Chá de panela: como organizar e criar lista de presentes

Chá de panela: como organizar e criar lista de presentes Riva Incorporadora

Ainda tem dúvidas sobre como organizar um chá de panela? Preparamos um conteúdo completo para te ajudar. Confira!

O chá de panela foi, durante muito tempo, um dos eventos mais importantes que aconteciam antes do casamento. Isso porque ele se associava a uma festa onde os noivos podiam criar uma lista de presentes para a casa nova.

Entretanto, ainda que ele aconteça com frequência nas vésperas de um casório, os novos tempos permitiram que ele pudesse se estender de maneira mais ampla e até mesmo ter novos itens na lista.

Mas o objetivo permanece: ajudar alguém a mobiliar a nova casa. Por isso, seja para quem acabou de comprar um imóvel, vai morar sozinho longe da família ou se mudar, fazer um chá de panela é uma alternativa muito útil.

E no artigo de hoje da Direcional, vamos te explicar em detalhes como organizar um chá de panela para qualquer ocasião. Confira conosco e boa leitura!

Chá de panela ou chá de cozinha: qual a diferença?

Antes das dicas, vamos a uma informação simples e importante: chá de panela e chá de cozinha são a mesma coisa.

A diferença dos nomes é só uma forma de modernizar o conceito, uma vez que as panelas deixaram de ser os itens principais de uma cozinha, não concorda?

Hoje elas costumam dividir espaço com airfryer, fornos, processadores e outros itens das chamadas casas inteligentes, como tomadas e lâmpadas com comando de voz.

E se abordamos a modernidade, é bom lembrar que a velha tradição de fazer um chá de panela apenas com mulheres também não faz mais tanto sentido. Afinal, há casais onde os homens também cozinham ou chás de panela onde o anfitrião irá morar sozinho.

Então, aproveite o momento e convide amigos e familiares independente do sexo. O importante aqui é criar um evento único e que gere interação entre você e seus convidados. 

Se preferir, aproveite e inclua o evento de chá bar e faça uma festa mista com mais possibilidades de presentes, que tal?

Como organizar um chá de panela

Não há segredo na organização de um chá de panela, uma vez que ela acontece de modo similar a qualquer festa.

Contudo, uma dica essencial é entender como fazer um chá de panela com pouco dinheiro. De modo geral, lembre-se que se o evento se relaciona com uma mudança de casa, significa que o anfitrião já tem gastos com muitas coisas.

Por isso, não se preocupe em fazer uma festa mais econômica ou mesmo de maneira colaborativa. Algumas sugestões que podem ajudar nisso são:

  • Incluir no convite uma contribuição espontânea dos convidados com um prato ou uma bebida;
  • Realizar a famosa “vaquinha” para comprar o que será servido durante a festa;
  • Optar por pratos mais fáceis e de menor custo, como caldos, patês e massas;
  • Usar da criatividade para decorar a festa com materiais recicláveis, tecidos e se tiver em casa, plantas e fotos, entre outros.

O que não pode faltar na lista de chá de panela?

Após pensar na parte prática do chá de panela, é hora de aprender como criar uma lista de presentes. Afinal, este é o principal motivo pelo qual a festa irá acontecer, não é mesmo?

De modo geral, não há uma regra única sobre o que pode ou não constar na lista. Mas para não ter qualquer problema com ela, é preciso ser um pouco razoável. O que, no caso, dá muito mais certo quando os presentes são itens para a casa.

Em resumo, evite colocar na lista de chá de panela qualquer coisa que seja de uso exclusivo de alguém. Na dúvida, responda à seguinte pergunta: esse presente poderá ser usado por todos que frequentarem aquele espaço?

Sobre o valor dos presentes, novamente é necessário o bom senso. Dessa forma, você não causa constrangimento a nenhum convidado e conseguirá ganhar o máximo possível de itens. Para isso, disponibilize sempre opções de diferentes faixas de preço.

Por último, considere ter uma lista de presentes virtual, da mesma forma que acontece em casamentos. 

Com ela, você facilita a aquisição do item pelo convidado, garante que não haverá presentes indesejados ou repetidos e, se preferir, pode converter todo o valor em dinheiro.

A seguir, confira nosso check list completo do que não pode faltar na lista de qualquer chá de panela.

check lista chá de panela.

Principais dúvidas sobre como organizar um chá de panela

Que tal tirar algumas dúvidas frequentes sobre o chá de panela? Acompanhe todas as respostas que reunimos.

Qual é o momento certo de realizar o chá de panela?

Se ele for anteceder um casamento, faça o chá de panela cerca de um mês antes. Dessa forma ele não ficará nem tão próximo nem tão longe da grande data.

Se o motivo da festa for pela mudança para um novo lar, a data pode ser até uma semana antes. Pense apenas se o evento não irá atrapalhar seu planejamento para se mudar.

Quem não pode faltar em uma lista de convidados para um chá de panela?

Amigos e familiares mais íntimos. Mas lembre-se que essa lista é diferente, por exemplo, da lista dos convidados do casamento. Por isso, escolha aquelas pessoas mais próximas e que você tenha mais convívio.

Onde deve acontecer a festa?

O ideal é que o espaço onde irá ocorrer o chá de panela permita que todos os convidados fiquem à vontade. Logo, pode ser em um salão, em sua casa ou de amigos.

Como são as brincadeiras que acontecem em um chá de panela?

Algumas festas de chá de panela costumam ser animadas com brincadeiras entre os convidados e os anfitriões. Porém, isso não é regra. Entre as mais comuns estão jogos de adivinhação ou que envolvem prendas divertidas.

Amigos se divertindo em um chá de panela.

Como devem ser os convites e as lembrancinhas de um chá de panela?

Quem prefere economizar, pode apostar em convites onlines e enviados de maneira completamente virtual. Por sua vez, as lembrancinhas para este tipo de evento são opcionais, uma vez que a intenção é que o anfitrião seja presenteado.

Entretanto, uma forma simpática de agradecer a presença de seus convidados é enviar uma mensagem dois ou três dias após a realização do chá de panela.

Agora você já sabe como organizar seu chá de panela!

Depois de todas essas informações, você já está pronto para organizar seu chá de panela e dividir um momento especial com seus amigos e familiares. 

E claro, nada melhor do que planejar um evento que é a sua cara e boa render ótimas memórias, não é mesmo?!

Nossas dicas foram úteis? Compartilhe o conteúdo e continue acompanhando o Blog da Direcional para acessar outros artigos como este. 

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas