Saiba qual é a idade máxima para financiar um imóvel

Saiba qual é a idade máxima para financiar um imóvel Riva Incorporadora

A idade máxima mudou e foi ampliada. Entenda como funciona agora e planeje-se melhor para a compra do seu apartamento. 

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma idade máxima para financiar imóvel. É por isso que quem deseja comprar um apartamento por meio de financiamento tem que ficar bem atento. Hoje em dia, com tantas facilidades oferecidas no mercado, principalmente por construtoras, cada vez mais as pessoas estão querendo realizar o sonho de ter sua casa própria.

Sem tempo para ler? Clique no player para ouvir!

Começar cedo ou mais tarde a busca por esse sonho é uma escolha individual e tudo depende da situação financeira em cada etapa da vida. No entanto, é importante ter em mente que há limite de idade e alguns requisitos que precisam ser atendidos pelo cidadão brasileiro que queira fazer um financiamento imobiliário.

Despertamos sua curiosidade? Acompanhe a leitura para descobrir qual é a idade mínima e a idade máxima para fazer esse financiamento, e fique mais perto da realização dessa conquista na sua vida!

Por que existe limite de idade para financiar um imóvel?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, principalmente as mais velhas que querem comprar um imóvel e que têm renda para isso. Então, é importante deixar claro que um financiamento é um empréstimo e que há regras para consegui-lo que vão depender bastante do perfil de quem está contratando.

Muitas vezes, apenas estar em dia com os sistemas jurídico e fiscal, apresentar os documentos necessários e comprovar renda não é o suficiente para ter a liberação do crédito imobiliário. Para as empresas que disponibilizam o empréstimo, é essencial que a pessoa tenha uma idade que seja compatível com o tempo de duração do financiamento, pois só dessa forma que ela estará habilitada para seguir com o processo.

Com o avanço da idade, as instituições consideram que a chance de haver sinistro é bem maior. Apesar de isso poder ocorrer em qualquer idade, na terceira idade, os riscos de doenças e de acidentes aumentam, podendo causar invalidez da pessoa ou levar ao falecimento. Então, para colocar regras bem claras, chegou-se a uma idade máxima.

Qual a idade máxima para financiar um imóvel?

Sim, existe uma idade máxima, que deixou de ser 75 anos, passando para 80 anos e 6 meses. Vale destacar que esse limite se refere à idade da pessoa mais velha lá no final do financiamento, certo?

Isso significa que se a pessoa tem, hoje, 60 anos, ela vai poder fazer um financiamento de até 20 anos de duração e alguns meses. Essa pessoa específica não poderá, por exemplo, fazer um empréstimo que dure 25 anos. No caso de um financiamento de 35 anos, ou seja, 420 meses, o solicitante poderá ter, no máximo, 45 anos.

Qual a idade mínima?

Para conseguir entrar em um financiamento imobiliário, o interessado precisa ter, no mínimo, 18 anos. Isso porque, nessa idade, as pessoas já podem trabalhar, já respondem por si mesmas e conseguem arcar com suas responsabilidades financeiras.

Mas é preciso ressaltar que, para conseguir esse crédito, a pessoa não pode ter nenhum tipo de problema de restrição ou crédito. Caso tenha, terá um indeferimento do pedido de financiamento.

As pessoas mais velhas precisam comprovar uma renda maior?

Bom, o que acontece é que, quanto maior a idade da pessoa, maiores serão os valores das parcelas e as taxas de juros. Assim, só se consegue a aprovação do financiamento caso a pessoa prove que consegue pagar as parcelas.

Sendo assim, mesmo quando é um imóvel semelhante, as pessoas mais velhas têm que comprovar uma renda maior que as pessoas mais jovens, afinal de contas, elas precisam mostrar capacidade de arcar com as prestações mais elevadas do financiamento. O ideal, portanto, é que as pessoas comecem a pagar seu imóvel quanto antes, para conseguir condições mais favoráveis.

Vale lembrar, ainda que, além da exigência da idade mínima e máxima, há outros pontos determinantes para conseguir financiar um apartamento. Veja:

  • não ter problemas de crédito ou de restrições: é imprescindível que o solicitante esteja em dia com suas contas, ou seja, que não tenha o nome negativado no SPC ou Serasa;
  • apresentação de capacitação de pagamento e de estado civil: ou seja, a aptidão que o cidadão tem de exercer os seus direitos, sem impedimentos, apresentando comprovante de residência e estado civil;
  • comprovação de renda mínima mensal: é preciso ter os três últimos holerites e o Imposto de Renda do ano anterior, pois são documentos que comprovam essa renda. Lembrando que, em determinados casos, é possível usar o extrato bancário;
  • valor realista da parcela: o valor da primeira parcela jamais pode ser superior a 30% da renda familiar mensal bruta.

Caso você já esteja na terceira idade e só agora conseguiu ter condições financeiras para comprar seu apartamento, saiba que há algumas alternativas interessantes para fazer com que as prestações reduzam um pouco ou então para que você consiga o financiamento de forma mais fácil. Veja a seguir!

Composição de renda

Ao decidir comprar um bem com outra pessoa, você pode compor a renda. Dessa forma, as fontes de renda de ambos são levadas em consideração na hora de fazer o financiamento, o que aumenta as chances de ter a aprovação do financiamento.

No entanto, é preciso saber que, no cálculo das condições do contrato, sempre será a idade do comprador mais velho a ser considerada, logo, o limite vai seguir como um fator determinante. A dica aqui é sempre fazer uma boa avaliação das condições, pois assim, futuramente, você não terá surpresas de valores altos que você não vai conseguir arcar.

FGTS

Você pode utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como entrada para o financiamento. Isso vai garantir um abatimento no montante que você terá que financiar, ou seja, haverá uma redução no valor das parcelas.

É importante que você tenha em mente que o financiamento imobiliário é a diferença entre a entrada e o valor da propriedade. Para saber qual vai ser a entrada que você terá que disponibilizar para que as prestações caibam no seu orçamento, é só solicitar uma simulação.

Não se esqueça de que quanto antes fechar a compra do seu apartamento, maior vai ser o prazo e menores serão as taxas de juros, certo? Caso precise, você pode optar pela composição de renda para aumentar as chances de ter a aprovação do financiamento e, claro, usar seu FGTS ou suas economias para dar uma entrada.

Agora que você já sabe qual é a idade máxima para financiar imóvel, o que acha de começar a pesquisar onde pedir seu financiamento? A Direcional é a melhor solução para financiar o seu apartamento. Com o nosso simulador de financiamento, você pode ter previsibilidade para fazer suas escolhas de forma acertada.

Gostou do texto? Aproveite para saber quais são os documentos que você precisa para financiar seu imóvel! E não deixe de entrar em contato conosco para fazer o seu financiamento. Conte com um parceiro de confiança, como a Direcional!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas