Morar em Sorocaba: como é, onde ficar?

Morar em Sorocaba: como é, onde ficar? Riva Incorporadora

Se você deseja ter a sua casa própria no interior de São Paulo, com uma ótima localização e excelente infraestrutura, precisa saber como é morar em Sorocaba.

Para quem gosta da calma e da comodidade do interior, mas não quer abrir mão das facilidades e qualidade de vida da cidade grande, Sorocaba é a alternativa ideal!

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Além de oferecer oportunidade de emprego, de estudos e de renda aos moradores, a cidade do interior do estado de São Paulo apresenta alto índice de desenvolvimento e é um local que atrai muitos investimentos de multinacionais.

A cidade também tem ótimos bairros, com um leque de serviços e possibilidades, assim como os da capital. Seja a trabalho, em família ou com foco nos estudos, Sorocaba pode garantir uma boa experiência e uma localização privilegiada.

Neste artigo, falaremos sobre como é morar em Sorocaba, destacando os melhores bairros da região. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

A cidade de Sorocaba

Com mais de 690 mil habitantes, de acordo com o IBGE, o município de Sorocaba é a quarta região mais populosa do interior paulista e a mais populosa da região sul. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, composta por 27 municípios.

Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o resultado é de 0,798. Ou seja, o número é considerado alto, o que pode ser traduzido como uma cidade que oferece boa qualidade de vida, com oferta de educação, emprego, renda e expectativa de vida.

Economicamente, a cidade também apresenta um papel expressivo, pois gera cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo. Por isso, é vista como uma das cidades mais desenvolvidas do país, com grande destaque no setor industrial.

O polo industrial conta com empresas nacionais e multinacionais de grande relevância no mercado, responsáveis por garantir o emprego de boa parte da população. As mercadorias produzidas na cidade são exportadas para cerca de 120 países.

Além disso, segundo um levantamento realizado em 2020 pela consultoria Macroplan, dentro do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), Sorocaba é a 6º melhor cidade em gestão pública entre as 100 maiores do país.

Como é morar em Sorocaba?

Sem dúvida, Sorocaba é o local ideal para você morar, estudar, construir uma carreira e se divertir. Nela, você desfruta do melhor que uma cidade grande pode oferecer, mas sem o ritmo caótico e acelerado.

Para provar que Sorocaba é um bom lugar para financiar um apartamento e viver com sua família, listamos alguns motivos que a tornam uma ótima escolha. Confira!

Localização

A cidade de Sorocaba fica próxima da capital paulista, com distância de aproximadamente 90 km, o que permite conciliar o trabalho ou os estudos em São Paulo com uma vida no interior.

A localização também é valorizada por ter quatro rodovias interligando a cidade a outras localidades, que são: Raposo Tavares, Castelo Branco, Emerenciano Prestes de Barros e José Ermírio de Moraes. Isso facilita não só o fluxo do deslocamento de moradores e visitantes, como também atrai indústrias e prestadores de serviços, favorecendo o escoamento.

Qualidade de vida

Comparada com outras cidades como Campinas e São Paulo, Sorocaba oferece um custo mais baixo, porém mantém a boa qualidade de vida que os habitantes prezam. Isso é reflexo dos investimentos em infraestrutura, saúde e educação.

Além disso, a cidade teve um bom planejamento, pois expandiu a infraestrutura sem prejudicar a qualidade de vida dos moradores. A rede de transportes urbanos, por exemplo, acompanhou esse crescimento regional, o que é um fator muito positivo.

É importante destacar também que Sorocaba é um polo universitário, que atrai pessoas de outras cidades para estudar no município, por oferecer boas instituições públicas e privadas, como UFSCar, Unesp, Fatec e Uniso.

Lazer

Morando em Sorocaba você também pode desfrutar de bons momentos de lazer, tanto em áreas verdes e parques quanto em bares, restaurantes, teatros, casas de show e museus. Portanto, a cidade proporciona uma intensa lista de atividades sociais e culturais para quem não gosta de ficar em casa.

Além disso, muitas localidades também investem em feiras independentes, como é o caso da Feira Beco do Inferno que tem exposições de artistas da cidade.

Mobilidade e segurança

Outro aspecto importante de Sorocaba é a mobilidade, já que o trânsito não é tão caótico e sofre com menos engarrafamentos comparado às outras cidades. Além disso, a cidade também conta com um ótimo sistema de transporte público.

No quesito segurança, Sorocaba tem apresentado resultados positivos. O levantamento citado anteriormente aborda que a cidade aparece em primeiro entre as 10 maiores cidades do estado de São Paulo. Em 2020, por exemplo, o índice de criminalidade apresentou queda em comparação com 2019.

Melhores bairros de Sorocaba

Além de todas as características apresentadas até aqui, Sorocaba ainda tem bairros incríveis e capazes de atender a todas as preferências. A seguir, confira as principais regiões que separamos para você!

Cerrado

Considerado um dos melhores bairros para se viver em Sorocaba, o Cerrado está localizado na Zona Oeste, possui habitações novas e grande possibilidade de expansão para construção de imóveis.

Apesar de sua principal característica ser a diversidade do comércio local, o bairro é conhecido por ser um local tranquilo, mesmo concentrando os principais pontos de referência do município, como as famosas avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro, Santa Cruz e Américo Figueiredo.

Mangal

O bairro Mangal é uma excelente alternativa para quem busca mais tranquilidade no dia a dia e um pouco mais afastado do centro da cidade. Localizado na Zona Sul, o bairro apresenta muitos casarões antigos, com estilo clássico e jardins, que se misturam com as construções mais modernas, o que traz um toque diferenciado.

Em geral, o movimento de carros e de pessoas se restringe aos moradores, trazendo muito sossego para quem reside na região. Aos sábados, tem uma feira de rua muito famosa, que atrai diversos moradores. Para as crianças, a área também conta com um campinho de futebol e um Centro de Lazer e Esporte.

Além-Linha

O Além-Linha está localizado na Zona Norte da cidade e é parte de um dos lugares mais populosos do município. O bairro é constituído pelas vilas Barão, Parque São Bento, Nova Sorocaba, Laranjeiras, Vitória Régia e diversos outros e se destaca por concentrar residenciais famosos.

É uma região com bastante movimento e boa estrutura. É onde está localizado o aeroporto de Sorocaba, um importante centro aéreo do interior paulista. Além disso, as linhas de transporte coletivo são destaques do bairro, por serem mais abrangentes.

Campolim

Conhecido como a parte nobre da cidade, o bairro Campolim é localizado na Zona Sul e reúne diversas opções de imóveis de alto padrão. O bairro fica próximo do Shopping Iguatemi Esplanada e concentra os melhores supermercados e opções de lazer.

Além disso, há várias opções de escolas particulares, clínicas, academias, restaurantes e padarias. Outro ponto positivo do bairro Campolim é o fácil acesso da região às principais rodovias que atravessam Sorocaba.

Parque São Bento

O Parque São Bento é um dos maiores bairros e o mais populoso da cidade de Sorocaba, localizado na Zona Norte da cidade. É composto por vários condomínios de médio-alto padrão e tem muitas áreas verdes.

Sua principal característica é o fato de ser afastado da região central, mas com acesso facilitado realizado pelas Avenidas Ipanema ou Itavuvu — as duas importantes vias da cidade. A Feira da Barganha que ocorre no bairro é muito famosa em Sorocaba, com vendas de diversos objetos, sendo aberta todos os domingos.

Agora que você sabe como é morar em Sorocaba e conhece os melhores bairros da cidade, está na hora de encontrar o imóvel ideal para você e sua família. E a Direcional pode te ajudar!

Entre em contato conosco, confira nossos empreendimentos e realize o sonho da casa própria!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas