Ideias para cozinha pequena: saiba como explorar seu espaço de forma harmoniosa

Ideias para cozinha pequena: saiba como explorar seu espaço de forma harmoniosa Riva Incorporadora

Com as nossas ideias para cozinha pequena, você conseguirá utilizar o pouco espaço ao seu favor. Leia o nosso texto para saber mais!

Ao comprar um imóvel ou se mudar para um novo apartamento, é bastante comum nos depararmos com pouco espaço disponível. Por isso, ter boas ideias para cozinha pequena é essencial.

Dessa maneira, você consegue pensar em uma decoração que reúne beleza e praticidade, aproveitando os móveis que você já possui e priorizando alguns elementos de sua casa.

Sendo assim, selecionamos a seguir algumas ideias para cozinha pequena que vão tornar o seu lar ainda mais agradável e charmoso. Confira a seguir e tenha uma ótima leitura!

Abrace a praticidade

Uma das principais ideias consiste em entender que a praticidade deve ser o aspecto crucial na hora de montar a sua cozinha pequena.

Isso significa que não adianta querer diversos móveis ou itens que o cômodo não comporta. Eles podem ser belos, mas a proposta consiste em otimizar o pouco espaço disponível.

Portanto, a praticidade e a funcionalidade devem se sobrepor a qualquer outro aspecto. Desse modo, você evita frustrações e consegue desenvolver um ambiente bacana para a sua casa.

Contudo, isso não simboliza que você não terá artigos bonitos na sua cozinha. Pelo contrário, você utilizará o pouco espaço para destacar esses itens da melhor maneira.

Saber como organizar uma cozinha pequena e simples envolve a seleção dos móveis corretos, que dão novas ideias de como otimizar o espaço.

Uma boa dica consiste em pensar em móveis planejados para o ambiente, visto que eles são feitos sob medida. Assim, não seria necessário se preocupar com o tamanho do cômodo.

Contudo, eles são mais caros e nem sempre temos dinheiro suficiente para esse investimento. Neste caso, recorrer aos móveis funcionais pode ser a saída.

Um armário com mesa dobrável, por exemplo, serve essa função de 2 em 1. Desse modo, você economiza espaço e ainda pode deixar o cômodo com um ar mais moderno.

Cozinha com armários azuis, papel de parede e boa iluminação. Imagem ilustrativa para texto cozinha com papel de parede.

Aproveite os espaços vazios ao seu favor

Na hora de pensar em montar uma cozinha pequena, várias ideias giram em torno do uso de eletrodomésticos e móveis grandes. No entanto, muitos desconsideram os espaços vazios, como paredes e o próprio teto.

Com o uso de ganchos e suportes, é possível colocar prateleiras e quadros, garantindo assim um espaço bonito e sofisticado com bastante utilidade.

Além disso, isso te ajuda a pensar em aspectos que envolvem a decoração da cozinha sem desvincular do atributo funcional.

Invista em cores claras

Ao planejar qualquer cômodo, a paleta de cores se constitui como um dos mais relevantes aspectos. E, para isso, não é preciso ser um arquiteto ou designer.

Aliás, as cores conseguem comunicar certas perspectivas às pessoas. Por isso que em ambientes hospitalares é comum vermos tons azuis e brancos, pois eles passam a sensação de tranquilidade.

Assim, em espaços pequenos, tons claros aumentam a sensação de espaço e conseguem combinar de forma harmoniosa com outros itens.

Além disso, fica mais fácil ver as manchas de sujeira em móveis e pisos de cor clara, facilitando a limpeza da sua cozinha pequena e possibilitando uma maior organização.

Mantenha o ambiente organizado

Falando em organização, é sempre bom ter ideias para manter a sua cozinha pequena arrumada. Afinal, nada pior do que entrar em um ambiente entulhado de coisas, não é mesmo?

Isso significa que você precisa criar uma ordem lógica dos móveis e eletrodomésticos no espaço de modo a facilitar a sua rotina diária.

Por exemplo, se você tem um cantinho do café na sua cozinha, que tal organizar todos os itens em um armário próximo ou deixá-lo em cima da mesinha?

Dessa forma, você não precisa se preocupar em ficar indo de um cômodo para o outro ou sempre na dúvida onde estão os produtos necessários para uma atividade cotidiana.

Repense a necessidade de alguns móveis e objetos

Em cozinhas pequenas, é muito relevante repensar a necessidade de móveis e utensílios domésticos, pois a aglomeração deles apenas contribui para prejudicar a organização.

Em cozinhas pequenas com bancada, por exemplo, não adianta enchê-las com itens que acabam atrapalhando mais que ajudando.

Nesse sentido, vamos voltar à introdução e relembrar da importância da praticidade. Aquele armário que ocupa metade do espaço é necessário? Ele pode ser substituído ou realocado para outro cômodo?

Isso também serve para artigos de decoração, como plantas e quadros. Tê-los é crucial para dar um toque de personalidade ao cômodo, mas o excesso pode causar problemas. Use o seu bom gosto!

Parte de uma cozinha bem arrumada. Imagem ilustrativa para texto ideias para cozinha pequena.

Garanta que hajam espaços livres

Também entenda que espaços livres proporcionam um respiro em cozinhas pequenas, visto que contribuem para a circulação das pessoas e dão ideias para a organização do ambiente.

Em uma cozinha pequena, é importante otimizar o espaço, permitindo que as pessoas andem pelo ambiente. Afinal, em muitos casos, é necessário que mais de um morador circule pelo local.

Portanto, considere com calma onde colocar os móveis e eletrodomésticos para que isso aconteça de forma fácil e acessível.

Dessa maneira, você se certifica de que as pessoas não esbarrem nos objetos, se acidentando ou causando prejuízos aos seus utensílios domésticos.

Mude a porta com adesivos

Uma das ideias mais simples para cozinha pequena envolve o uso de adesivos nas portas, uma opção barata que transforma qualquer ambiente de maneira imediata.

Além disso, é muito fácil colocar esses acessórios na porta e você ainda pode renovar de tempos em tempos. Desse modo, a sua cozinha sempre estará de cara nova.

Para isso, você pode contatar uma empresa ou site que os produzam sob medida. De modo geral, o valor desses adesivos ficam na faixa de R$ 70 a R$ 100.

Há vários estilos de adesivos de porta, desde os mais tradicionais, com padrões de listras e florais, até os que utilizam imagens super realistas ou os que produzem efeitos ópticos.

Contudo, considere o estilo da sua cozinha pequena para ter ideias de adesivos que façam sentido no cômodo.

Opte por pastilhas resinadas

Para os azulejos de uma cozinha pequena, as melhores ideias consistem em focar nos detalhes decorativos que dão um toque extra ao cômodo.

Assim, você pode optar pelas pastilhas resinadas adesivas, pois elas são super baratas, bastante duradouras e ainda são bem fáceis de aplicar, dispensando a necessidade de um profissional para isso.

Devido à sua resina, essas pastilhas não perdem a cor mesmo com a atuação dos raios solares, assim como apresentam resistência à água.

A camada adesiva dispensa o uso de argamassa ou cola para a sua aplicação, sendo ideal para diversos tipos de superfícies, como revestimentos ou até mesmo paredes comuns.

Além disso, é possível encontrá-las no mercado em diversos tipos, formatos e cores. Desse modo, você não terá problemas para que elas combinem com a decoração de sua cozinha americana pequena.

Faça uma pequena horta ou use plantas

Muitas pessoas que vivem em apartamentos em grandes cidades, como no centro de São Paulo, desejam ter um pouco da natureza dentro do lar, mas não sabem como isso é possível.

Afinal, plantas precisam de alta manutenção, um espaço com bastante sol e muita água, correto? Pelo contrário! Existem muitas espécies que se adaptam a ambientes fechados sem problemas.

Portanto, é possível você ter algumas plantas em sua cozinha, seja para dar um toque decorativo ou até mesmo para a utilidade do cômodo, por meio de uma pequena horta.

Aliás, você também pode investir em plantinhas que são ótimos temperos, como hortelã e manjericão. Dessa forma, você ainda pode incorporá-las nas suas receitas.

Para te ajudar, a Direcional separou um artigo com informações sobre 10 plantas para apartamento pequeno. Clique aqui para ler! 

Decoração vertical 

A decoração vertical é uma das melhores ideias para quem possui uma cozinha pequena, pois ela concentra todos os elementos nas paredes do ambiente.

Assim, utilize armários, prateleiras, nichos e quadros com temas que combinem com o seu estilo de decoração. Desse modo, você otimiza o seu espaço e ainda ganha utilidade para o cômodo.

Além disso, você pode utilizar ganchos para pendurar panelas e frigideiras. Até mesmo nas cozinhas mais humildes, essa escolha confere uma sofisticação que costumamos ver em ambientes profissionais.

Apenas tenha em mente que o espaço disponível irá ditar como você fará a sua decoração. Melhor ter um único item decorativo de bom gosto do que vários que tumultuam o ambiente.

Explore a iluminação: led ou lustres

A iluminação é um elemento crucial para qualquer cômodo e a sua cozinha não é uma exceção. Mesmo sendo pequena, há ideias de iluminação que podem ser postas em prática.

Sendo assim, combine o tipo de iluminação com o seu estilo de decoração e o que será mais em conta para você.

Por exemplo, pessoas que preferem um ambiente clássico podem fazer uso de lustres e luminárias. Esses itens oferecem elegância e se adequam perfeitamente a diversos tipos de cozinha.

Para quem prefere um estilo mais despojado e moderno, uma excelente opção é a luz de led. Além de existirem tipos variados no mercado, a instalação é bastante simples e intuitiva.

Inclusive, muitas pessoas acreditam que só podem inovar com a luz de led no quarto ou sala. Na verdade, o led é bastante versátil e pode ser utilizado em muitos cômodos!

sala e cozinha integrada e com pequena ilha ao centro.

Objetos coloridos 

Quando pensamos em paredes e móveis de uma cozinha pequena, vêm a mente cores discretas e claras. No entanto, isso não significa que todo o cômodo precisa ser assim.

Umas das melhores formas de trazer vida ao ambiente é por meio de objetos coloridos, que podem servir como elementos para atrair o olhar das pessoas.

Assim, utensílios domésticos e eletrodomésticos podem ter cores vibrantes e chamativas, de modo que você tenha um ponto de destaque na sua cozinha.

Você também pode aplicar isso a outros artigos, como estantes, mesas e cadeiras. Entretanto, tenha cuidado para não mesclar tons muito diferentes e interferir na harmonia da sua decoração.

Opte por painel perfurado

O painel perfurado é uma estrutura de madeira com furos para que você coloque ganchos a fim de pendurar ferramentas e utensílios.

Diferente dos ganchos para panelas e frigideiras, que precisam de um suporte para ficarem suspensas acima da ilha da cozinha ou da bancada, esse painel fica diretamente na parede.

Ele possui uma fina espessura, se adaptando bem a ambientes menores, e ainda oferece grande utilidade, pois você pode pendurar praticamente todos os seus utensílios.

Assim, você pode colocar nele os seus talheres, escorredores, tábuas de cortar carne e vegetais, espátulas, batedores, e assim por diante. 

Escolha bem as cores e o material dos banquinhos e cadeiras 

Por último, mas não menos importante, é super importante pensar no conforto das pessoas que ficarão na sua cozinha. Assim, se preocupe com o material dos assentos.

Existem banquinhos e cadeiras que possuem tecidos e revestimentos confortáveis, duradouros e que saem bastante em conta.

Contudo, você também precisa aliar a praticidade com o apelo estético, visto que a cozinha também precisa ser um cômodo onde você se sente bem.

Então, sabe quando falamos que uma das melhores ideias para cozinha pequena é ter um ponto de destaque? Isso pode ser com banquinhos e cadeiras com tons vibrantes e chamativos!

Agora você já está pronto para decorar sua própria cozinha! 

Com as nossas ideias para cozinha pequena, você está pronto para decorar esse cômodo da sua casa de forma simples e eficiente.

Falando nisso, a eficiência é uma das marcas da Direcional, uma construtora que trabalha há mais de 40 anos para entregar imóveis funcionais e modernos para os seus clientes.

Além disso, temos compromisso com a sustentabilidade, criando empreendimentos com insumos que reduzem o impacto ambiental, contribuindo para o bem-estar da sociedade como um todo.

Portanto, entre em contato com a Direcional e veja como você pode realizar o sonho do apartamento próprio de modo prático e acessível.

Gostou do conteúdo? Então, continue aqui no Blog da Direcional para ler mais dicas sobre decoração e utilidades para o seu lar.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas