Dicas fáceis para fazer a decoração da Copa do Mundo: entre no clima do evento!

Dicas fáceis para fazer a decoração da Copa do Mundo: entre no clima do evento! Riva Incorporadora

Muitas pessoas já começaram 2022 em clima de festa, animados para elaborarem uma decoração de Copa do Mundo bem criativa. Pensando nisso, criamos este conteúdo reunindo as melhores ideias para você assistir aos jogos com muita empolgação!

A história da Copa do Mundo começa em 1928, quando Jules Rimet, então presidente da FIFA, criou o evento. Contudo, a primeira edição da competição ocorreu pela primeira vez apenas em 1930, no Uruguai. Desde então, ela acontece de 4 em 4 anos.

Em 2022, ela será disputada do dia 20 de novembro ao dia 18 de dezembro, no Catar, país do continente asiático. Ao todo, 22 seleções participarão do evento, incluindo o Brasil, que tenta o sexto título. 

Por isso, vale muito a pena investir em uma decoração para a Copa do Mundo. Afinal, se o Brasil ganhar, será o primeiro país a conquistar o hexacampeonato. Assim, distancia-se ainda mais da Alemanha e Itália que, até então, contam com 4 edições do troféu.

Outro motivo para enfeitar a sua casa nesse clima é que os jogos acontecerão durante o dia, entre os horários de 07:00 e 16:00 horas. Então, todo mundo poderá assistir as partidas com a casa à caráter.

Dicas de decoração para a Copa do Mundo

A sua decoração para a Copa do Mundo de 2022 pode ser simples ou grandiosa, dependendo do seu estilo e animação. De qualquer forma, não há como errar com a utilização de bandeiras, elementos verdes e amarelos e vários itens de uso comum, como almofadas, copos e pratos, tapetes, entre outros!

Além disso, se você colecionou artigos de decoração e outros objetos das copas passadas, pode utilizá-los também como parte da decoração. Alguns exemplos são bonecos de jogadores, camisas e uniformes antigos, álbuns de figurinhas e mascotes de outras edições.

E para te ajudar com ainda mais ideias inspiradoras, confira algumas dicas de decoração para a Copa do Mundo a seguir!

Seleção Canarinho

Atualmente, já estamos acostumados com a paleta de cores clássica, mas você sabia que o uniforme da seleção brasileira nem sempre foi verde e amarelo? 

Antes da copa de 1950, a cor principal era o branco. Assim, apenas em 1954, após um concurso, foram adotadas as cores que dariam origem ao apelido “Seleção Canarinho”.

Por isso, você pode explorar esse tema criando um ambiente verde e amarelo com detalhes de plantas e passarinhos de brinquedo. Dessa forma, você traz mais referências para a decoração além das cores e ainda homenageia a natureza rica do país.

Torcedores com bandeirinhas. Imagem ilustrativa para texto decoração copa do mundo.

Detalhes verdes e amarelos

Por outro lado, se você não gosta tanto de futebol, mas não quer perder o clima de copa, pode optar por detalhes mais simples. 

Assim, uma boa ideia é espalhar pequenas bandeiras e flâmulas pela casa. Logo, você preenche o ambiente com adereços menos chamativos.

Além disso, pode preparar algumas comidas com as cores do Brasil, como bowls de guloseimas e doces personalizados. Essa é uma maneira de trazer mais vida ao local sem mexer nos móveis e nem colocar nada nas paredes.

Portanto, essas são boas estratégias tanto para quem não é apaixonado pelo esporte quanto para quem quer gastar menos.

Só torço na Copa

Todo mundo conhece alguém que não tem o costume de assistir a um jogo sequer de futebol, mas é a pessoa mais animada de todas de 4 em 4 anos. Então, esse é um perfil que adora investir em uma decoração de Copa do Mundo.

Sendo assim, a dica para esse tipo de torcedor é comprar o máximo possível de itens de plástico e outros descartáveis. Dessa forma, assim que o evento acabar, pode-se voltar à persona de quem não liga para o esporte.

Nesse caso, opções não faltam. Basta procurar os tradicionais copos, pratos e talheres e outros artigos como apitos e toalhas de TNT.

Decoração Copa do Mundo de Futebol

Se, por enquanto, demos algumas opções para pessoas que não são muito ligadas ao esporte, essa vai para os apaixonados de plantão pelas 4 linhas. A ideia é utilizar vários elementos na decoração que remetam ao futebol, além da seleção do Brasil.

Então, vale a pena procurar enfeites em formas de bola, como porta copos, pratos, toalhas de mesa, suporte para panelas e tudo mais que você encontrar.

Outro detalhe interessante é comprar tapetes que simulem um gramado sintético. Já imaginou assistir aos jogos com o pé na grama? Você se sentirá no Catar junto aos jogadores!

Bandeirada

Se você está procurando um estilo mais clássico de decoração para a Copa do Mundo, a opção mais certeira é focar no uso da bandeira nacional, o símbolo mais marcante e expressivo do país.

A vantagem é que você encontra bandeiras de todos os tipos e tamanhos e vai poder trazer muita diversidade aos elementos pela casa.

Portanto, pode montar um painel na parede da sala com uma bandeira bem grande ou hasteá-la na varanda. Então, nas mesas, posicione algumas unidades como enfeite. 

Por fim, não se esqueça de separar várias bandeiras menores para todo mundo segurar e balançar durante a partida.

Barulho para chamar a vitória

Uma decoração de Copa do Mundo bem feita é aquela capaz de trazer o clima de festa para todos que estão presentes. E por acaso você já viu alguma festa animada sem barulho e agitação?

Por esse motivo, separe uma parte do orçamento para a compra de cornetas, buzinas, apitos e matracas

Ainda, se achar pouco e se sua família e amigos forem bons de música, garantam instrumentos de percussão para uma roda de samba e pagode, como é tradicional para os jogadores.

Você pode posicionar esses acessórios barulhentos logo na entrada. Assim, cada pessoa que chegar já garante um para poder entrar na brincadeira.

Balões

Para um verdadeiro clima de festa, não precisa nem dizer que os balões cumprem perfeitamente essa função. 

Portanto, compre diversas unidades verdes, amarelas, brancas e azuis com antecedência para não correr o risco de ficar sem durante a copa, pois a procura será grande.

Então, com os balões em mãos, peça ajuda para alguém e preparem os pulmões. É possível fazer um varal que atravesse a sala, pendurá-los nas paredes e deixar alguns soltos para brincadeiras de embaixadinha.

Se quiser, também é possível enchê-los com gás hélio e soltá-los pelo teto.

Homenagem às partidas

A Copa do Mundo não é um evento apenas sobre o Brasil, uma vez que é uma disputa entre 22 seleções e uma festa que celebra diversas culturas diferentes. 

Por isso, muitas pessoas aproveitam o momento, independente dos resultados da seleção nacional.

Sendo assim, é possível criar uma decoração temática para cada partida que você escolher. Dessa forma, você entra ainda mais no clima do evento. Afinal, quem vai aos jogos no estádio se depara com uma mistura incrível de pessoas de todo o mundo.

Essa ainda é uma boa oportunidade para aprender mais sobre os outros países enquanto procura referências decorativas.

Crianças torcendo assistindo partida de futebol. Imagem ilustrativa para texto decoração copa do mundo.

Dicas de comida para a decoração da Copa do Mundo

Além dos detalhes estéticos na sua casa ou apartamento, outra boa maneira de complementar a sua decoração para a Copa do Mundo é organizando comidas especiais.

Você pode prepará-las com ingredientes nas cores do Brasil ou optar por pratos típicos do país e de sua região.

Por outro lado, para fazer tudo de maneira ainda mais temática e imersiva, pesquise receitas de comidas típicas do Catar, sede do evento. Assim, todos que estiverem assistindo aos jogos poderão se sentir, pelo menos um pouco, no local da competição.

Brigadeiros verdes e amarelos

O brigadeiro é um doce típico do Brasil. Feito de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, ele é um sucesso entre os brasileiros e até entre os estrangeiros que têm o privilégio de experimentar essa especiaria.

Portanto, não tem como errar ao servir o brigadeiro durante os jogos. E para fazer com que ele seja parte da decoração da Copa do Mundo, é só comprar os confeitos nas cores verde e amarelo. 

Já as forminhas podem ser brancas e azuis, fazendo alusão ao uniforme da seleção.

Mini sanduíches do Brasil

Além dos brigadeiros temáticos, outra opção é montar mini sanduíches com as cores da sua decoração da Copa do Mundo. 

Então, para o verde e amarelo, é só comprar o pão de forma, cortá-lo ao meio na diagonal formando triângulos e recheá-los com bastante queijo prato, mussarela ou cheddar, alface e um patê de frango.

Dessa forma, você garante um petisco barato, fácil de fazer e muito gostoso. Ainda, se quiser uma opção vegetariana, é só substituir o patê por uma maionese temperada com especiarias verdes. Assim você adiciona ainda mais tons ao prato.

Filtro de vidro

Essa é uma boa alternativa para quem gostou da ideia de fazer uma decoração diferente para cada jogo, dependendo das seleções que estiverem se enfrentando. O filtro de vidro permite que você o encha com a bebida da cor que quiser.

Portanto, aposte em diversos sabores de sucos naturais diferentes, escolhendo a partir da cor da fruta utilizada.

Para os jogos do Brasil, não tem segredo: com um suco de maracujá e uma receita de suco verde “detox”, você poderá beber a sua decoração de copa do mundo!

Outra ideia interessante é completar no mínimo dois filtros de vidro, um com opção de bebida alcóolica, como um drink ou uma batida, e outra sem álcool.

Pastel

O pastel frito é mais uma das receitas típicas do Brasil, muito presente em nosso dia a dia nas feiras, lanchonetes e em nossa própria casa. 

Assim, o preparo desse petisco também não é complicado e para quem não gosta de frituras no óleo, é possível utilizar uma fritadeira elétrica a ar.

Então, poucas coisas são tão brasileiras como assistir a um jogo da seleção comendo um pastel e tomando uma cervejinha. Para quem não bebe, é só garantir um copo com refrigerante sabor guaraná e torcer pelo hexa!

Sanduíche de pernil

Quem tem o hábito e gosta muito de ir a um campo de futebol para ver os jogos do seu time do coração, sabe como é gostoso comer um sanduíche de pernil nos arredores do estádio. Seja antes da partida ou após uma vitória sofrida.

Por isso, preparar um belo sanduíche desses para ver os jogos vai trazer à tona aquela energia que só um jogo de futebol pode proporcionar. E para que a comida não fuja ao tema, sirva-a em pratinhos descartáveis e guardanapos verdes e amarelos. 

Mesa montada com pratos variados.

Prepare um homus para a sua decoração de Copa do Mundo

O homus de grão de bico é uma comida muito consumida no Catar e outros países árabes, mas que já caiu também no gosto dos brasileiros. Além disso, é uma receita simples e com ingredientes fáceis de encontrar. Então, você precisar de:

  • 2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido
  • 1/2 xícara de chá da água do cozimento do grão
  • 1/2 xícara de chá de tahine
  • 2 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão
  • 4 colheres de sopa de azeite

Com isso em mãos, coloque tudo no liquidificador sem o azeite e bata aos poucos. Assim que chegar em uma consistência que te agrade, transfira para uma tigela e regue com azeite.

Viu só como é fácil criar uma decoração completa?

Nós só temos a oportunidade de elaborar uma decoração de Copa do Mundo criativa a cada 4 anos. Então, vale muito a pena trabalhar a imaginação e entrar em ritmo de festa. 

Afinal, como você viu nesse conteúdo, não são necessários grandes investimentos. Com itens simples e baratos já é possível se divertir bastante.

Até mesmo se você estiver planejando comprar um imóvel antes desse grande evento e não quiser mexer muito na decoração, viu que alguns elementos, como bandeiras e descartáveis não prejudicam em nada a sua casa e apartamentos novos.

E caso você queira mais dicas de decoração e novidades sobre o mercado imobiliário, acompanhe o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas