Qual o momento ideal para fazer financiamento? Entenda!

Qual o momento ideal para fazer financiamento? Entenda! Riva Incorporadora

Fomos atrás da melhor especialista no assunto que decifrou a situação do mercado para você saber o momento ideal de fazer financiamento.

Conquistar o sonho da casa própria é a meta de muitos brasileiros. Para atingir este objetivo rapidamente, um bom caminho é o do financiamento imobiliário. Entretanto, antes de fazer financiamento é fundamental compreender a situação do mercado imobiliário e identificar as melhores oportunidades de negócio.

Uma boa maneira de fazer isso é acompanhando a opinião de especialistas. Por isso, conversamos com Cyntia Kawamura Ciupka, especialista em Financiamento Imobiliário na Direcional. Cyntia traz sua expertise para mostrar quais são as principais tendências e oportunidades do mercado imobiliário.

Além disso, você vai saber qual é o momento certo para fazer financiamento e como se planejar. Aproveite o conteúdo para conhecer as diferenças entre a Direcional e a Riva Incorporadora. Confira!

O aquecimento do mercado imobiliário

O passo que antecede a compra de um imóvel é o de análise de mercado. Aqui, os profissionais que acompanham diariamente o setor têm condições de trazer um panorama atualizado sobre o tema.

Cyntia aponta que o mercado imobiliário brasileiro não sofreu um impacto negativo com a pandemia e o distanciamento social.

O Governo Federal soube implantar os incentivos necessários, como por exemplo medida provisória para redução da jornada de trabalho e salário durante um período nos anos de 2020 e 2021, evitando o aumento do desemprego.

Além disso, Cyntia aponta que a classificação do setor da construção civil como parte da economia essencial foi outro ponto positivo e que serviu para a manutenção do mercado imobiliário.

Temos também um movimento maior de procura e compra de imóveis que foi ocasionado pelo próprio confinamento que é a questão do lar, moradia, no qual muitas famílias estão buscando novos apartamentos que melhor se adéquem às novas realidades.

Desta maneira, os movimentos do Governo Federal, somados à mudança de comportamento das pessoas e valorização do conforto da moradia, em face às novas demandas de home office, contribuíram para que o mercado mobiliário permanecesse em alta.

O momento ideal para fazer financiamento?

O momento mais adequado para contratar um financiamento deve ser analisado sob o ponto de vida da melhor forma de pagamento que o cliente pode utilizar na aquisição do imóvel. Cyntia, aponta algumas variáveis que devem ser observadas pelo cliente.

Sabendo que é um compromisso de longo prazo, o cliente precisa saber se a maioria das variáveis está de acordo com o seu momento de vida. Além disso, deve escolher a localização adequada, buscar prestações que se enquadrem no orçamento familiar, saber que o financiamento já garante a propriedade do imóvel e o que está pagando já faz parte do seu patrimônio e pesquisar a idoneidade do banco que está concedendo o financiamento.

Uma dúvida recorrente dos consumidores está relacionada à taxa de juros. Aqui, é importante saber que as taxas de juros do PCVA (Programa Casa Verde e Amarela) são fixas, variando apenas de acordo com a faixa salarial e o valor do imóvel, sendo a mais alta de 7,66% ao ano. As taxas de juros do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) são pré-fixadas (com indexador da Taxa Referencial). Elas são garantidas durante todo o financiamento com a contratação do crédito imobiliário, mas os bancos tendem a subi-las com o aumento da taxa Selic.

Este pode ser considerado um momento propício para fazer financiamento em razão de haver um programa do governo em vigor, o Programa Casa Verde e Amarela. No caso do SBPE, os bancos ainda não mudaram muito as taxas, tendo em vista o aumento da Selic dos últimos meses, o que também aponta para uma boa oportunidade. Contar com o suporte especializado pode trazer mais segurança na escolha e cuidado com os erros para evitar no financiamento.

O planejamento

Ao decidir fazer um financiamento, o consumidor precisa se planejar para pagar a entrada do financiamento e fazer a previsão de orçamento das parcelas. A atenção a estes detalhes pode fazer toda a diferença na saúde financeira e no cumprimento das suas obrigações.

O cliente pode se planejar financeiramente para a contratação do financiamento imobiliário, colocando no orçamento familiar todas as taxas e prestações necessárias para adquirir um imóvel, como:

  • prestação habitacional durante o período todo que pretende contratar (se as prestações são decrescentes ou fixas);
  • tarifa de contratação do financiamento que deverá ser paga ao banco;
  • valor de entrada;
  • as demais parcelas que correspondem à parte que o banco não financia (Pro Soluto).

Diferenças da Direcional e Riva Incorporadora

Antes de conhecer as diferenças entre a Direcional e a Riva Incorporadora, é importante contextualizar algumas mudanças promovidas pela Medida Provisória 996/2020.

A MP993/2020 instituiu o novo programa habitacional do Governo Federal, o Casa Verde e Amarela. O programa substitui o Minha Casa Minha Vida e traz algumas melhorias. O seu objetivo é estimular a aquisição de moradia nas populações de renda mais baixa. Com as taxas de juros mais baixas da história e condições exclusivas do programa, ficou mais fácil tornar real o sonho de adquirir um imóvel próprio.

De acordo com Cyntia, os financiamentos pela Direcional e pela Riva Incorporadora são diferentes. Pela Direcional o financiamento é pelo Casa Verde e Amarela; já na Riva Incorporadora, o interessado pode financiar também por outros métodos além do programa do Governo Federal.

Os imóveis que a Direcional vende estão enquadrados no PCVA pelo valor do imóvel e, com este enquadramento, os únicos bancos habilitados para operar são Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil.

Com o grande conhecimento que a CEF tem no mercado imobiliário, optamos por este banco. Já na grande maioria dos imóveis da Riva, como podem não enquadrar, pois os valores são superiores ao teto do PCVA, temos outras opções como os bancos privados e o financiamento direto com a construtora.

Aqui, é importante destacar que os interessados em realizar o financiamento pelo programa Casa Verde e Amarela devem estar enquadrados nas regras de financiamento do programa, por isso precisam apresentar documentos pessoais e comprovantes de renda e de residência. Estes são alguns dos pré-requisitos para aprovação do crédito.

Como você pode ver, este é um bom momento para quem está pensando em fazer um financiamento. Existem boas oportunidades disponíveis, por meio de programas do Governo Federal ou de outras modalidades de financiamento.

E se você quer fazer financiamento para compra de um imóvel, este é um bom momento para entrar em contato conosco e conversar com um dos nossos especialistas.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas