Alvenaria Autoportante: Princípios e Vantagens na Construção

Alvenaria Autoportante: Princípios e Vantagens na Construção Riva Incorporadora

A alvenaria autoportante é um método bem vantajoso na construção civil. Conheça mais sobre ela e seus benefícios!

A alvenaria autoportante já é utilizada em construções em todo mundo, porém, é pouco disseminada no Brasil. Por ser bem mais econômico e rápido, esse sistema está ganhando espaço nas construções brasileiras.

Para aqueles que vão adquirir um imóvel ou iniciar uma obra do zero, é importante que conheçam os tipos de alvenarias e entendam as vantagens ao se utilizar a autoportante. Pensando nisso, vamos esclarecer algumas questões sobre esse método e falar mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que é alvenaria autoportante?

A alvenaria autoportante ou alvenaria estrutural é um método de construção que não precisa de sustentações, como vigas e pilares. Na alvenaria autoportante, as paredes são construídas com blocos estruturais, que sustentam o próprio peso.

O sistema desse tipo de estrutura utiliza recursos que focam o fortalecimento das paredes. Por não haver vigas e pilares para a sustentação da alvenaria, a concretagem é substituída.

Esse método de alvenaria vem crescendo no Brasil, mas ainda é pouco difundido. Para construir um imóvel estrutural, os cálculos devem ser realizados com bastante precisão e a mão de obra deve ser qualificada.

Quais as diferenças da alvenaria autoportante para a tradicional?

A alvenaria autoportante e a tradicional apresentam diferenças que podem ajudar a escolher o melhor método para uma construção. Confira as principais distinções entre elas em duas listas resumidas, a seguir.

Alvenaria tradicional:

  • A estrutura é composta de vigas, pilares e lajes em concreto armado com ferragem;
  • Para a vedação, são utilizados tijolos comuns, blocos e cerâmicos vazados;
  • As formas e escoramentos são retirados em 21 dias;
  • Usa uma quantidade superior de massa;
  • Utilizam-se formas de madeira para pilares e vigas;
  • Necessita de chapisco interno e externo para execução de reboco;
  • Ocorre menor percentual de industrialização/racionalização;
  • Há maior uso de mão de obra;
  • Leva mais tempo para a execução.

Alvenaria autoportante:

  • O rendimento da mão de obra é maior;
  • Há execução de maior área quadrada da construção por dia;
  • As formas são feitas dentro das canaletas dos blocos;
  • Não é necessário o uso de formas de madeiras;
  • É utilizada uma quantidade menor de aço;
  • A alvenaria utiliza bem menos massa de assentamento, pois a medida do bloco é maior;
  • A obra é modulada conforme o tamanho do bloco;
  • Ocorrem menos erros de medidas;
  • Não necessita de chapisco interno;
  • Possibilita a aplicação de gesso nas paredes e pintura logo após a execução da alvenaria;
  • O uso do gesso é uma opção bem mais econômica do que o reboco;
  • Somente as áreas revestidas com azulejos e similares necessitam de reboco;
  • Há maior racionalização e industrialização;
  • Maior rendimento da mão de obra;
  • Diminui o desperdício;
  • É executada em menor tempo.

Quais são as vantagens da alvenaria autoportante?

Utilizar a alvenaria autoportante em uma construção garante uma série de vantagens. Veja!

Redução de custos

Na alvenaria tradicional, a estrutura é composta de pilares e vigas. Para a construção, é necessário o uso de materiais mais caros e em maior quantidade. Um bom exemplo são os aços, que encarecem a fundação da obra.

Na alvenaria autoportante, elementos do tipo não são utilizados. Com componentes com menor preço e com o uso de transformações na etapa de construção, desperdícios e gastos são reduzidos, não prejudicando a qualidade da obra.

Menor tempo para a execução

Uma das etapas mais demoradas em uma construção é a parte estrutural. Os pilares e vigas, além de aumentarem o custo da obra, também utilizam boa parte do tempo para a execução. Com isso, o prazo para a conclusão é bem maior do que na alvenaria autoportante.

Ao contrário da alvenaria tradicional, na autoportante, tudo acontece em conjunto. Com os cálculos adequados e corretos, a eficiência construtiva é significativamente maior. Nesse tipo de sistema, é bem mais raro acontecer imprevistos como os atrasos, garantido que o cronograma inicial seja respeitado.

Canteiro de obras mais organizado

Com a diminuição do uso de diversos materiais, é comum que o canteiro de obras fique bem mais organizado. A execução realizada com menos etapas garante que a arrumação do local seja bem mais adequada, facilitando o trabalho dos funcionários.

Um canteiro bem organizado diminui os riscos de acidentes e, principalmente, melhora o desempenho da equipe, gerando uma redução de impactos na construção.

Versatilidade

A alvenaria autoportante é aplicável em vários cenários. Ela pode ser utilizada não somente na construção de um imóvel, mas também, na reforma, por exemplo. Sem a utilização de pilares e vigas, é bem mais fácil modificar uma construção já acabada.

O sistema de alvenaria estrutural funciona muito bem para a construção de imóveis de baixo custo, sem que percam a qualidade. O ponto mais importante nesse tipo de alvenaria é a precisão do projeto, que possibilita várias propostas viáveis.

Sustentabilidade

O termo sustentabilidade é cada vez mais debatido mundialmente. Governos, empresas e pessoas buscam medidas com menor impacto ambiental e social, sem prejudicar a economia.

A construção civil é um setor fundamental para a sociedade, porém, é considerado bastante poluente. Na alvenaria autoportante, o uso de materiais é bem racionalizado, produzindo menos entulho, por isso, uma de suas grandes vantagens é ser sustentável.

Flexibilidade

A alvenaria autoportante deixa a construção bem mais flexível, permitindo adaptações diferentes e vários formatos para o imóvel. Sem o uso de vigas, colunas e vedação, os cômodos ficam mais espaçosos e é bem mais fácil decorar o imóvel.

Como é um processo que evolui constantemente, a cada dia, surgem novas soluções para suprir as necessidades de quem deseja construir. O acabamento em gesso torna o processo de pintar as paredes muito mais rápido e econômico.

Ao dar acabamento na decoração do imóvel, é importante que se escolha as cores das paredes. Em uma construção realizada com alvenaria autoportante, o acabamento é propício para o uso de cores fortes, visto que o gesso anula as possíveis irregularidades nas paredes.

A alvenaria autoportante é um sistema utilizado na construção civil que exige precisão e cálculos corretos. As vantagens desse tipo de alvenaria são muitas, desde economia financeira e de tempo, até mesmo, a redução do impacto ambiental. Apesar de ser pouco utilizada, cada vez mais, a alvenaria autoportante ganha espaço nos projetos de construção no Brasil.

Gostou de conhecer a alvenaria autoportante? A construção de um imóvel é o sonho de várias pessoas, não é mesmo? Sabia que existe um programa habitacional específico para os trabalhadores na segurança pública? Conheça o Habite-se seguro, o que é e como funciona!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas