Veja como usar quadros na decoração do seu apartamento

Veja como usar quadros na decoração do seu apartamento Riva Incorporadora

Os quadros são itens versáteis de decoração que abrangem vários estilos e podem transformar qualquer espaço, desde a sala de estar até a cozinha.

Por trazerem mais harmonia visual e aconchego para o ambiente, quadros na decoração podem ser um grande diferencial. Seja na sala, no quarto, na cozinha ou em outras áreas do imóvel, esses itens enfeitam e trazem beleza para o espaço, por isso são peças que levam alguma mensagem, ornamentam e também podem trazer boas memórias.

Em geral, os quadros podem compor qualquer tipo de decoração. Além disso, não demandam tantos cuidados e são simples de transportar. No entanto, para que a decoração seja agradável aos olhos, é importante pensar na disposição desses objetos e no que cada aposento pede.

Neste artigo, apresentaremos quais são as diferentes maneiras de utilizar quadros na decoração do seu apartamento novo. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que usar quadros na decoração?

Quando o assunto é decoração, sem dúvida, os quadros são grandes aliados. Afinal, eles têm o poder de valorizar os diversos ambientes da casa e reproduzir a personalidade dos moradores, criando um espaço único e original.

Usar quadros nas paredes pode se tornar um diferencial em sua decoração, de forma mais prática e acessível, intensificando a característica daquele espaço. Além disso, como existe uma série de opções disponíveis, você pode selecionar os que mais se encaixam no perfil e que estejam conectados ao resto da casa.

É por isso que um quadro não deve ser simplesmente instalado em uma parede, como se isso já fosse decoração. Quando o item é escolhido de maneira aleatória, ele pode trazer uma sensação de estranhamento, e o seu objetivo é na verdade é criar uma harmonia no ambiente.

Como usar quadros na decoração?

Para que funcionem e agreguem o valor apropriado aos ambientes, você deve estar atento a alguns fatores relevantes na hora de criar a composição dos quadros no espaço.

Primeiramente, antes de escolher os quadros que serão usados na decoração, é necessário considerar o estilo de decoração do ambiente. Ou seja, a cor do cômodo, o tamanho do espaço, a quantidade de móveis, entre outros fatores que buscam o equilíbrio dos elementos presentes.

Lembre-se de que, para fixá-los, você não precisa necessariamente furar a parede. Se a moldura for leve e sem vidro, vale a pena usar as fitas adesivas dupla face, ou também pode colocá-los apoiados em móveis, como prateleiras e aparadores. Assim, a decoração ganha um ar moderno e você evita furos desnecessários no apartamento.

Como dispor os quadros?

De modo geral, é recomendado que o quadro fique a 1,60 metros do chão. Não é uma medida obrigatória, porém é uma dica para pensar na forma de disposição, uma vez que é a posição que a maioria das pessoas consegue apreciá-lo.

É importante ficar atento também aos móveis do espaço. Se for pendurar o quadro na sala de estar, ele deve ficar pelo menos 25 centímetros acima do sofá. O mesmo vale para os quartos, em relação à cama com cabeceira. Sem cabeceira, recomenda-se 60 centímetros a partir do chão. Para as escadas, é interessante que eles acompanhem a sua inclinação.

Quanto à organização, os quadros podem ser dispostos conforme seu tema e sua cor, mas não é preciso ser extremamente rígido nesse aspecto. Você pode ser criativo e misturar diferentes modelos, deixando a decoração mais descontraída.

Lembre-se de que a cor e o material da moldura também devem ser considerados, pois, em determinados casos, pode não combinar com o restante do ambiente.

Portanto, é fundamental verificar o tamanho do espaço como um todo. Se for pequeno, aposte em quadros menores. Quando for mais espaçoso, é possível brincar com composições e combinar diversos quadros.

Em quais ambientes colocar quadros?

Quando pensamos em usar quadros na decoração, logo vem à mente colocá-los no quarto ou na sala do apartamento. Mas engana-se quem pensa que essas peças só funcionam nesses cômodos. Elas são bem-vindas em todas as paredes da sua casa.

Os corredores, por exemplo, são espaços bastante interessantes para dispor os quadros, já que normalmente eles ficam livres de móveis. Ambientes, como cozinha e área de lazer, podem ganhar quadros personalizados para constituir a decoração, como relacionados à culinária.

Já em locais como salas e quartos, que no geral já possuem itens na parede como TV, janelas com cortinas, prateleiras, o ideal é que sejam posicionados em paredes contrárias para que o espaço não fique visualmente poluído. Além disso, nesses ambientes você pode usar quadros temáticos, dando um aspecto mais descontraído e alegre.

O hall de entrada também pode incluir itens com frases convidativas ou que remetam à personalidade dos moradores para dar uma sensação de aconchego logo na entrada.

Como planejar a compra do apartamento novo?

Agora que você já sabe como usar quadros na decoração, é hora de colocar nossas dicas em prática no seu apartamento. Mas, se você ainda não realizou o sonho da casa própria, mostraremos como se planejar para a compra de seu apartamento novo.

Além de considerar metas e compromissos financeiros, é necessário estabelecer estratégias para adquirir a nova residência. Afinal, um bom planejamento, ainda que simples, é primordial para conquistar seu objetivo.

Se você não tem certeza de como iniciar o planejamento, listamos algumas dicas importantes que podem facilitar essa tarefa:

  • organize suas finanças;
  • avalie o seu orçamento mensal;
  • elimine gastos desnecessários;
  • poupe dinheiro;
  • realize investimentos;
  • negocie suas dívidas atrasadas;
  • encontre o imóvel ideal;
  • analise a infraestrutura de um condomínio;
  • avalie as opções de pagamento;
  • recorra à ajuda de um profissional;
  • considere a possibilidade de financiamento do imóvel.

Seguindo todas essas dicas, certamente você conseguirá realizar o sonho da casa própria. E não se esqueça de que ao usar os quadros na decoração do seu apartamento novo, esses objetos realçam a beleza do ambiente e caracterizam o seu estilo, deixando sua casa nova com um aspecto bem característico.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber como montar a decoração do seu apartamento de forma simples? Leia agora mesmo o nosso artigo e conheça os principais aplicativos que podem te ajudar nesta tarefa!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas