Como é morar em Camaçari (BA)? Guia completo da cidade

Como é morar em Camaçari (BA)? Guia completo da cidade Riva Incorporadora

Se você planeja morar em um lugar que oferece serviços variados, oportunidades profissionais e qualidade de vida, você tem que conhecer Camaçari!

Camaçari é uma das regiões metropolitanas mais famosas da Bahia e oferece muitos diferenciais para quem deseja morar em um lugar tranquilo e com belas paisagens naturais.

Com ritmo desacelerado e polo industrial desenvolvido, traz diversas oportunidades, mas sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar dos residentes.

Neste post, entenda os motivos pelos quais vale a pena morar em Camaçari e conheça os principais destaques de um dos municípios mais próximos de Salvador!

Por que a cidade de Camaçari tem esse nome?

A cidade de Camaçari leva esse nome por conta de um termo do tupi antigo, kamasary, que significa “árvore que chora”. Esse nome também designava uma árvore conhecida como “cachaporra-do-gentio”, que tem folhas com muito orvalho.

A história da região começa em 1558 como uma antiga Aldeia do Divino Espírito Santo, quando começou a ser catequizada pelos jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues.

Em 1624, os indígenas tupinambás foram essenciais na expulsão dos holandeses que chegaram à Bahia, liderando tropas de resistência que defenderam o local.

No entanto, apesar de ser uma das principais Companhias de Jesus da época, Camaçari recebeu sua emancipação em 1758, quando se fundou, oficialmente, a Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo.

Segundo registros, a cidade contava com cerca de 544 casas e 1.200 habitantes, crescendo de maneira independente. 

Quando recebeu estradas de ferro para o envio de insumos agrícolas, conseguiu alcançar novas terras no litoral e aumentar seu domínio, chegando na posição que apresenta atualmente.

É bom morar em Camaçari?

Para quem deseja saber como é morar em Camaçari e se é bom, vale a pena considerar alguns fatores importantes de avaliação.

Segundo informações do IBGE, Camaçari tem cerca de 300 mil habitantes, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avaliado em 0,7, considerado alto.

Além disso, é a segunda maior cidade da região metropolitana do estado, tendo também o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) da região.

No entanto, existem outros elementos que tornam Camaçari atrativa para estabelecer uma residência a longo prazo. Confira abaixo!

Praias de Camaçari

Um dos pontos que mais chamam atenção na Bahia são suas belas praias, com locais paradisíacos para visitar e morar.

Para quem deseja estar perto da natureza e aproveitar paisagens chamativas, Camaçari é uma das melhores opções. 

São mais de 30 praias na extensão da costa do município, algumas com destaque nacional, como a praia de Guarajuba, famosa por ter mar verde, localidade tranquila e águas claras.

Além disso, também é o lar da praia da Barra do Jacuípe e da praia de Jauá, conhecidas pelas areias brancas e águas tranquilas.

Dessa forma, é possível não apenas aproveitar o local como lazer e uma forma de relaxar, mas também como paisagem, morando na Bahia em frente ao mar.

Distância entre Camaçari e Salvador 

Outro elemento que torna Camaçari um bom local de residência é sua distância da capital, pois fica a apenas 50 km de Salvador.

Dessa forma, permite que as pessoas que residem nela tenham mais alternativas de bens e serviços essenciais, além de estarem próximas de uma das metrópoles mais importantes do Brasil.

Pela principal rodovia de acesso, BA-535, é possível chegar em 30 minutos, ideal para quem busca oportunidades em Salvador, mas sem deixar de morar no município ou precisar adquirir um apartamento na capital.

Oportunidades de emprego 

Nessa linha, vale a pena mencionar que Camaçari também traz diversas oportunidades de emprego para as pessoas residentes.

Além da proximidade com a capital, permitindo que profissionais façam viagens rápidas, o município tem um polo industrial de destaque, conhecido como Polo Industrial de Camaçari.

Assim sendo, a cidade conta com mais de 90 empresas, com destaque nos segmentos químico e petroquímico, química fina e têxtil. Ainda, traz indústrias de renome nas áreas de:

  • celulose;
  • metalurgia do cobre;
  • fertilizantes;
  • automotivo;
  • energia eólica;
  • bebidas e serviços.  

Esse polo industrial gera diretamente mais de 15 mil empregos, além de 30 mil indiretamente, contribuindo com 22% do PIB da Indústria de Transformação da Bahia.  

Vale reforçar ainda que Camaçari também tem um potencial turístico considerável, por conta das suas praias e infraestrutura receptiva a visitantes, incentivando trabalhos nesse setor.

Isso permite que os residentes tenham melhores oportunidades e renda, podendo, por exemplo, obter a casa própria com financiamento ou alcançar outros objetivos.

Qualidade de vida 

Muitas pessoas procuram regiões que proporcionem tranquilidade e qualidade de vida, e Camaçari atende a esse requisito.

Ao contrário de Salvador, que funciona de maneira intensa e movimentada, o município se destaca pelo contato com a natureza e a infraestrutura.

Elementos como trânsito reduzido e segurança pública aumentam a qualidade que a cidade oferece para os residentes, mesmo sendo a segunda maior região metropolitana.

Assim, traz as oportunidades da cidade grande com a tranquilidade do interior, além das belezas naturais, que permitem uma rotina de lazer mais diversa.

Ainda, é possível encontrar ofertas de apartamentos na praia, por exemplo, residências em bairros sossegados ou empreendimentos com benefícios, como condomínios em áreas verdes.

Esses elementos são fundamentais para promover mais sossego e qualidade de vida para os residentes.

Conheça o Conquista Estrada do Coco, empreendimento da Direcional em Camaçari (BA)

Para aproveitar tudo que Camaçari tem a oferecer, vale a pena conhecer o Conquista Estrada do Coco, empreendimento da Direcional na região.

Com um espaço moderno que inclui playground, piscina, espaço gourmet e espaço fitness. Além disso, traz todas as comodidades que os moradores precisam, com acesso facilitado para as vias e transporte público.

Piscina Estrada do Coco Direcional Como é morar em Camaçari (BA)? Guia completo da cidade

Piscina do empreendimento Conquista Estrada do Coco da Direcional

Venha conferir mais do Conquista Estrada do Coco em Camaçari e tenha qualidade de vida morando em uma das regiões metropolitanas mais famosas da Bahia!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas