Desvendando Belford Roxo: Por que morar nessa localidade?

Desvendando Belford Roxo: Por que morar nessa localidade? Riva Incorporadora

Ao morar em Belford Roxo, você conta com cenários incríveis, bacias hidrográficas provenientes da Serra do Mar, matas e diversas espécies nativas.

Depois da expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, que em 1567, o governador do estado concedeu uma sesmaria às margens do Rio Sarapuí ao capitão Belchior de Azeredo. A região era uma antiga aldeia indígena, mas se tornou o engenho de Santo Antônio de Jacutinga que, posteriormente, passou a ser o município de Belford Roxo.

No século XVII, o engenho foi desmembrado e surgiram dois novos: Poce e Maxambona. Em seguida, foi criado o engenho Caxoeira, nas terras do governador do Rio de Janeiro, que permaneceram em posse da família Correia Vasques. A partir de 1880, tornou-se possível morar em Belford Roxo com o início da expansão urbana.

Gostaria de saber como é viver nessa cidade nos dias atuais e conhecer os melhores bairros de Belford Roxo? Acompanhe a leitura!

Onde fica Belford Roxo?

Belford Roxo está localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mais precisamente, na Baixada Fluminense. O município brasileiro foi criado em 1990, depois da emancipação de Nova Iguaçu.

Está situado a aproximadamente 20 quilômetros ao norte da capital do estado e abrange uma área de quase 80 quilômetros quadrados. A sua área é pequena, contudo, é uma das mais populosas da região.

Como é morar em Belford Roxo?

Até o século XX, Belford Roxo era distrito do município de Nova Iguaçu. Somente no mês de abril de 1990 houve o desmembramento político, e em 1993, ocorreu a sua instalação com a vitória do seu primeiro prefeito: Jorge Júlio da Costa dos Santos. Confira, a seguir, detalhes interessantes para quem pretende morar em Belford Roxo!

Localização

A área se localiza na microrregião do Rio de Janeiro, tendo como limites Duque de Caxias ao leste, São João de Meriti ao sul, Nova Iguaçu e Mesquita ao oeste.

Segurança

O Rio de Janeiro é uma metrópole que disponibiliza cidades pacatas e pequenas, as quais oferecem a segurança e a tranquilidade necessárias no cotidiano. Nelas, é possível viver sem o estresse dos grandes centros e ainda ter acesso a uma série de atividades.

Belford Roxo é alternativa ideal para idosos, adultos e jovens que estão tentando descobrir se é melhor comprar ou alugar apartamento.

Mobilidade

O trânsito em Belford Roxo é tranquilo, o que contribui para que seja a melhor opção para comprar um apartamento. A Secretaria de Mobilidade Urbana realiza ações de conscientização, os agentes distribuem panfletos e alertam os condutores sobre a necessidade de tomar alguns cuidados.

O município dá acesso a outras cidades interessantes e possibilita a chegada à capital do estado em menos de uma hora.

“Sabe qual é a melhor parte de “Bel”? De longe é quem mora aqui. Hoje, minha rua é asfaltada, tenho hospitais por perto, escolas com uma estrutura digna, entre outras coisas. Já ia esquecendo: o lugarzinho para ter bicicleta como Belford Roxo, acho que aqui é mais avançado que outros lugares sobre a questão de economia em combustível fóssil”, comenta Bruno Nascimento, morador da região e criador do projeto Por Outro Lado, blog de reflexões sobre suas experiências pessoais.

Lazer

As paisagens dessa cidade são lindas e agradam a todos os gostos. Quem mora em Belford Roxo pode escolher programas oferecidos na região do mar e da serra carioca, praças, parques e ambientes arborizados. Sendo assim, os moradores podem aproveitar a gastronomia, viver aventuras e desfrutar dos diversos pontos turísticos e culturais do Rio de Janeiro.

Centros comerciais

Em Belford Roxo, há várias opções para o comércio: centros comerciais, casas lotéricas, clínicas médicas, oficinas mecânicas, hospitais, restaurantes, feiras livres, shoppings e muito mais. O município está situado ao lado de Nova Iguaçu, um dos mais importantes polos do estado, o qual atrai um enorme volume de consumidores.

Quais os melhores bairros para morar em Belford Roxo?

Alguns dos melhores bairros para viver no município são o Centro e Sgto. Roncalli. Nesses locais, estão construídos empreendimentos que foram preparados para atender à famílias que desejam residir com muito conforto em Belford Roxo, como o Viva Vida Naturale e Viva Vida Alegria.

Outra região com boa qualidade de vida é o Parque São Vicente, além do bairro Bom Pastor. Todos eles contam com ótimos serviços, acesso à estação de trem e transporte para quem procura conforto e bem-estar.

Agora, você já sabe como é morar em Belford Roxo e pode pensar em comprar ou alugar apartamento. Aproveite que conheceu essa região incrível e fique atento(a) para os próximos lançamentos da Direcional!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas