Como fazer a iluminação de apartamento? Dicas simples para valorizar seu ambiente!

Como fazer a iluminação de apartamento? Dicas simples para valorizar seu ambiente! Riva Incorporadora

Conheça as melhores formas de utilizar a iluminação de apartamento para transformar a estética do ambiente e proporcionar maior conforto.

A escolha correta da iluminação para apartamento é capaz de valorizar a decoração e induzir determinadas sensações ao ambiente, como bem-estar e tranquilidade.

Contudo, para que isso seja possível, é preciso entender como os diferentes tipos de luz, naturais ou não, são melhor utilizadas para realçar as características do seu apartamento.

Afinal, não adianta morar em um local lindo e escuro, não é verdade?

Portanto, confira algumas dicas que vão mudar a forma como você vê a luz em sua casa!

Aproveite a iluminação natural

É sempre bom comprar um imóvel privilegiado o suficiente para contar com grandes quantidades de luz natural durante o dia. Aproveitar o máximo possível desse elemento não só economiza energia como faz muito bem para a nossa saúde física e mental.

Essa também é uma das dicas de iluminação para apartamento pequeno, pois a luz natural ajuda a ampliar os ambientes. 

Então, procure manter as suas janelas sempre limpas e com poucos móveis altos que possam bloquear a luminosidade e evite cortinas muito grossas e escuras.

Além disso, uma dica de ouro é posicionar espelhos opostos às janelas, pois o reflexo tornará o ambiente mais claro. 

Cortinas de vidro também são ótimas opções para aumentar a luminosidade das varandas.

Diversifique as fontes de iluminação do apartamento

Para melhorar a distribuição da luz em um ambiente, o ideal é contar com múltiplas fontes de iluminação. 

As luzes do teto são as principais e é possível pensar em algumas opções para ganhar espaço. Uma delas é a iluminação de trilha, que distribui a luz de maneira uniforme. Além disso, com apenas uma instalação você garante mais de uma fonte de luz.

Outra boa alternativa são os holofotes de teto. Por serem embutidos, não há problema se o pé direito for baixo e eles oferecem claridade com excelente amplitude.

Por outro lado, não podemos nos esquecer das luzes na parede. Essa é uma ótima estratégia para acabar com cantos escuros e realçar quadros e outros elementos decorativos.

Sala de estar com vários pontos de luz. Imagem ilustrativa para texto iluminação de apartamento.

Quais luminárias usar?

As luminárias são tipos de iluminação para apartamento que, além de criarem um jogo de luzes interessantes para um cômodo, funcionam muito bem como incrementos de decoração.

No caso das luminárias de mesa, os abajures são protagonistas por estarem disponíveis em uma série de cores, materiais e formatos diferentes. Se o objetivo for expandir o seu espaço, dê preferência para os de vidro.

Já para um ambiente de trabalho, como um home office, escolha luzes mais claras e algumas opções direcionadas à mesa de atividades que despertem a atenção e induzam a criatividade.

Leve em consideração a temperatura das cores

Você sabia que as cores têm temperatura? Esse é um fato que não tem a ver com o aquecimento da lâmpada, mas à emissão de uma tonalidade mais amarelada (quente) ou fria (azulada).

Portanto, a regra geral para a iluminação de apartamento é: cores quentes em lugares de descanso e cores frias para os locais onde se realizam mais atividades.

Além disso, a temperatura das cores das lâmpadas pode ser medida em Kelvin (K) e varia entre 1.500K (muito fria) e 10.000K (muito quente).

Qual a iluminação mais adequada para cada cômodo?

Agora que você já entendeu como aproveitar ao máximo a iluminação de apartamento de uma forma geral, que tal ver algumas dicas de escolhas de luzes para cada cômodo do seu lar?

Confira a seguir!

Sala de estar

A sala de estar é um ambiente para se sentir confortável e aproveitar a companhia de bons amigos e familiares. Muitas vezes, é também um espaço que utilizamos após um dia intenso de trabalho. 

Por isso, o ideal é escolher luzes mais quentes e amareladas, que proporcionem uma sensação de aconchego e conforto. 

Além disso, se você é uma pessoa que gosta de quadros e outros elementos nas paredes, trabalhe luzes direcionadas para destacá-los.

Contudo, evite luzes voltadas diretamente para o sofá, pois a luminosidade nos olhos pode incomodar quem estiver sentado ou sentada. 

Iluminação para apartamento na sala de jantar

A sala de jantar não é um ambiente tão relaxante quanto a sala de estar e o foco passa a ser a mesa e a comida que será servida. Mas ainda é importante conciliar as duas coisas, afinal, as refeições devem se tratar de momentos prazerosos.

Então, escolha um belo pendente com luz amarela de um tamanho que não prejudique o conforto das pessoas sentadas.

Além disso, você pode direcionar um ou mais focos de luz para a mesa (dependendo do tamanho do móvel), deixando o restante do ambiente mais escuro e criando uma atmosfera mais intimista.

Quartos

Atualmente, com tantas tecnologias disponíveis, acabamos trazendo para os quartos diversas tarefas que, até então, ficavam do lado de fora. Pessoas que fazem home office, por exemplo, podem gostar de trabalhar no quarto por comodidade.

Contudo, os quartos são, principalmente, os locais onde dormimos e passamos os últimos instantes antes de pegarmos no sono. Por isso, é essencial planejar uma iluminação que vise bastante conforto.

Portanto, instale uma iluminação central quente e, em pontos estratégicos, como ao redor da cama e próximo ao guarda-roupa, instale pontos de luzes para valorizar o ambiente.

Cama no quarto com luminária ao lado. Imagem ilustrativa para texto iluminação de apartamento.

Cozinha

Quem já tentou fazer uma receita mais complexa ou até mesmo um almoço mais simples, sabe que cozinhar é uma atividade multitarefas. Sendo assim, as luzes mais indicadas para locais dinâmicos são as de temperaturas frias.

Outro ponto importante é que a cozinha é um cômodo que demanda muita limpeza. Sendo assim, luzes muito amarelas e direcionadas a um ponto específico dificultam a visualização da sujeira.

Banheiro

Os banheiros são locais voltados para a higiene pessoal, por isso, também é interessante o uso de cores claras para os cuidados com o corpo e limpeza do ambiente.

Contudo, se você quiser criar uma atmosfera mais aconchegante para banhos relaxantes, é possível instalar luzes mais quentes próximas ao box para usos pontuais.

Além disso, esse é um espaço muito utilizado para fazer a barba ou a maquiagem. Nesses casos, uma luz que venha de cima cria sombras e atrapalha a visualização do rosto. Por isso, opte por luzes nas laterais do espelho.

Manter o apartamento bem iluminado não é difícil!

Como você viu, realizar alguns ajustes na iluminação do apartamento pode transformar os ambientes sem a necessidade de investir em outros elementos decorativos ou em uma mobília nova.

Sendo assim, basta seguir as dicas deste conteúdo e aplicá-las em cada um dos cômodos do seu imóvel. Dessa forma, você criará uma estética diferenciada e ainda estimulará as sensações certas.

E para melhorar ainda mais a experiência de morar no seu apartamento, acompanhe todas as dicas do Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas