Vivendo em São Carlos: Explore a qualidade de vida e o charme dessa cidade

Vivendo em São Carlos: Explore a qualidade de vida e o charme dessa cidade Riva Incorporadora

Muitas pessoas buscam um lugar tranquilo e, ao mesmo tempo, com oportunidades de trabalho e de formação para residir. Morar em São Carlos traz tudo isso. Confira!

Você está pensando em morar em São Carlos? Essa cidade de médio porte, com cerca de 250 mil habitantes, é um município com algumas peculiaridades, como a combinação de um perfil voltado para a agricultura e de dois grandes centros universitários.

Inclusive, tem uma localização muito privilegiada, viabilizando o acesso a cidades próximas e, até mesmo, à capital do estado, em virtude da infraestrutura do município. A cidade teve sua fundação em 1857 — quando o plantio de café estava começando a se destacar na economia brasileira.

Em razão disso, até nos dias atuais, o café integra parte da identidade do município. Todavia, São Carlos tem muito mais vantagens para as pessoas que desejam investir ou residir lá.

Deseja saber mais sobre a cidade? Continue a leitura e saiba mais informações sobre São Carlos!

Onde fica São Carlos?

São Carlos, também conhecida como Sanca, fica localizada no centro do Estado de São Paulo, e se encontra a uma distância de cerca de uma hora de Ribeirão Preto e a 230 quilômetros da capital do estado.

Ela tem a tranquilidade de um município menor, combinada com oportunidades de grandes cidades, unindo o melhor da capital e do interior.

Como é morar em São Carlos?

Confira quais são as principais características da cidade!

Economia

São Carlos se destaca não somente pelo setor de tecnologia, mas também, por suas redes agroindustriais de produção sucroalcooleira, de laticínios, avicultura de corte, citricultura, carne bovina, entre outras. Sua malha ferroviária tem uma grande extensão, além de ser bastante utilizada pelo agronegócio, devido ao fato de ter sido uma cidade focada em cafeicultura.

Além disso, sua localização central traz benefícios ao município de várias maneiras. Diversas organizações de logística e indústrias se instituem na cidade por essa razão. Com isso, crescem cada dia mais os condomínios logísticos.

O município tem várias unidades de grandes empresas nacionais e multinacionais, como Faber-Castell, Leica Geosystems, Volkswagem, Tecumseh, LATAM MRO, Electrolux, Grupo Segurador BB-MAPFRE e Huqsvarna.

Referência educacional

No cenário educacional, o município tem duas das maiores universidades do país, a USP/São Carlos e a UFSCar. Isso faz com que ela seja uma das mais importantes cidades do estado de São Paulo, um polo tecnológico referência em inovação e educação. Afinal de contas, a notoriedade das universidades acaba se propagando em todos os níveis de educação do município.

Segurança

Apesar de ser referência na educação e na economia, São Carlos continua sendo uma cidade do interior. Por isso, oferece uma segurança maior para quem reside nela. Por mais que a população não seja pequena, o município está longe da capital e de outras grandes cidades, como Guarulhos e Campinas.

Com uma população menor e com um intuito mais específico — como trabalhar em uma das grandes empresas ou fazer faculdade —, o trânsito e a violência costumam ser muito menores.

Quais são as vantagens da cidade?

Uma das maiores vantagens de morar em São Carlos é a fuga das grandes cidades. Escolher o interior é uma tendência, por conta de todas as peculiaridades citadas anteriormente.

Ela é um espaço urbano de menor porte e com mais segurança do que as grandes cidades. O fato é que o grande potencial de cidades do interior, como São Carlos, têm tendência a aumentar. Inclusive, isso é resultado das universidades presentes na cidade.

Em virtude disso, a cidade se tornou um grande polo tecnológico, com centros de inovação, de pesquisa e startups. A razão é a seguinte: as universidades conseguem suprir a mão de obra altamente qualificada e, normalmente, barata. Isso se deve ao fato de os recém-formados estarem ansiosos para conseguir um emprego.

Com isso, há uma expansão significativa do mercado de trabalho em São Carlos. Sua economia é forte, principalmente, devido a sua posição privilegiada. Como mencionamos, o município conta com várias empresas de logística, que utilizam essa posição para simplificar seu trabalho. Inclusive, a tradição do café também se reflete na sua economia.

Devido ao fato de ter grandes empresas com base em São Carlos, a cidade conta com forte setor de serviços que consiga suprir as demandas do mercado de trabalho e da rede universitária, como comércio, shoppings, saúde e alimentação.

Quais os melhores bairros de São Carlos?

São muitos os bairros bons em São Carlos para se investir e residir, inclusive, aderindo ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Conheça alguns deles!

Santa Marta e Santa Paula

Esses são bairros exclusivamente residenciais e estão localizados na Zona Norte de São Carlos. Eles ficam nas proximidades da Avenida Miguel Petroni e oferecem acesso a todo o tipo de serviço e comércio.

Pra quem deseja comprar ou alugar um apartamento nessas regiões, por exemplo, há fortes associações de moradores. Além de contarem com segurança própria, eles também são privilegiados por estarem localizados ao lado da área de preservação, que acompanha os bosques Santa Marta e Cambuí, além da mata ciliar do Córrego Santa Maria do Leme.

Vila Nery

Esse é o bairro mais antigo de São Carlos e sempre foi uma ótima opção de moradia. Nas suas redondezas, foram se formando novos bairros, porém, no coração da Vila Nery ainda há pontos tradicionais da cidade, como a Praça Brasil, o Parque Infantil Cônego Manoel Tobias, o Estádio Rui Barbosa (atualmente, FESC) e o Hospital da Unimed.

Jardim Cardinali

Outro bairro que é uma das melhores opções para morar em São Carlos e comprar um apartmento é o Jardim Cardinali, pois ele é exclusivamente residencial. Suas ruas apresentam terrenos e casas com uma metragem maior.

Inclusive, é um bairro bastante tranquilo e uma excelente alternativa para famílias, devido ao fato de estar nas imediações do Vila Nery até as margens do rio Gregório, e de uma área vazia da cidade — entre o Parque Sabará e o Azulville.

Jockey Clube

O Jockey Club é destaque na cidade por sua infraestrutura. Devido ao fato de ser um bairro planejado, há vários elementos que podem promover mais conforto e segurança aos moradores, com ótimos empreendimentos, como o Dream Santo Antônio.

O fato é que a região é totalmente estruturada antes do início da sua construção, proporcionando, assim, o melhor com relação a segurança, distribuição de energia elétrica otimizada, saneamento básico, entre outros.

Isto é, tudo é desenvolvido com o intuito de evitar o máximo possível que aconteçam gargalos nesse sentido, assegurando aos moradores uma prestação de serviços com alta qualidade.

Além disso, a forma como é planejado faz com que apenas moradores e trabalhadores tenham acesso ao local, evitando que pessoas estranhas transitem pela região sem motivo determinado.

Agora que você sabe como é morar em São Carlos, entre em contato com a Direcional via Whatsapp e saiba como podemos ajudar a encontrar o imóvel ideal para você!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas