Ceilândia (DF): conheça a cidade que fica a 30 km de Brasília

Ceilândia (DF): conheça a cidade que fica a 30 km de Brasília Riva Incorporadora

Conheça Ceilândia, cidade bem desenvolvida que fica a 30 km de Brasília e que encanta pela sua história e grandes oportunidades.

Ceilândia, fundada em 1971, é uma cidade moderna do Distrito Federal, mas que, ao mesmo tempo, preserva a história dos seus pioneiros e abriga uma grande quantidade de nordestinos, proporcionando uma cultura rica e cheia de nuances. 

Com uma população de mais de 400 mil habitantes, a cidade é independente do Plano Piloto — está localizada a 30 km da Capital Federal, Brasília —, tendo uma forte economia baseada no comércio e na indústria, além de uma marcante diversidade artística, esportiva e cultural. 

Assim, se você está em busca de um lugar que seja bem desenvolvido, seguro, de fácil acesso e com grandes oportunidades de estudo e trabalho, confira este artigo para conhecer mais sobre Ceilândia!

Por que Ceilândia é tão famosa?

Por si só, Ceilândia é uma cidade bem rica na questão cultural e de lideranças políticas próprias, principalmente pela forte presença nordestina na cidade. 

Inclusive, alguns pontos turísticos da cidade rememoram o povo do nordeste, tendo como destaque a Casa do Cantador e a Feira Central, onde você pode encontrar comidas típicas e sentir um pouquinho do sabor dessa região incrível!

Quais são os bairros de Ceilândia?

Desde a sua primeira ocupação, Ceilândia não parou de receber pessoas e, por isso, é uma das cidades mais populosas do país. 

Um dos maiores destaques é a sua organização, em que os bairros são conhecidos como “setores”. Assim, a cidade é dividida em Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Ceilândia Oeste, Guariroba, Setor O, Setor P. Sul e Setor P. Norte

Inclusive, os melhores bairros para morar em Ceilândia são Guariroba, ideal para universitários, Ceilândia Norte, perfeita para quem deseja comprar ou alugar apartamentos, e o Centro, a região mais agitada da cidade.

Como é viver em Ceilândia?

Considerada uma das cidades mais populosas do Distrito Federal, Ceilândia está em constante desenvolvimento e bastante ativa. Confira!

Transporte 

Um dos primeiros aspectos que merece destaque em Ceilândia é a questão do transporte e mobilidade na região. A cidade conta com um sistema de transporte público efetivo, que liga seus setores à Capital Brasília e demais regiões do DF

Existem as linhas de ônibus e as estações de metrô, as quais são localizadas em pontos estratégicos da cidade, que facilitam a mobilidade da população. 

Segurança 

A segurança é um aspecto essencial para a qualidade de vida dos cidadãos, e nesse sentido Ceilândia é considerada bastante segura. A região é muito bem iluminada, além de não ter riscos de alagamento e contar com calçadas bem largas. 

Outro ponto que merece destaque é que a segurança pública em Ceilândia é bastante ativa, contando com dois batalhões da Polícia Militar, além de delegacias da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, o que promove proteção e facilita o acesso às autoridades. 

Educação 

A educação também é um ponto crucial no momento de escolher uma localidade para morar, principalmente para famílias com filhos. Na rede pública de ensino, você tem acesso aos centros de educação infantil, ensino fundamental e médio, além de escolas técnicas, ensino especial e um centro interescolar de línguas. 

Já na rede privada de ensino, há escolas como o Colégio Objetivo e o Colégio IESB, trazendo várias possibilidades na educação. 

Para quem quer se desenvolver profissionalmente, existem opções de cursos extracurriculares, como aulas de idiomas, música, esportes e artes. Já quem está em busca de uma educação mais técnica pode contar com o Centro de Educação Profissional do Senac Ceilândia. 

Outros destaques são a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília, ambos com campus na cidade, oferecendo vários cursos técnicos e superiores. 

Custo de vida 

É importante destacar que o custo de vida em Ceilândia pode variar conforme alguns padrões, como localização do imóvel e hábitos de consumo. 

Por exemplo, se você deseja morar em lugares mais nobres e próximos ao centro da cidade, o custo de vida pode ser bem maior, tanto pela localização quanto pela infraestrutura dos imóveis em cada área. 

Consequentemente, em locais com moradias populares e bairros de classe média, o custo pode ser bem menor, principalmente pela questão da valorização da localidade. 

Cultura e lazer 

Quanto à cultura e lazer, Ceilândia conta com várias opções e programas que atendem aos mais diversos perfis, contemplando atividades na praça, feiras e ações voltadas para a cultura e promoção da arte

Um dos pontos mais interessantes da cidade é que ela preserva as suas raízes históricas, e onde você olha, percebe a história dos pioneiros e suas gerações. A cidade conta com muitas outras atrações, como as já mencionadas Casa do Cantador e Feira Central, além da Praça do Cidadão. 

Ou seja: entretenimento, arte e lazer não faltam na cidade, que inspira sentimentos e acolhe todos os que amam história e cultura.

Economia

Ceilândia é uma cidade com grande potencial econômico, com foco especial para o comércio e a indústria

O comércio local é bastante aquecido e independente, o que contribui para ter um índice de População Economicamente Ativa (PEA) correspondente a 62,5% dos moradores

Conheça o Total Ville Ikeda da Direcional 

Agora que você já tem um panorama da cidade de Ceilândia, vale a pena conhecer o empreendimento Total Ville Ikeda da Direcional, que une conforto, segurança e flexibilidade nas condições de pagamento, além da possibilidade de comprar um apartamento na planta e financiá-lo pelo programa Minha Casa, Minha Vida

O empreendimento tem a forma de um condomínio fechado de acesso privativo, com a proposta de ser um bairro completo e de alto padrão, oferecendo infraestrutura, bem-estar e segurança para os moradores. 

O condomínio tem áreas de lazer para os adultos, para as crianças e até para os pets — quadras, playgrounds, pet place, piscinas, churrasqueiras e muito mais!

Piscina do Empreendimento Total Ville Ikeda, da Direcional - Ceilândia.
Piscina do Total Ville Ikeda, empreendimento da Direcional no Distrito Federal.

Com a Direcional, você conquista o sonho da casa própria com excelente localização e qualidade de vida. Conheça mais detalhes do Total Ville Ikeda!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas