Entenda o que são móveis modulados e como utilizá-los no seu lar

Entenda o que são móveis modulados e como utilizá-los no seu lar Riva Incorporadora

Os móveis modulados são opções versáteis e sofisticadas na hora de mobiliar a sua casa. Leia nosso artigo para saber como escolhê-los!

Com casas e apartamentos cada vez menores, é importante saber como utilizar bem o espaço disponível. Diante disso, os móveis modulados se apresentam como ótimas alternativas.

Inclusive, esse pode ser o dilema de quem acabou de comprar um apartamento, mas a mobília antiga não cabe no novo ambiente. Dessa forma, investir nesse tipo de mobília é a melhor solução.

Para te ajudar nesse processo, preparamos este artigo com as informações mais relevantes sobre os móveis modulados. Confira a seguir e tenha uma excelente leitura!

Afinal, o que são móveis modulados? 

Os móveis modulados são pequenos módulos feitos de acordo com padrões e design pré-estabelecidos, que se adaptam ao tamanho dos diversos cômodos da casa.

Portanto, as pessoas podem adquirir as peças da mobília, ajustando-as segundo as suas necessidades e os espaços disponíveis no ambiente.

Apesar de fazerem parte da produção em série, é possível escolher móveis modulados pensando na utilidade para os diferentes cômodos, como sala, banheiro, cozinha, e assim por diante.

Qual a diferença de móveis modulados e planejados? 

Os móveis planejados se referem a aqueles produzidos de acordo com as medidas do ambiente e com as vontades do cliente.

Os modulados, por sua vez, têm medidas padronizadas, com cores, tamanhos e formatos estabelecidos previamente.

Muitas pessoas confundem os dois, mas os planejados se adaptam perfeitamente ao espaço, enquanto a mobília em módulos oferece uma personalização limitada.

Assim, é importante pesquisar antes de selecionar o tipo a fim de fazer a compra mais segura e que traga mais benefícios para o seu imóvel.

Armário em um cômodo da casa. Imagem ilustrativa para texto móveis modulados.

As vantagens e desvantagens de cada um

Como pode notar, existem vantagens e desvantagens entre cada um desses móveis. A seguir, separamos em categorias para você entender melhor:

  • Personalização: Os móveis modulados oferecem personalização limitada, enquanto os planejados se adaptam perfeitamente ao espaço;
  • Preço: Os modulados são mais baratos, devido à sua produção em série. Os planejados, por sua vez, são mais caros, visto que são feitos sob medida;
  • Entrega do produto: Para fazer móveis planejados, o profissional precisa de tempo que envolve medição, fazer a peça e entregar para os moradores. Em contrapartida, para adquirir modulados, basta ir na loja e levá-los para a casa;
  • Versatilidade: Pode-se utilizar os módulos em cômodos diversos, enquanto os planejados costumam ser fixos no ambiente, o que complica na hora de uma mudança, por exemplo.

Dicas para escolher os móveis modulados para seu lar

Se você decidiu pelos móveis modulados, é importante observar alguns aspectos antes de comprá-los para não se arrepender e acabar gastando dinheiro sem necessidade.

Em primeiro lugar, analise as suas necessidades e condições financeiras antes de adquirir a mobília.

Os módulos podem servir para dividir ambientes, por exemplo, mas uma cortina também apresenta essa utilidade, além de ser uma alternativa consideravelmente mais em conta. 

Logo, examine a opção que oferece mais vantagens em longo prazo.

Confira abaixo algumas dicas para selecionar os móveis modulados para o seu imóvel.

Faça medidas 

Uma das grandes desvantagens dos móveis modulados envolve a sua personalização limitada, tendo em vista que eles precisam se adaptar ao espaço disponível.

Sendo assim, faça as medidas cuidadosamente e escolha módulos que se encaixem nos ambientes. Aliás, inclua outros móveis e eletrodomésticos na hora de fazer essa medição.

Uma das grandes vantagens é que você pode utilizar peças em diferentes cômodos. Por exemplo, um módulo de uma estante que não cabe na sala pode ser realocado para um quarto.

Busque conhecer o material 

No mercado, há diferentes tipos de materiais dos móveis modulados. Então, você precisa analisar quais deles se adaptam melhor às suas necessidades.

Se você busca comprar uma mobília para ambientes úmidos, como o banheiro, invista em revestimentos resistentes à água, como o aço inox e a madeira MDP.

Para ambientes como a cozinha, escolha materiais que resistam ao calor. Assim, você pode pensar em módulos de madeira MDF ou com metacrilato.

Na dúvida, pergunte ao vendedor e observe todas as descrições técnicas do produto em questão. Dessa forma, você se certifica de que o móvel possui o material adequado para o seu cômodo.

Observe detalhes, como puxadores 

Na hora de comprar móveis, muitas pessoas ignoram o acabamento e outros detalhes. Com os modulados, isso não deve ser exceção, visto que existem muitos tipos disponíveis no mercado.

Assim, confira os puxadores e dobradiças do material, e veja se eles funcionam adequadamente ou apresentam algum tipo de fragilidade.

Caso não entenda muito sobre esse aspecto, você pode olhar na internet o que outros usuários falam sobre o móvel. Se encontrar muitas reclamações, procure outra opção.

Pessoa colocando peças para montar móvel. Imagem ilustrativa para texto móveis modulados.

Confira o pé da mobília 

Essa dica também diz respeito ao acabamento, pois uma das grandes vantagens dos móveis modulados se refere à sua adaptabilidade aos cômodos.

Portanto, mobília com pés reguláveis oferecem mais oportunidades de personalização, além de garantir que não haja desníveis no móvel.

Verifique também a qualidade do material, já que muitos pés são frágeis e cedem facilmente diante do peso. Contudo, tenha cuidado para não sobrecarregar o interior do móvel com muitos itens.

Com todas as dicas, escolha o móvel certo para seu imóvel Direcional!

Agora você tem todas as informações necessárias para escolher os melhores móveis modulados para o seu imóvel.

Falando em imóveis, você sabia que a Direcional tem mais de 40 anos de atuação no ramo da construção civil, com presença em mais de 13 estados brasileiros?

Com mais de 150 mil unidades entregues em todo o país, temos o compromisso de aproximar você do sonho da casa própria. Entre em contato conosco e conheça nossas propostas!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de conferir o Blog da Direcional para ter acesso a mais artigos exclusivos!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas