Saiba como escolher paleta de cores para casa e acertar na decoração

Saiba como escolher paleta de cores para casa e acertar na decoração Riva Incorporadora

Definir uma boa paleta de cores é o primeiro passo para quem deseja compor uma boa decoração para casa, escolhendo tons que combinam com o ambiente. Saiba mais!

Quando o assunto é decoração, sabemos que nem todo mundo pensa em uma paleta de cores para casa. Afinal, o assunto pode parecer um tanto complexo ou mesmo que é preciso um conhecimento totalmente técnico para conseguir aplicá-lo.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

A boa notícia é que não é necessário ser um arquiteto ou designer de interiores para saber como dar vida a cada ambiente da sua casa. Contudo, quanto mais você souber sobre as diferentes mensagens e sensações que cada cor traz, mais incrível ficará seu lar.

Então, seja para quem vai comprar um imóvel, dar um up no apê ou mudar o astral da casa, este artigo é para você!

Acompanhe com a Direcional e comece a montar uma paleta de cores exclusiva para sua casa!

Afinal, o que é uma paleta de cores?

Uma paleta de cores é um conjunto de diversos tons que buscam um certo objetivo. Por exemplo, criar uma identidade visual, passar uma sensação específica ou trazer harmonia para um ambiente.

E acredite: tudo isso pode ser usado para decorar sua casa e tornar cada ambiente em um espaço único. 

Isso porque, existem estudos que demonstram como as cores podem afetar nossa percepção de espaço, de mundo e até mesmo influenciar nosso comportamento e humor.

CORES INFOGRAFICO Saiba como escolher paleta de cores para casa e acertar na decoração

Por que criar uma paleta de cores para sua casa? 

As cores têm tanta influência em nossas vidas que existem terapias focadas no uso delas para o bem-estar, como é o caso da cromoterapia.

Logo, se um simples contato com determinada cor pode mudar o humor e o comportamento de alguém, pense então em um ambiente em que você vive diariamente, como o seu lar.

Por isso, planejar uma paleta de cores para casa é imaginar que cada cômodo pode transmitir diferentes sensações. E claro, ter uma decoração com muito estilo e beleza!

Como criar

Primeiramente, para se iniciar a criação de uma paleta de cores para sua casa, pense em um esquema básico a partir dos móveis e itens de decoração que já possui. Geralmente, ambientes decorados já indicam algumas de nossas preferências.

Além disso, considere que cada paleta precisa, antes de qualquer coisa, ser capaz de mostrar a personalidade e estilo de quem a escolheu. Por isso, não há certo ou errado. Mas há tendências e combinações mais harmoniosas.

Considere a finalidade do ambiente

Defina o ambiente e pense em sua finalidade. Ou seja, enquanto um quarto precisa criar um local de descanso e aconchego, a cozinha pode indicar interação. O que significa que o primeiro precisa transmitir calma e o segundo, alegria. Concorda?

Toda paleta para casa precisa definir o número de cores a se usar 

Decida pelo número de cores que irá usar antes de escolher os tons. Não importa se 2, 3 ou 7. Em seguida, ficará muito mais fácil entender as nuances e tonalidades de cada cor da paleta.

Aprofunde-se no significado das cores

Já que abordamos sobre como cada cor representa diferentes coisas, quanto mais você souber o significado delas, mais fácil será decidir sua paleta.

Por isso, veja outros conteúdos sobre o assunto, conheça mais sobre cromoterapia e se ainda tiver dúvidas, confira algumas ideias de cores e o que elas representam.

Reflita sobre sua escolha a partir da decoração

Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já possui.

Principalmente se sua residência conta com móveis planejados ou difíceis de serem mudados de lugar.

Veja se há harmonia entre as cores escolhidas

O equilíbrio entre as cores se dá em harmonizar tons fortes e coloridos com outros mais neutros. Em outras palavras, se você já pensou em um vermelho super forte, que tal trocar um amarelo ou laranja pelo branco ou um tom mais claro?

Como escolher a paleta de cores para casa: pense no esquema de cores

Existe um conceito que os profissionais de fotografia adoram usar e também é excelente quando se pensa numa paleta de cores para casa. Trata-se do círculo cromático, um instrumento que auxilia na composição das mais diferentes cores.

Em resumo, você precisa apenas considerar onde as cores que escolheu se encontram neste círculo para entender como elas se harmonizam. São 3 as possibilidades.

Complementar 

A harmonia complementar acontece quando a cor que você escolheu no círculo leva em consideração a que está oposto a ela.

De modo geral, você define uma cor principal e outra se torna complementar. É ideal para gerar contrastes nos ambientes, por exemplo, com o uso de um tom quente e outro frio.

Essa escolha funciona muito bem em espaços de alimentação e lazer, uma vez que causa estímulos diferentes em ambientes que permitem várias percepções.

Análogo

Essa opção de harmonia em uma paleta de cores para casa é ideal para espaços de descanso ou estudo. Ou seja, escritórios para home office e quartos. 

Isso porque ela reduz a chance de várias sensações e pode transmitir um sentimento único, seja ele de calma ou concentração.

Monocromático

A harmonia monocromática se baseia em usar apenas uma cor primária, podendo ou não ter outras tonalidades. É um recurso que não distrai a visão e leva o foco do ambiente para outro lugar além das paredes, como no caso de uma decoração minimalista.

Por isso, é uma escolha interessante para espaços com muitos quadros, plantas ou outros objetos de decoração. Dessa forma, não se cria um conflito entre o que realmente deve chamar a atenção.

Arte sobre harmonia das cores. Imagem ilustrativa para texto paleta de cores para casa.

Aproveite a paleta de cores em um imóvel Direcional

Agora que você compreendeu melhor o conceito de paleta de cores para casa e como ele é importante para personalizar seus ambientes com muito estilo, que tal conhecer os imóveis da Direcional?

Somos uma empresa com mais de 40 anos de experiência e referência no mercado imobiliário. E sabe por quê?

Porque o mesmo cuidado que tivemos em cada informação deste artigo, está presente em nosso DNA. E através dele, damos foco no conforto e qualidade de vida de cada cliente.

Entre em contato conosco e conheça nossos imóveis.

Para outros conteúdos sobre dicas e decoração, continue no Blog da Direcional.

CTA da Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas