Quarto compartilhado de irmãos: saiba como organizar e ter um ambiente confortável

Quarto compartilhado de irmãos: saiba como organizar e ter um ambiente confortável Riva Incorporadora

Muitos pais optam por montar um quarto compartilhado de irmãos, mas não sabem qual a melhor forma de organizá-lo. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo mostrando quais são as vantagens dessa decisão e como manter a personalidade de cada filho.

O quarto é um espaço na casa que proporciona individualidade aos moradores, assim como possibilita mais privacidade. Por isso, deve-se planejar um quarto compartilhado entre irmãos com cautela, para que se possa preservar esses aspectos na medida do possível.

Para isso, leve em consideração os gostos pessoais, a realidade financeira da família e o aproveitamento eficiente das dimensões do cômodo.

Portanto, confira algumas dicas para que essa estratégia seja realmente uma solução para o seu lar e não uma fonte de problemas e discussões!

Atente-se à idade dos irmãos

Muitas pessoas ficam em dúvida se há algum problema em organizar um quarto compartilhado entre irmãos com uma diferença grande de idade. 

Na verdade, essa é uma opção totalmente possível, desde que você leve em consideração particularidades de cada um.

Então, no caso de um mesmo cômodo para uma criança na primeira infância e um adolescente, por exemplo, você deve entender as necessidades de cada um e integrá-las da melhor forma.

Na adolescência, os jovens priorizam muito a privacidade e momentos sozinhos. Por isso, uma solução é reservar um local para os brinquedos do irmão mais novo fora do quarto, assim o mais velho terá mais tranquilidade e espaço.

Irmãos brincando no chão. Imagem ilustrativa para texto quarto compartilhado irmãos.

Respeite a individualidade de cada um

Na hora de pensar em um quarto compartilhado entre irmãos, muitos pais podem pensar que, nesse caso, devem oferecer as mesmas coisas para os filhos. 

Contudo, fazendo isso, você não leva em consideração a individualidade de cada um e não permite que eles explorem as próprias personalidades.

Sendo assim, cada irmão deve ter o direito de escolher alguns itens de decoração, como enfeites, roupas de cama e quadros, mesmo que posicionados mais próximos ao lado que ocupam.

Então, a cor do quarto pode seguir uma única cor, escolhida em comum acordo, ou a parede de cada cama pode ter uma tonalidade diferente, o que contribuirá para delimitar os espaços.

A conversa é o melhor caminho para todas as decisões

Manter uma conversa aberta com os filhos é muito importante em qualquer etapa da vida de uma família. Afinal, decisões impostas e sem nenhuma explicação geram muito mais motivos para insatisfações e revoltas.

Por isso, ao explicar a importância de um quarto compartilhado entre irmãos e as vantagens dessa disposição dos cômodos do imóvel, os pais podem incentivá-los a cooperarem com muito mais facilidade.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade de saber como os irmãos preferem a organização do quarto. Assim, eles podem expor aspectos que eles gostariam que estivessem presentes e o que os incomodaria mais fortemente.

Prepare-se para os conflitos

Assim como em qualquer família, os conflitos são praticamente inevitáveis. E se isso já acontece em lares espaçosos, imagine em um quarto compartilhado entre irmãos?

Contudo, não há motivos para desespero. Essa pode ser uma etapa difícil, especialmente no período de adaptação, mas necessária.

Afinal, esse tipo de divergência é importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, que aprenderão a resolver os problemas entre si e construirão uma relação ainda mais forte, que os acompanhará pela vida toda.

Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos?

Você já viu alguns aspectos que deve levar em consideração quando decidir montar um quarto compartilhado entre irmãos. Portanto, o próximo passo é entender como planejar a decoração e a organização do cômodo da melhor maneira possível.

Afinal, você terá que lidar com divergências de opiniões e estilos. Além disso, deve colocar em prática algumas estratégias para aproveitar o espaço disponível de maneira eficiente.

Por isso dê uma olhada nas dicas a seguir que separamos para você!

Escolha as camas corretamente

Escolher as camas é uma das etapas mais importantes durante o planejamento de um quarto compartilhado entre irmãos. Isso porque, além de serem móveis que ocupam bastante espaço, podem ser motivos de brigas entre os filhos.

Sendo assim, as discussões acontecem mais quando se opta por utilizar bicamas ou tricamas. Geralmente, os conflitos ocorrem para decidir quem ficará na cama de cima, de baixo ou do meio.

Contudo, esses modelos de cama sempre serão ótimas opções para economizar espaço e, depois de um tempo, esse não será mais um problema.

Já as camas de solteiro costumam ser mais tranquilas. Por outro lado, podem diminuir a área de circulação no quarto. Então, uma alternativa é utilizá-las em paralelo é posicioná-las em L ou U.

Invista em mobiliário planejado

Os móveis planejados são ótimas formas de aproveitar o espaço de um cômodo da melhor maneira possível. 

Então, você pode encomendá-los sob medida, respeitando todas as características do quarto compartilhado entre irmãos e criar soluções personalizadas para cantos inutilizados e objetos específicos.

Contudo, essa pode não ser uma estratégia barata quando comparada a um mobiliário tradicional. Por isso, analise bem o seu orçamento para não comprometer grande parte dos seus recursos financeiros no momento.

Utilize organizadores variados.

Um dos maiores obstáculos que podem ser enfrentados ao montar um quarto compartilhado entre irmãos é a desorganização. Afinal, se um filho sozinho já pode criar muita bagunça, pense em mais de um dividindo o mesmo cômodo.

Contudo, você também não pode exigir organização se não der condições suficientes para que ela aconteça. Portanto, incentive-os a manter a ordem disponibilizando organizadores variados pelo ambiente.

Sendo assim, coloque cabides o suficiente no guarda-roupas e providencie caixas e cestos de brinquedos para os itens pessoais e compartilhados.

Outra boa ideia é instalar cabideiros de parede ou atrás da porta para que seja possível pendurar todo tipo de coisa, como bolsas, mochilas e casacos.

Cama e estantes em um quarto compartilhado irmãos.

Escolham uma paleta de cores em conjunto

As cores de um quarto compartilhado entre irmãos podem ser outras grandes fontes de brigas. Afinal, quem tem mais de um filho sabe como eles tendem a ser diferentes entre si, mesmo tendo a mesma criação.

Por isso, eles vão ter gostos pessoais distintos e querer expô-los no ambiente mais particular da casa. 

Então, no caso de uma diferença de gêneros, uma saída é optar por cores neutras e sem tons chamativos. Assim, ninguém sai prejudicado.

Por outro lado, se nem as cores neutras forem capazes de resolver o impasse, é possível pintar as paredes com tonalidades diferentes, mas que se complementem. 

Ou seja, como você pode ver, não há muitas formas de tomar decisões como essa sem uma boa conversa, até que se chegue em um consenso.

Crie áreas de estudo individuais

Mesmo que os seus filhos se dêem bem e concordem com a maioria das decisões que envolvem a decoração e disposição do quarto, é importante que eles tenham espaços individuais para os estudos.

Isso porque esses são momentos que exigem concentração e conforto para que o aprendizado aconteça da forma correta. 

Além disso, como todos estarão em períodos escolares iguais, é comum que as horas para realizarem as tarefas de casa e estudarem para as provas coincidam.

Então, se não houver espaço suficiente para mais de uma mesa, procure algumas opções de armário com mesa dobrável retrátil. 

Da mesma forma, algumas cadeiras para escritório podem ser grandes demais e pouco práticas. Portanto, tente utilizar alguns modelos de banquetas dobráveis.

Utilize quadros na decoração

Um dos principais complicadores enfrentados por quem precisa montar um quarto compartilhado entre irmãos é a falta de espaço. Afinal, se até mesmo para organizar todos os móveis já é complicado, adicionar elementos decorativos é ainda mais difícil.

Por isso, investir em quadros é uma ótima solução para economizar espaço e, mesmo assim, trazer a identidade dos filhos ao ambiente, pois esses objetos ficam presos na parede e não atrapalham a circulação.

Além disso, se os irmãos tiverem gostos parecidos por filmes e séries, poderão escolher obras de suas referências favoritas. 

Caso contrário, pode-se estabelecer um número equivalente de quadros para cada um escolher e pregá-los nos respectivos lados do quarto ou na parede em cima de cada cama.

Quais são as vantagens de ter um quarto compartilhado entre irmãos?

Montar um quarto compartilhado entre irmãos pode, muitas vezes, ser uma necessidade, mas isso não quer dizer que não hajam diversas vantagens em utilizar essa estratégia.

Então, confira alguns benefícios que podem ser aproveitados tanto pelos filhos quanto pelos pais!

Fortalecimento dos laços entre irmãos

A partir do momento em que os filhos compartilham um quarto, inevitavelmente passarão a conversar e interagir muito mais do que se estivessem separados e com portas fechadas, cada um em um espaço.

Portanto, além de se aproximarem nos bons momentos, com muitas risadas e parcerias, também aprenderão a superar as diferenças e entrarem em acordo.

Quarto compartilhado entre irmãos é uma forma de obter aprendizados para a vida toda

Como a maioria das pessoas já imagina, o compartilhamento de um quarto entre irmãos não é algo tão simples, pois os conflitos são inevitáveis. Mas é nos momentos difíceis que mais nos desenvolvemos.

Sendo assim, a cada discussão e apaziguamento, seus filhos aprenderão um pouco mais sobre limites e respeito às diferenças. 

Além disso, o período de adaptação tende a ser o mais complicado. Normalmente as brigas se tornam cada vez menos frequentes e mais tranquilas.

Os irmãos também aprenderão, na prática, a importância da cooperação e estarão muito mais unidos para lidarem com as situações dentro e fora de casa.

irmãos lendo livros em cabaninha.

Proporciona uma rotina de sono melhor

A rotina de sono varia muito entre pais e filhos, pois os níveis de energia e responsabilidades são muito diferentes. Por isso, colocar cada filho para dormir em um quarto pode significar trabalho extra.

Então, quando os irmãos dormem no mesmo quarto, fica mais fácil regular essa rotina simultaneamente, desde que se estabeleça um horário para que desliguem os celulares e outros aparelhos eletrônicos, como TVs, videogames, tablets e computadores.

É uma forma de economizar

Disponibilizar um quarto para cada filho é uma estratégia mais cara desde o momento da compra ou aluguel de um imóvel. Afinal, quanto mais cômodos estiverem disponíveis, maior é o valor negociado.

Além disso, decorar um quarto envolve investimento em diversos aspectos, como tinta, móveis, brinquedos e diversos outros ítens. 

E claro, direcionar todos os recursos para um quarto só pode torná-lo mais completo e trazer mais conforto para os filhos do que dividi-los em ambientes separados.

A organização fica mais fácil

Ter uma casa muito espaçosa e com vários cômodos pode ser bastante confortável, mas também exige muito mais dedicação, principalmente relacionada à rotina de limpeza.

Então, quando os irmãos dividem um quarto, eles naturalmente passam a ter que se organizar para que a bagunça de um não invada o espaço do outro. 

Além disso, é mais fácil convencê-los a cooperarem para limpar um único ambiente do que incentivá-los a cuidar de um cômodo inteiro individualmente.

O quarto compartilhado entre irmãos possibilita maior segurança emocional

Você já viu alguns vídeos na internet que mostram cenas interessantes em que um irmão vai para a cama do outro no meio da madrugada? 

Esses são sinais que demonstram a importância de uma companhia em fases delicadas como a infância e a adolescência.

Portanto, os filhos encontrarão, um no outro, uma fonte de amor, conforto e segurança, estreitando ainda mais o vínculo da relação.

Com os cuidados certos é fácil montar um quarto compartilhado

Agora você já sabe como montar um quarto compartilhado entre irmãos. Para isso, você deverá levar em consideração os gostos individuais de cada um para tentar, da melhor forma possível, integrar diferentes opiniões à decoração do ambiente.

Além disso, viu que essa é uma decisão que pode gerar alguns conflitos e, por isso, deve tomar algumas atitudes para resolvê-los de maneira adequada. Dessa forma, será possível tirar proveito dessas situações e fortalecer a relação familiar.

Portanto, se você está pensando em comprar um imóvel, não precisa se preocupar ao optar por uma alternativa mais compacta e com menos cômodos. Seguindo as dicas deste conteúdo, você será capaz de criar um lar confortável para todos e com muita harmonia.

E para não perder outros conteúdos como esse, acompanhe o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas