Quais as razões para não morar com a sogra? Confira!

Quais as razões para não morar com a sogra? Confira! Riva Incorporadora

Morar com a sogra requer muita paciência para lidar com circunstâncias adversas e pode levar ao término de um relacionamento promissor. Entenda!

A ideia de morar com a sogra pode parecer uma opção atrativa para casais de baixa renda recém-casados. Contudo, a economia de dinheiro que conseguirá pode ter um custo elevado, em função dos conflitos que acontecem nesses cenários. Essa atitude atrapalha o relacionamento entre os parceiros e pode causar muito estresse.

Afinal, o objetivo de quem está iniciando um casamento ou união estável é se tornar independente, conhecer melhor o parceiro, crescer e evoluir em conjunto. Morar com os pais impede essa intimidade entre ambos e gera a necessidade de dar explicações ou seguir regras criadas pela família. Por esse motivo, essa deve ser a última alternativa.

Deseja entender os principais motivos pelos quais não é aconselhável morar com a sogra? Continue a leitura!

Por que não morar com a sogra?

Como você pode ver, os casais necessitam de um lar e, talvez, o ideal seja financiar apartamento. É melhor procurar um local para a formação da nova família e enfrentar os desafios juntos do que ir morar com os sogros e sofrer interferências constantes na relação. Veja, a seguir, algumas razões para evitar morar com a sogra!

Falta de privacidade

Se você for morar com a família do cônjuge, não terá privacidade para as atividades mais básicas e, muito menos, para fazer o que tiver vontade. Em vez de ter liberdade para aproveitar a vida a dois, terá que evitar diversos comportamentos. Na casa da sogra, não dá para transitar pela casa de pijama ou dormir até mais tarde.

Desgaste da relação do casal

As interferências dos sogros acabam se tornando cansativas para o casal, que terá dificuldades para lidar com várias situações. Eles são os pais do seu cônjuge e vão tentar dizer como o filho ou filha deles deve comer ou se vestir. Quando isso acontece diariamente, é normal que cause irritação, as brigas surgem e podem se intensificar no decorrer do tempo.

Desgaste da relação com a sogra

Os conflitos vão desgastar o relacionamento com a sogra, que estará dividindo a casa dela e tendo uma experiência diferente. Essa convivência diária vai fazer com que os defeitos dos envolvidos apareçam e elementos das personalidades serão reveladas.

Alguns acontecimentos poderão deixar todos irritados, causar desconforto e aborrecimentos que ficarão registrados na memória.

Dependência

É normal que os filhos sejam dependentes dos pais até certa idade. Contudo, a permanência na casa deles após o casamento causa dependência e impede o amadurecimento. Isso porque as mães podem se sentir carentes e começar a mimar, tentar proteger e agir de forma inadequada. Por causa do instinto materno, elas podem não perceber que essa proteção prejudica.

Diferença de horários

Ao decidir morar com a sogra, você terá que se sujeitar às regras dela e os demais familiares que residem na casa. Ela é a dona do espaço e pode determinar o que julgar melhor, escolher a disposição dos móveis, o menu de refeições, a decoração do ambiente etc. O casal não tem autonomia para tomar as suas próprias iniciativas.

Costumes diferentes

É normal que surjam problemas quando um casal decide morar com os sogros, pois os costumes das famílias são diferentes. O trabalho doméstico é realizado de maneira distinta, os avós interferem na educação e no cuidado dos netos, dão sugestões sobre passeios e muito mais. Existem muitas razões para ter desacordos que agitam o cotidiano.

Como sair da casa da sogra?

É possível sair da casa dos sogros ao participar do Programa Minha Casa, Minha Vida, financiar um apartamento, alugar um espaço ou obter uma carta de crédito. O casal precisa encontrar meios financeiros para conseguir um imóvel que será o seu lar, e isso pode ser obtido com o auxílio de instituições financeiras ou parcerias.

Entendeu as razões para não morar com a sogra? Saiba que a educação financeira é muito importante para superar os limites e alcançar a independência após o estabelecimento de uma relação conjugal. Ela pode ser conquistada com algum esforço, obtenção de conhecimentos sobre o assunto e auxílio dos consultores.

Gostaria de saber mais sobre o tema? Continue lendo e descubra se você pode participar do Programa Minha Casa, Minha Vida!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas