Bricolagem: entenda o conceito e confira ideias para aplicar em casa

Bricolagem: entenda o conceito e confira ideias para aplicar em casa Riva Incorporadora

Você já ouviu falar em bricolagem? Caso essa palavra lhe pareça estranha, saiba que, provavelmente, você já fez e nem sabe.

Afinal, o termo se refere à prática de tarefas que você mesmo realiza em casa, sem solicitar o serviço de um profissional especializado.

Quer entender melhor o que é isso? Não se preocupe, pois a Direcional escreveu este artigo com tudo o que é preciso saber sobre bricolagem.

Você vai descobrir o que é e como fazer, bem como poderá conferir algumas ideias de bricolagem para fazer na sua casa.

Por isso, leia este texto até o final. Boa leitura!

O que é bricolagem? 

A palavra bricolagem é um termo de origem francesa, e que está relacionada a tarefas que a pessoa pode realizar em casa, por conta própria, sem contratar um profissional.

Essa prática teve início por volta de 1950, devido à escassez de mão de obra americana, o que deixava a realização de serviços domésticos mais cara.

Com isso, as pessoas tiveram que começar a realizar essas atividades caseiras por si mesmas.

Se você nunca se deparou com a palavra bricolagem, talvez conheça outra, originária do inglês, DIY (Do It Yourself), que, no português, significa faça você mesmo.

Desse modo, a prática pode ser realizada em diversos segmentos do lar, como manutenção, pintura e restauração, montagem de móveis, jardinagem, artesanato, instalação de tomadas, entre outros.

Agora que você já sabe o que é bricolagem, o que acha de descobrir como praticá-la? Para isso, leia o tópico a seguir.

bricolagem Bricolagem: entenda o conceito e confira ideias para aplicar em casa

Como fazer bricolagem: confira detalhes essenciais

Provavelmente, você deve ter percebido que já praticou bricolagem em algum momento. Ainda assim, é interessante conferir algumas dicas para saber como fazer para que a atividade seja mais fácil.

Pensando em ajudar, nós selecionamos sugestões de como fazer bricolagem. Por isso, acompanhe os itens a seguir.

Busque os equipamentos adequados 

A primeira preocupação que você deve ter para poder executar as tarefas com mais facilidade é escolher os materiais apropriados.

Por isso, busque equipamentos de qualidade, os quais permitam que você faça o que precisa ser feito com praticidade.

Além disso, bons materiais colaboram para que o acabamento dos serviços seja melhor, de modo que você pode concluir as tarefas com maior satisfação.  

Faça pesquisas sobre processos e técnicas

Imagine a seguinte situação: o chuveiro da sua casa queima e você precisa trocá-lo por um novo, mas nunca fez isso antes.

Uma alternativa sempre será contratar um técnico, caso você sinta insegurança para fazer a troca. No entanto, essa é uma tarefa que pode ser executada com facilidade.

Assim, caso você decida trocar o chuveiro por conta própria, é fundamental pesquisar as etapas necessárias, para que tudo ocorra corretamente e com segurança.

Portanto, pense que não há o que você não consiga aprender. Pesquise, estude os processos e veja o resultado do seu esforço. Sem dúvida, é recompensador, e você ainda resolve vários “problemas” com muito mais agilidade.

Aproveite para aprender sempre

Se você deseja fazer bricolagem com cada vez mais habilidade, esteja sempre disponível para o aprendizado.

Cada vez que surgir a necessidade de realizar alguma tarefa em sua casa, se abra para descobrir como fazer e aprenda com isso.

A partir do momento que você sentir mais familiaridade com a prática, perceba que sua habilidade vai aumentar a cada nova atividade feita.

Quem sabe até, em algum momento, você atinja um nível de especialização alto o suficiente para começar a ofertar seus serviços.

Por isso, aproveite o momento não só para resolver situações do lar, mas também para aprender técnicas úteis para o dia a dia.

Comece praticando 

Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Pois é justamente isso o que acontece conforme você vai executando as demandas da sua casa.

Por isso, não espere que os primeiros trabalhos sejam perfeitos, mas entenda que perfeito é o feito.

Dessa forma, você vai notar que, a cada atividade concluída, o sentimento será de satisfação e, aos poucos, os resultados serão cada vez melhores.

Mas, para isso, é necessário determinação e vontade de fazer. Portanto, não hesite em colocar a mão na massa. 

Se necessário, busque ajuda 

Ainda em relação à questão da aprendizagem, lembre-se de que nem sempre você saberá exatamente o que e como fazer, mas isso não é um problema.

O que é necessário fazer, nestes casos, é procurar ajuda de quem saiba realizar a tarefa. Pode ser um parente, um amigo e até mesmo um profissional quando for o caso.

Ao fazer bricolagem, é fundamental se preocupar com a segurança. Assim, sempre procure a ajuda de quem saiba realizar uma atividade que você ainda não tenha muita confiança.

Seguindo esses conselhos, com certeza, é possível realizar as tarefas da sua casa por conta própria.

E para te ajudar ainda mais, vamos apresentar algumas ideias, para que você possa praticar a bricolagem na sua casa. Acompanhe!

Ideais para praticar a bricolagem em casa 

A partir de agora, vamos dar exemplos de bricolagem que você pode começar a fazer hoje mesmo, para adquirir prática.

Muitas vezes, fazer algumas tarefas por conta permite que seu lar tenha um estilo mais adequado ao seu gosto.

Por isso, caneta e papel na mão, para anotar todas essas ideias incríveis que serão apresentadas a seguir!

Jardim vertical

Uma ideia super legal de bricolagem é montar um jardim vertical. Hoje em dia, é comum muitas pessoas aderirem a essa prática.

Primeiramente, essa é uma forma de cultivar tanto plantas ornamentais, quanto medicinais e alimentícias.

Além disso, no caso de quem planta temperos e pequenos frutos, essa é uma alternativa ainda mais saudável de alimentação.

Para fazer um jardim vertical, além dos itens básicos de jardinagem, você vai precisar montar uma estrutura que, normalmente, é feita com pallets.

Fica lindo e muito prático. Vale a pena a tentativa!

Nichos com caixas de feira

Outra ideia legal de bricolagem é a criação de nichos, utilizando caixas de madeira, como aquelas que se usam nas feiras livres.

Muitas delas são mais fechadas, fazendo com que sejam ótimas opções para esse serviço.

Com isso, você pode lixá-las e pintá-las com a cor de sua preferência, e usá-las na cozinha, por exemplo.

Ficam extremamente práticas e charmosas, dando um estilo único à sua decoração.

Restauro de móveis antigos

Há momentos em que olhamos ao redor e sentimos a necessidade de mudar algumas coisas dentro de casa. Você já passou por isso?

Acontece que nem sempre é possível fazer uma mudança geral dos móveis. Neste caso, uma ideia é restaurar os que você já tem.

Por exemplo, é possível restaurar roupeiros, balcões de cozinha, armários, estantes e outros móveis de madeira. Para isso, você pode mudar a cor e até mesmo adesivá-los.

No caso de sofás e poltronas, uma opção é trocar o forro por um tecido diferente, alterando o estilo e mantendo o mesmo móvel. Você pode economizar muito dessa forma.

Mulher fazendo bricolagem com peças de madeira.

Vasinhos com latas de condimentos

Mais uma forma de fazer bricolagem é reaproveitar as latinhas de condimentos, como ervilha, seletas, entre outros.

Com elas, uma alternativa é pintá-las e até mesmo fazer decorações se você tiver habilidade com pintura.

Além disso, você pode usar latas de tamanhos diferentes, montando um estilo diferenciado para a decoração da sua casa.

Escolha uma plantinha charmosa, como cactos ou suculentas, e plante nos seus vasinhos personalizados.

Paredes com cores diferentes

Essa é uma ideia bastante simples de pôr em prática. Afinal, basta comprar uma tinta da sua preferência e mais alguns pincéis, e colocar a mão na massa em seguida.

Por exemplo, sua sala de estar pode ficar muito estilosa com um canto pintado com uma cor diferente. 

Muitas vezes, gostamos de uma determinada cor, mas não para usá-la em um ambiente inteiro. Por isso, pintar apenas um lado pode ser a opção ideal para trazer mais estilo à sua casa.

Roupas de tricô

Você imaginava que o bom e velho tricô também é considerado bricolagem? Pois saiba que sim.

Com isso, caso você já saiba fazer, é só seguir produzindo os famosos blusões e cachecóis. Ou então é possível fazer roupinhas de bebê, que ficam uma gracinha.

Porém, caso você não saiba, é possível aprender com alguém que já tenha essa habilidade. Além de econômico, o tricô é uma forma de aliviar o estresse do dia a dia.

Viu como é interessante praticar a bricolagem? 

A bricolagem é uma alternativa para resolver questões do dia a dia da sua casa, e também para realizar tarefas manuais de modo a trazer mais estilo para o seu lar.

E, como você viu, pode ser muito simples, principalmente conforme vai adquirindo prática. Assim, vale a pena se arriscar a fazer algumas tarefas por conta própria.

Portanto, quando for comprar um imóvel, considere fazer você mesmo algumas demandas que o período de mudança vai exigir.

Se este artigo te inspirou, o que acha de ver mais dicas para o lar no Blog da Direcional? Até a próxima!

CTA Direcional 

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas