O que é carta de crédito?

O que é carta de crédito? Riva Incorporadora

Entenda mais sobre essa garantia de que o titular tem um determinado valor em dinheiro disponível para a compra

Aqueles que têm o grande sonho de ter sua casa própria, por exemplo, certamente consideram o consórcio como uma forma bastante interessante e acessível para conquistar esse objetivo. Porém, há ainda muitas dúvidas em relação a essa modalidade de compra, e uma delas é sobre o funcionamento da carta de crédito.

Sem tempo para ler? Clique no player para ouvir.

Você está pensando em comprar um bem usando essa opção de aquisição, mas ainda tem um pouco de insegurança sobre as regras de uso da carta de crédito? Se sim, saiba que este texto vai te ajudar bastante.

A seguir, produzimos um conteúdo bem completo para esclarecer os principais pontos da carta de crédito. Aproveite a leitura e tire suas dúvidas!

Como funciona o consórcio?

É bem fácil entender o funcionamento de um consórcio. Nele, a instituição bancária ou administradora vai reunir um grupo de pessoas que tenha o mesmo interesse: comprar um bem ou serviço. Para isso, elas vão contribuir todos os meses dentro de um determinado prazo, que é estipulado pela empresa responsável pelo consórcio.

E, claro, todo mês vai haver um sorteio para descobrir quem é o consorciado apto para conquistar seu bem ou serviço contratado inicialmente. Bom, agora que você já sabe como funciona o consórcio, é o momento de entender a carta de crédito.

O que é carta de crédito?

A carta de crédito é um documento utilizado pelas pessoas que querem comprar um bem ou serviço. Ele é a garantia de que o titular tem um determinado valor em dinheiro disponível para a compra. Para ter posse de uma carta, é preciso procurar uma instituição financeira e escolher qual modalidade de empréstimo e pagamento das prestações se adéquam melhor ao seu orçamento.

No caso do mercado imobiliário, com a carta de crédito emitida pelo banco ou pela administradora de consórcio, o titular do documento poderá comprar ou reformar um imóvel, com uma data fixada para fazer uso desse instrumento.

É importante pesquisar a melhor opção de instituição para fazer emissão da carta de crédito, pois será para essa instituição que serão pagas as prestações desse empréstimo. E, claro, é fundamental dar uma atenção especial aos juros e às taxas administrativas.

Quais as vantagens da carta de crédito?

Bom, segurança é uma grande vantagem desse sistema. Vamos pensar o seguinte: se apenas o solicitante do consórcio pode usar a carta de crédito, isso quer dizer que você vai ter controle total sobre o valor que vai receber, certo?

Além disso, há outro ponto importante: como o uso da carta é diferente de uma operação de transferência convencional, você não tem que pagar impostos e taxas que seriam cobradas no caso de o dinheiro entrar diretamente na sua conta bancária. Dessa forma, você consegue assegurar o seu poder de compra.

Por fim, outra grande vantagem é que a carta facilita seu poder de negociação na hora da compra, afinal de contas, ela pode ser utilizada de forma muito semelhante à do pagamento à vista.

Como é feita a contemplação?

Para todos os participantes do consórcio, as oportunidades de contemplação são iguais. Elas ocorrem sempre durante as assembleias uma vez por mês, podendo ser presenciais ou virtuais. Para que os consorciados possam participar, eles só precisam estar com o pagamento das parcelas em dia.

São duas as formas de contemplação: sorteios e lances. Veja, a seguir, como cada uma funciona!

Sorteios

Essa é a forma mais usual de contemplação. Vale lembrar que os sorteios contam com a participação de todos os integrantes.

Lances

Quanto aos lances, eles precisam ser ofertados antes que o sorteio aconteça de fato. Para que o consorciado se prepare para esse momento, ele deve poupar uma quantia, além de se informar a respeito dos valores do lance que costumam variar nas assembleias.

Sendo assim, o consorciado que não quer depender somente da sorte para receber sua carta de crédito pode ofertar um lance. Lembrando que esse procedimento corresponde à antecipação do pagamento das prestações do consórcio. Além disso, vale lembrar que há 3 possibilidades de lance. Veja abaixo quais são elas:

  • lance fixo: quando o valor é definido pela administradora ou instituição;
  • lance livre: quando qualquer valor pode ser oferecido pelo integrante. Nesse caso, ganha aquele que apresentar o lance maior;
  • lance embutido: quando o participante oferece uma parte da sua carta como lance.

Como posso usar a carta de crédito?

Embora o consórcio seja feito para que o participante compre um bem ou serviço, vale lembrar que ele não é restrito apenas a essas duas opções. Veja algumas situações que acabam ilustrando as alternativas mais comuns de um integrante que foi contemplado com a carta:

  • aquisição de um imóvel: o participante usa a carta para comprar um apartamento ou uma casa desejada, conforme determinado no contrato de adesão do consórcio. Nesse caso, a instituição ou administradora faz o pagamento diretamente ao dono do imóvel e transfere o imóvel ao consorciado;
  • compra de veículo: há opções de consórcio para a aquisição de veículos, como motos e carros. Nessa modalidade, geralmente o consorciado consegue comprar veículos novos e usados;
  • quitação de financiamento: há casos em que a pessoa não queira aguardar o momento da contemplação, assim, faz um financiamento de imóvel. Então, o consorciado pode usar o valor da carta para quitar seu financiamento e, depois, seguir com o pagamento do consórcio;
  • contratação de serviços: o consorciado pode usar a carta de crédito para pagar serviços, como estudos, viagens, cirurgias, despesas médicas etc.;
  • receber o dinheiro em mãos: o participante pode não querer mais comprar um bem ou serviço. Assim, ele tem a opção de receber o valor do crédito em dinheiro, caso quite todas as suas obrigações com o grupo.

Bom, mostramos, neste artigo, o que é a carta de crédito, como usá-la, quais são suas vantagens e como é feita a contemplação. Agora, você já sabe que o consórcio é uma ótima modalidade para comprar um bem ou serviço sem ter surpresa no planejamento financeiro. Mas esteja sempre atento às condições de uso no momento do lance ou sorteio, para aproveitá-la da melhor maneira possível.

E aí, gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Aproveite para assinar a nossa newsletter, pois assim você recebe as novidades na sua caixa de entrada!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas