Adega para sala: saiba como criar o espaço ideal no seu lar!

Adega para sala: saiba como criar o espaço ideal no seu lar! Riva Incorporadora

Já desejou ter uma adega para sala, mas ainda não sabe como preparar o espaço? Trouxemos uma série de dicas para ajudar você. Acompanhe!

Há muito tempo, pensar em uma adega para sala deixou de ser uma alternativa para poucos e se tornou uma realidade para qualquer apreciador ou apreciadora de um bom vinho. 

Isso porque a bebida tem sido cada vez mais frequente na mesa dos brasileiros e o mercado já oferece uma excelente quantidade de preços e variedades.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o consumo de vinho cresceu 18,4% no último ano, e isso fez com que muitas pessoas buscassem uma forma adequada de armazená-los em casa.

Por isso, seja para quem vai comprar um imóvel ou apenas quer criar aquele espaço incrível em casa para armazenar seus vinhos, a Direcional preparou este artigo exclusivo. 

Confira com a gente e boa leitura!

Motivos para ter uma adega em sua sala

Os amantes de vinhos sabem, mas não custa lembrar: o consumo moderado da bebida protege o coração, previne diabetes, depressão, melhora a digestão, entre outros benefícios. E, claro, pode criar um ambiente único e descontraído que todo lar precisa!

Mas se você ainda não sabe o porquê precisa ter uma adega na sala de sua casa, a gente começa esse conteúdo com 4 motivos incríveis:

  • Poder brindar a qualquer hora e comemorar os grandes momentos, seja com a família ou quando for receber os amigos em casa;
  • Dar maior sofisticação ao seu ambiente com uma decoração prática;
  • Garantir a qualidade dos seus vinhos;
  • Poder aproveitar uma promoção espetacular de vinhos por ter um local correto para armazená-los.

Amigos brindando com taça de vinho.

Qual tamanho uma adega para sala deve ter?

Primeiramente, é importante considerar que o tamanho ideal de uma adega irá variar de acordo com o número de garrafas de vinho que você tem ou pretende armazenar. Em outras palavras, ela pode ser bem compacta ou ocupar grandes espaços.

Contudo, a melhor forma de decidir o tamanho é fazer com que não seja tão grande a ponto de sobrar muitos espaços vazios, nem tão pequena que não consiga armazenar todos os rótulos que você escolher.

Lembre-se que, indiferente da sua frequência de consumo, uma adega para a sala se torna parte da decoração. Ou seja, é uma opção sempre interessante deixá-la preenchida e organizada para dar aquele plus no ambiente.

O que considerar antes de instalar uma adega em casa

Após decidir o tamanho, há fatores que precisam de atenção a fim de que o armazenamento dos vinhos aconteça de modo correto.

Por exemplo, o espaço onde a adega irá ficar não pode ter grande variação de temperatura nem mesmo incidência direta do sol. Por isso, evite a proximidade de janelas ou basculantes.

Da mesma forma que acontece com armários, é possível optar por adegas prontas para a sala ou feitas como móveis modulados

No caso de uma adega em sala pequena, verifique a possibilidade de colocá-la em cantos sem movimentação ou embaixo de escadas.

Em caso de residências com crianças, certifique-se que elas não terão acesso às garrafas. Isso pode ser feito por meio da opção de adegas suspensas ou embutidas.

Tipos de adega para sala: veja os benefícios de cada um

Existem basicamente 3 tipos diferentes de adega e é importante conhecê-los para optar por aquele que melhor atende suas necessidades. Conheça a seguir sobre eles.

Adega passiva

Esse é o modelo clássico e que todos conhecem. Em resumo, esse tipo de adega não usa nenhuma tecnologia para manter os vinhos na temperatura ideal.

Uma adega passiva pode tanto ser um espaço no subsolo para armazenar as garrafas quanto uma pequena estante na sala ou copa. 

É bastante prática e com baixo custo, porém deve sempre ser pensada a partir da instalação em um local com temperatura amena e constante.

O ideal é que a temperatura onde a adega ficará esteja sempre entre 10 e 16ºC.

 adega para sala no modelo passivo.

Adega termoelétrica para sala

Por sua vez, a adega termoelétrica é um modelo com função de climatizador. Em outras palavras, ela utiliza eletricidade para seu funcionamento e manutenção da temperatura ideal dos vinhos.

Normalmente, esse tipo de adega possui modelos mais compactos e são opções recorrentes para quem tem pouco espaço ou irá armazenar poucas garrafas. Por exemplo, em apartamentos pequenos.

A única desvantagem da adega termoelétrica é que ela funciona resfriando o ambiente interno em até 10ºC menor que o externo. O que significa que em locais muito quentes ela não é a melhor opção.

 adega para sala no modelo termoelétrico.

Adega com compressor

Por último temos um modelo similar à adega termoelétrica, mas com funcionamento diferente. Isso porque a adega com compressor não apenas resfria o ambiente interno como permite a regulagem de temperatura.

Dessa forma, espumantes ou vinhos que exigem temperaturas específicas estarão armazenados de maneira correta. 

Em comparação com a adega termoelétrica, o consumo da adega com compressor é maior, contudo, é uma opção mais completa para a maioria dos casos.

 adega para sala no modelo com compressor.

Cuidados e dicas importantes ao ter uma adega para sala

Agora que você já conhece os tipos de adega para sala, que tal saber mais sobre os cuidados com elas? Confira!

Aposte na organização das garrafas

Manter as garrafas em ordem e organizadas é uma questão estética, mas irá valorizar toda a decoração da sua sala. Por isso, dedique sempre um tempo para se certificar que a composição da sua adega está realmente incrível e chamativa.

As garrafas de vinho devem estar sempre na horizontal

A dica aqui vai no sentido oposto à estética e busca garantir a qualidade dos seus vinhos. Para isso, é obrigatório que as garrafas fiquem deitadas de modo que o vinho mantenha contato constante com a rolha. 

Isso contribui para que não entre oxigênio e cause oxidação na bebida.

Limpe regularmente as garrafas da sua adega para sala

Não há nenhum segredo na limpeza e manutenção de uma adega para sala. Isso porque, na maioria das vezes, é só retirar as garrafas e realocá-las em seguida, após passar um pano úmido em cada uma.

Evite ao máximo movimentar as garrafas

Grandes movimentações ou agitações nas garrafas de vinho podem contribuir para que a bebida envelheça mais rápido e vá perdendo o seu sabor original. Por isso, evite mudanças recorrentes de lugar.

Por último, nunca retorne com o vinho para a adega caso ele tenha sido aberto ou ido para a geladeira antes do consumo.

garrafas de vinho armazenadas.

Aproveite e planeje sua adega na sala de um imóvel Direcional

Agora que você conferiu as melhores dicas para ter uma adega para sala e já pensa em adquirir a sua, nós temos uma dica extra se você ainda não tem um imóvel para chamar de seu.

A Direcional tem mais de 40 anos de experiência e referência no mercado imobiliário e conta com as melhores opções para quem busca conforto e qualidade de vida.

Aqui, você vai encontrar oportunidades para comemorar a sua maior conquista brindando com o seu vinho favorito!

Entre em contato conosco e conheça nossos imóveis.

Para outros conteúdos sobre dicas e decoração, continue no Blog da Direcional.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas