Cantinho do café: ideias para montar um espaço simples e cativante

Cantinho do café: ideias para montar um espaço simples e cativante Riva Incorporadora

Quer deixar os seus dias mais agradáveis e gostosos? Então, confira nossas ideias para criar um cantinho do café na sua casa!

Um cantinho de café consiste em um ambiente especial dentro do apartamento, sendo possível criá-lo no seu lar com algumas ideias simples.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Ele pode ser um canto para bater um papo com os amigos ou até mesmo servir como um local de destaque para quem acabou de comprar um imóvel novo.

Independente do caso, esse espaço deixa o ambiente ainda mais charmoso e sofisticado. Contudo, algumas pessoas têm dúvidas na hora de montá-lo.

Pensando nisso, nós vamos listar algumas ideias para você montar um cantinho de café em sua cozinha de forma simples e rápida. Continue a leitura para saber mais!

Para que serve um cantinho do café? 

Além de ser uma das bebidas mais consumidas do país, o café é uma ótima bebida. Muitas pessoas adoram tomar um cafezinho durante uma conversa ou até mesmo para estimular o cérebro.

Então, montar um cantinho do café te ajuda a ter ideias mais produtivas e criativas, além de proporcionar um local de encontro para amigos e familiares.

Vale ressaltar que esse ambiente também serve para se distrair e deixar o momento desse encontro mais especial, tornando seu lar ainda mais agradável.

Outro aspecto relevante do espaço é a sua utilidade, já que é possível encontrar nele todos os itens necessários para preparar e tomar a bebida de forma rápida.

Para quem trabalha em casa, esse espaço é muito útil, já que em alguns momentos é preciso pausar as atividades e comer algo para repor as energias. 

Logo, com um cantinho de café pertinho de você, essa parada nos afazeres se torna ainda mais prática. É ótimo para quem não deseja ir em uma padaria com frequência ou ter que passar café no coador.

Aliás, esse tipo de espaço ganhou mais destaque com o surgimento das máquinas de café em cápsulas, uma vez que ele pode ser preparado em poucos segundos. 

Com essas máquinas, você pode deixar esse momento ainda mais prático, além de ter acesso a uma diversidade de sabores e misturas.

Cantinho de café

O que não pode faltar em um cantinho do café?

Antes de adentrarmos nas ideias para o seu cantinho do café, vamos falar de alguns itens indispensáveis.

De modo geral, você precisa ter uma bandeja simples, algumas xícaras, uma máquina de café, uma garrafa térmica ou uma cafeteira, e um aparador para colocar os itens

Ao ter essas peças no local, o café é rapidamente preparado por você ou pelas visitas. Desse modo, você oferece uma maior liberdade para outras pessoas que estão na sua cozinha.

Caso você tenha a máquina de café ou cafeteira, escolha um espaço com tomada e tenha uma lixeira próxima para jogar fora as cápsulas ou os filtros usados. 

Ter algum petisco nesse espaço é muito bom, então, escolha algo que harmonize com café. Chocolates ao leite ou meio amargo combinam muito bem. 

Você também pode optar por algum tipo de bolacha, mas não se esqueça de que elas precisam ficar em um recipiente fechado para que não fiquem murchas.

Cantinho do café: ideias criativas para montar o seu

Apesar de ser algo bastante simples, ter muitas ideias pode atrapalhar na hora de montar o cantinho do café na sua casa.

Por isso, é importante pensar primeiro em alguns aspectos fundamentais para não ter dor de cabeça com algo que deveria ser fácil e rápido de criar.

Também considere a sua necessidade e dos outros moradores de sua casa. De nada adianta ter esse ambiente se você ou outras pessoas não costumam tomar café.

No entanto, se você quer saber algumas ideias criativas para criar o seu cantinho do café, continue lendo. A seguir, vamos citar 4 dicas fundamentais.

Pense no local mais adequado 

A primeira coisa que deve ser feita ao decidir montar um cantinho de café em sua casa se refere a escolher o local.

Na maioria das vezes, o ambiente fica na sala de jantar, na cozinha ou na sala de estar, tendo em vista que são cômodos ótimos para receber visitas.

Caso o seu apartamento apresente pouco espaço disponível, vale a pena montar o cantinho de café na bancada ou na ilha da cozinha

Desse modo, você utiliza a ausência de espaço ao seu favor de forma criativa. Apenas tenha os itens necessários e coloque-os de acordo com o tamanho do local.

Se o cantinho for pequeno, use e abuse das paredes. Elas podem ser grandes aliadas nesse momento.

Vale mencionar que prateleiras e nichos são ótimas soluções para colocar os itens suspensos. Neste caso, eles podem ficar em uma parede que liga a cozinha à sala de estar.

Escolha bem os móveis

Como falamos acima, os móveis dependem do espaço disponível. Assim, indicamos que você procure um aparador ou outro móvel para conseguir colocar todos os itens necessários.

Você também pode optar por uma prateleira resistente, uma bancada ou outro móvel dentro de sua casa, que pode ser reaproveitado. 

Caso deseje ter um ambiente rústico e descolado, você pode usar paletes. Ainda é possível ter poltronas e banquinhos para que as visitas se sintam confortáveis na hora de degustar o café.

No entanto, o mais importante é que você saiba selecionar os móveis para ter um melhor custo-benefício. Logo, considere o espaço do ambiente, a durabilidade do item e como ele agrega à decoração como um todo.

Cantinho de café - Cafeteira e itens ao lado com xícara e afins. Imagem ilustrativa para texto cantinho do café ideias.

Busque uma decoração que converse com seu estilo

Falando em decoração, ela não pode ser deixada de lado, sendo fundamental para deixar o ambiente interessante e aconchegante. 

Dessa maneira, procure inserir placas ou quadros no cantinho do café, decorando-os de acordo com o seu desejo e de um jeito que combine com os demais itens do ambiente. 

Você também pode utilizar suportes para xícaras e vasos, pois são artigos que conferem charme e personalidade, além de chamar atenção de forma delicada.

Sendo assim, escolha um jogo de xícaras iguais ou opte por modelos de canecas de cores distintas. Para ficar um ambiente agradável e harmônico, as peças precisam conversar entre si e com a decoração do imóvel.

Uma das principais ideias na hora de montar um cantinho do café consiste em ter atenção especial à iluminação dos ambientes, uma vez que ela ajuda a deixar o espaço mais agradável. 

Aproveitar a luz natural, por exemplo, traz destaque para o local e causa um efeito ainda maior. Caso não consiga, você pode utilizar uma luminária de mesa, luzes de LED ou um lustre.

Dessa maneira, com uma eficiente iluminação, o cantinho do café fica um ambiente mais bonito e ainda atrai a atenção das visitas. 

Organização: deixe itens necessários para uso fácil

Nossa quarta dica consiste na organização do espaço. Sendo assim, faça uma lista com tudo que você precisa colocar nesse local para torná-lo prático e funcional

Ao longo deste artigo, já demos algumas ideias de itens para montar o seu cantinho do café. 

Então, separe a máquina de café ou garrafa térmica com a bebida, açucareiro, adoçante, colheres e xícaras de café, bolachas, guardanapos, suporte para cápsula, e assim por diante.

Não é nada satisfatório convidar alguém para dividir esse momento e não ter bons ingredientes, não acha? Portanto, lembre-se de que algumas pessoas preferem o café coado na hora e deixe os itens necessários à disposição.

Para facilitar, não se esqueça de organizar tudo para que não haja contratempos na hora de preparar a bebida. Com um ambiente preparado, você não sente preguiça de fazer o cafezinho ou de chamar amigos para dividir esse momento.

Com ideias para cantinho do café, você já sabe como montar um no seu imóvel Direcional

Como vimos, dá para montar um cantinho de café no apartamento com algumas ideias simples, criando momentos agradáveis com as pessoas que você gosta. 

Aliás, a Direcional é uma construtora que se preocupa com o seu bem-estar e dos seus familiares. Assim, trabalhamos há mais de 40 anos tornando o sonho do imóvel próprio em algo possível.

Para isso, criamos empreendimentos modernos e funcionais, espalhados em mais de 13 estados brasileiros, com responsabilidade e compromisso com nossos clientes.

Para saber mais, entre em contato com a Direcional e veja como podemos facilitar a sua conquista do apartamento próprio!

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam montar esse ambiente acolhedor!

Também não esqueça de acessar o Blog da Direcional e ler outros artigos exclusivos.

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas