porta-retratos e muito mais. Porém, é primordial manter a mesa com o mínimo de coisas possíveis para facilitar o uso.

Por último, procure saber mais sobre o significado das cores para apostar em tons que favoreçam um trabalho ou estudo com maior concentração.

Passo 5: Eletrônicos e acessórios

Para finalizar, faça uma lista de quais equipamentos deverão compor os eletrônicos e acessórios do seu escritório em casa. Além do computador, você pode precisar de impressoras, scanners, fones de ouvidos, câmeras para reuniões online, dentre outros.

Viu como é fácil montar um escritório em casa? Então que tal uma dica extra?

Agora que você conferiu como é simples montar um escritório em casa e já pensa em começar o seu, nós temos uma dica adicional que você precisa conhecer.

A Direcional disponibiliza gratuitamente em nosso site um E-book completo com tudo o que você precisa saber para montar um pequeno home office. Confira o conteúdo e tenha a melhor orientação para tirar do papel o projeto do seu escritório em casa.

E para outros conteúdos sobre decoração, finanças e dicas para casa, continue com a gente aqui, no Blog da Direcional.

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas