Saiba como escolher o bolo de casamento perfeito para o grande dia

Saiba como escolher o bolo de casamento perfeito para o grande dia Riva Incorporadora

O bolo de casamento chama bastante atenção durante uma festa, por isso, muitos casais têm dúvidas sobre as opções disponíveis no mercado e como fazer a escolha certa. Entenda mais sobre esse assunto neste post!

Ao sonhar com a celebração de um momento tão significativo, é comum ficar inseguro quanto ao estilo da decoração e de um dos elementos principais da festa: o bolo de casamento.

Antigamente, não havia muito o que se pensar a respeito, pois a grande maioria das pessoas optava por um estilo clássico. Contudo, o tempo foi passando e surgiram novas ideias para trazer mais personalidade às cerimônias.

Por isso, elaboramos este conteúdo esclarecendo o que você deve levar em consideração para escolher o bolo ideal e algumas ideias incríveis para você se inspirar.

Boa leitura! 

Afinal, como escolher o bolo de casamento? 

Não importa se você sempre sonhou com uma festa moderna ou tradicional, o bolo de casamento sempre será um dos grandes protagonistas do evento, depois do casal, é claro.

Atualmente, os bolos podem seguir diferentes estéticas, desde o mais intimista — ideal para mini weddings — até um estilo clássico e muito bem elaborado.

Então, é importante levar em consideração que existem diversas opções de sabores, como chocolate, frutas, doce de leite, ganache e muitos outros. 

Além disso, o acabamento pode ser mais simples, rústico ou tradicional, como nos bolos brancos de três andares decorados com pasta americana.

Você também não pode esquecer de pensar no número de convidados e no restante da decoração da sua festa para criar um ambiente totalmente harmonioso.

bolo de casamento pequeno, branco e com flores.

Ideias para bolo de casamento: conheça as tendências

Ao avaliar os bolos de casamento mais requisitados atualmente, é impossível não considerar o modelo tradicional, que, até os dias de hoje, faz a alegria dos convidados nessa celebração tão especial.

Contudo, recentemente tem-se visto o surgimento de uma série de ideias inovadoras e modernas que funcionam muito bem e ainda trazem uma nova cara para o momento. 

Portanto, não deixe de pensar em diversas possibilidades antes de definir o bolo ideal para o seu casamento, pois você terá várias opções disponíveis para combinar com o estilo do casal.

Então, confira algumas opções que estão fazendo bastante sucesso!

Naked cake

O próprio nome do naked cake já dá pistas sobre suas características. Traduzindo, tem-se algo como “bolo nu”. Isso porque não se cobre as camadas desse tipo de bolo com fondant ou ganache de nenhum tipo.

Sendo assim, pode-se decorar o naked cake — também conhecido como bolo rústico — com castanhas, frutas vermelhas, flores da temporada e muitos outros ingredientes.

Além disso, é possível montar este bolo por meio de várias técnicas, como a versão espatulada. 

Nesse caso, cria-se uma camada fina de açúcar glacê, que dá a impressão de uma parede espatulada com uma capa semi transparente, deixando as camadas do bolo à vista e escondendo o recheio. O resultado é incrível!

bolo de casamento em estilo naked cake com quatro andares e enfeites.

Bolo de casamento simples ou minimalista

Bolos mais simples e minimalistas são ideais para festas mais intimistas ou reuniões após o casamento civil. Portanto, são opções perfeitas para quem busca uma forma de não gastar em excesso — pensando até na compra de um imóvel — ou que simplesmente prefere algo mais discreto.

Sendo assim, pode-se fazer um bolo de casamento simples de várias formas, como decorá-lo com pasta americana, flores, chantilly e muito mais. Contanto que haja uma harmonização com o seu evento.

Outro ponto muito interessante deste tipo de bolo é que ele nem sempre precisa ser confeccionado por um profissional. 

Muitas vezes, avós, outros parentes ou amigos conhecidos, por fazerem bons doces ou serem entusiastas da culinária, dão conta do recado e tornam o momento ainda mais especial para os noivos.

Bolo branco clássico

Embora o mercado ofereça cada vez mais opções de bolo de casamento moderno, não há nada de errado em optar pelo clássico. Afinal, ele nunca sai de moda e pode fazer parte do grande sonho de muitos casais.

Portanto, se você quiser algo bem tradicional, opte por um bolo branco decorado com pasta americana, arabescos e detalhes dentro da mesma paleta de cores. Geralmente, os adornos mais comuns são as flores de açúcar mais clássicas em tons claros e cores pastel.

Se quiser dar um toque que traga um pouco mais de vida ao design, utilize algumas folhagens verdes.

Bolo fake

Muitos noivos ficam na dúvida se esta é a melhor opção para um bolo de casamento. Afinal, não se trata de um bolo falso? É mais ou menos por aí, mas não se preocupe, existe uma explicação para essa ideia.

O bolo fake é uma escolha cada vez mais recorrente para casais que fazem questão da tradição de cortar o bolo durante a festa. 

Contudo, geralmente este é um bolo de dois andares ou mais em que apenas uma parte é de verdade, para a realização desse ritual.

Em seguida, serve-se a real sobremesa nupcial que, além de brownies, muffins, cupcakes e macarons, pode ainda ser pedaços de bolo, que saem diretamente de onde está instalado o buffet.

Dessa forma, evita-se também algum tipo de constrangimento ao ter que cortar cada pedaço de bolo na frente dos convidados

Ruffle cake

O ruffle cake é um tipo de bolo de casamento com ondas ou babados. Esta é uma opção muito charmosa e que tem se tornado popular entre os casais. 

A forma de fazer um ruffle cake pode variar de acordo com diferentes técnicas. Alguns profissionais preferem fazer as ondas com massas de flores — uma mistura de massa de açúcar com pasta americana — pois é possível trabalhar detalhes mais finos e delicados.

Por outro lado, pode-se optar por trabalhar apenas com a pasta americana e chantilly.

A vantagem deste tipo de bolo é a versatilidade que ele proporciona. Portanto, você pode servi-lo em festas tradicionais, rústicas, simples e modernas.

noivos cortando bolo bem enfeitado, com flores e babados.

Viu como é fácil encontrar o bolo ideal para seu casamento?

Então, qual das ideias de bolo de casamento você gostou mais? Independentemente de como você imagina a sua festa, com certeza encontrará um estilo de sobremesa que te agradará.

Para isso, você deve pensar no número de convidados, e qual será o estilo da cerimônia. A partir disso, poderá escolher entre as diversas opções de bolo disponíveis.

Então, para mais dicas sobre decoração de eventos, da casa e diversas utilidades, confira o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas