6 Dicas para saber como avaliar um imóvel com segurança

6 Dicas para saber como avaliar um imóvel com segurança Riva Incorporadora

Antes de adquirir uma casa ou apartamento, é importante fazer uma avaliação do imóvel. Mas você sabe como fazer isso? Confira algumas dicas conosco!

Um dos passos mais importantes na hora de conquistar o sonho da casa própria é saber como avaliar um imóvel de maneira segura, afinal se trata de um investimento para toda a vida.

Existem muitas variáveis que você deve considerar na hora de comprar um imóvel que vão além do seu preço ou do espaço disponível.

Pensando nisso, a Direcional trouxe para você 6 dicas importantes para você entender como avaliar um imóvel da melhor maneira possível.

Acompanhe no artigo a seguir. Boa leitura!

Qual a importância da avaliação de imóveis antes de comprar?

Para saber como avaliar um imóvel do modo correto, é preciso entender certos aspectos sobre a construção, tipo de financiamento, documentação, entre outros.

É normal não saber tudo sobre isso. No entanto, ignorar esses elementos pode fazer com que você se arrependa de comprar o imóvel e torne o sonho da casa própria em pesadelo.

Entender os principais critérios te fará avaliar se o preço requerido é justo. Dessa maneira, você tem um maior poder de negociação com o proprietário ou com a construtora.

Falando nisso, uma construtora como a Direcional esclarece todas as suas dúvidas sobre o empreendimento e aponta qual o melhor para você.

Outro aspecto importante na hora de avaliar um imóvel diz respeito às garantias em relação ao seu patrimônio. Desse modo, você sabe que está investindo em algo duradouro e que pode vender no futuro por um preço ainda maior.

No entanto, é importante avaliar o imóvel de maneira séria para não cair em erros. Confira a seguir 6 dicas importantes para esse processo.

Toda avaliação de imóveis se inicia com uma pesquisa detalhada

Na hora de comprar um eletrodoméstico ou coisas simples, como artigos de decoração, todos nós fazemos uma pesquisa para ter certeza de não jogar dinheiro fora.

Com uma casa ou apartamento, não é diferente. É preciso saber como avaliar um imóvel. Aliás, a pesquisa na hora de avaliar um imóvel é ainda mais detalhada e profunda, pois consiste em algo que impacta a vida de todos os moradores do ambiente.

Uma pesquisa em detalhe levanta diversas informações, como: tamanho do imóvel; se ele é novo ou não; se é um empreendimento na planta ou já construído; dentre outras.

Isso tudo impacta no preço do imóvel, um aspecto essencial para a compra. Logo, saber disso com antecedência permite que você negocie o valor da entrada ou até mesmo defina possibilidades de financiamento.

Pessoas avaliando informações em documentos. Imagem ilustrativa para texto como avaliar um imóvel.

Considere sempre a localização

No processo de como avaliar um imóvel, observe atentamente se a localização é adequada. Isso significa que você deve considerar o bairro e o seu entorno.

Por exemplo, uma pessoa pode pesquisar pelos melhores bairros de São Paulo e detestar o imóvel escolhido porque ele não atende suas demandas específicas.

Assim, é crucial analisar se o imóvel fica em um local de fácil acesso, perto de empreendimentos como padarias, farmácias, supermercados, hospitais, entre outros.

Outro aspecto é a questão do transporte público. É sempre bom morar em lugares onde há ônibus disponíveis nas diversas horas do dia, mesmo para quem tem carro.

Avalie o acabamento, conservação e infraestrutura

Ao chegar em um imóvel novo, muitas pessoas acreditam que o acabamento e a infraestrutura estão em bom estado de conservação e não veem a hora de fechar negócio.

Contudo, isso pode ser um erro. Infelizmente, algumas construtoras não se preocupam com o estado do seu empreendimento e entregam imóveis com graves erros infraestruturais.

Portanto, faça testes na hora de avaliar um imóvel. Ligue e desligue as luzes, verifique se as torneiras e descargas funcionam corretamente, e observe com cuidado a pintura e o acabamento da obra.

Como avaliar um imóvel a partir de seus complementos

Diversos empreendimentos oferecem complementos variados que impactam bastante no valor do imóvel. Portanto, não ignore esses aspectos na hora de avaliar um imóvel.

Por exemplo, você busca um apartamento de 2 ou 3 quartos? Prefere um imóvel com ou sem suíte? A distribuição das salas e da cozinha te agrada?

Ao responder essas perguntas, você irá saber qual empreendimento melhor se adequa à sua realidade. Pense que esses elementos também contribuem para o seu bem-estar e da sua família!

Busque sempre um corretor com Creci

Uma das melhores formas de não ter problemas ao avaliar um imóvel é contar com a ajuda de um profissional especializado. Afinal, ele tem conhecimento sobre o assunto e pode te orientar da melhor forma.

Entretanto, selecione um corretor de imóveis com registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), conselho responsável por regulamentar e fiscalizar os profissionais.

Dessa forma, você tem a ajuda de um profissional competente e sério que irá te guiar na escolha da melhor casa ou apartamento!

Pessoas consultando contratos e informações sobre imóvel. Imagem ilustrativa para texto como avaliar um imóvel.

Verifique a documentação

Por último, mas não menos importante, a documentação se constitui como um fator essencial para que você se certifique de que todo o processo está de acordo com a lei.

Essa documentação se refere tanto ao comprador quanto ao proprietário do empreendimento. Caso haja pendências ou irregularidades, não é possível fazer o processo de compra.

Desse modo, observe todos os documentos com cuidado e não assine nada se verificar alguma irregularidade. Na dúvida, consulte um advogado.

Clique aqui e confira os documentos necessários para financiar a casa própria!

Aprendeu como avaliar um imóvel e busca a melhor opção? Ela está na Direcional!

Encontrar uma construtora de confiança torna o processo de avaliar um imóvel ainda mais fácil. Para isso, você pode contar com a Direcional.

Com atuação em diversos estados do Brasil, a Direcional já entregou mais de 180 mil unidades e continua trabalhando para realizar o sonho da casa própria.

Além disso, trabalhamos com eficiência, segurança e tecnologia de ponta, garantindo que os nossos empreendimentos estejam de acordo com as normas e com total transparência. Afinal, o nosso objetivo é entregar as chaves do seu imóvel nas suas mãos.

Então, não deixe para depois! Encontre seu apartamento com a Direcional!

Aproveite também e continue aqui no Blog da Direcional para ler mais conteúdos sobre este tema.

CTA Do nosso canteiro Direcional para o seu canto 1 1 6 Dicas para saber como avaliar um imóvel com segurança

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas