Como é morar em Samambaia (DF), cidade-satélite de Brasília?

Como é morar em Samambaia (DF), cidade-satélite de Brasília? Riva Incorporadora

Conheça os diferenciais, a estrutura e os investimentos de Samambaia (DF), além das oportunidades para novos habitantes

A região de Samambaia DF é uma das mais promissoras no Distrito Federal e oferece oportunidades de qualidade de vida para os residentes. Com recentes investimentos em infraestrutura, saúde e educação, é uma localidade que vale a pena conhecer se estiver em busca de um local seguro e completo para viver.

Neste artigo, saiba como é morar em Samambaia DF e quais diferenciais a localidade apresenta para seus atuais e futuros habitantes.

Onde fica a cidade de Samambaia?

A cidade de Samambaia é a 12ª região administrativa do Distrito Federal, em Brasília, dividida em Norte e Sul, com aproximadamente 240 mil habitantes registrados em 2022

A oficialização da região ocorreu em 1989 pela lei 49 e decreto 11.291, com intuito de assentar famílias desabrigadas vindas de outras partes da cidade. Com isso, passou por um processo de urbanização, planejado 11 anos antes pelo Plano Estrutural de Organização Territorial. Os primeiros anos de construção aconteceram nas quadras Norte, desenvolvendo mais de 3 mil residências para famílias de baixa renda.

O Sistema Habitacional de Interesse Social (SHIS) possibilitou o financiamento de milhares de casas próprias para a população. Essa primeira iniciativa atraiu ainda mais pessoas interessadas na parceria com o Banco Nacional, incentivando o crescimento da região administrativa.

Como é morar em Samambaia (DF)?

Samambaia DF é marcada pelo crescimento populacional e constante investimento nas áreas urbanas e comerciais. Em 2022, a região recebeu aporte de R$194 milhões, direcionados para infraestrutura, educação e saúde. Com isso, promove maior qualidade de vida para os habitantes, além de atrativos para o bairro e arredores.

Samambaia tem uma localização estratégica, proporcionando facilidade de locomoção, especialmente pelo transporte público, que faz ligação com outras regiões administrativas importantes, como Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras.

Isso aumenta o acesso a comércios, serviços e entretenimento, e o crescimento da área também faz com que ela tenha uma estrutura moderna, com expansão atrativa para investimentos.

Confira alguns dos critérios que ilustram como é morar em Samambaia DF!

Transporte em Samambaia

Ambas as regiões de Samambaia, Norte e Sul, têm transporte público e estrutura de conexão com outras localidades, especialmente ônibus. Diversas linhas integram a região administrativa com áreas próximas, além das estações de metrô, que proporcionam uma locomoção mais prática.

Ainda, a região conta com serviços de transporte privado, como táxi, e infraestrutura segura para movimentação a pé. A avenida BR-060 é próxima do bairro, interligando o local com outras vias e proporcionando acesso rápido para as zonas Norte ou Sul, além de outros lados de Brasília.

Esporte e lazer na região

O esporte e o lazer na região de Samambaia DF são variados, com diversos incentivos públicos e privados para entreter os habitantes. 

Existem quadras poliesportivas comunitárias, que permitem interação entre crianças e recreação familiar. Além disso, parques e feiras ao ar livre incentivam atividades em contato com a natureza, com estrutura revitalizada pelo governo.

Nas proximidades, os habitantes aproveitam o Centro Olímpico, não apenas com eventos, mas também treinos, e o Complexo Cultural, que traz exposições, peças e outras ações gratuitas ao público.

Ainda, existem estádios de futebol e igrejas na região, para promover cultura conforme o perfil do habitante.

Infraestrutura e educação na cidade

Os recentes investimentos na cidade aumentaram sua infraestrutura, segurança, saúde e educação, conforme divulgado pelo portal oficial. 

Atualmente, existem unidades básicas de saúde posicionadas estrategicamente, além do centro modular anexo ao Hospital Regional de Samambaia DF. Um posto-base foi instalado para atendimentos urgentes.

Além disso, há policiamento constante em ambas as regiões, Norte e Sul, com rondas frequentes nos centros públicos e espaços comunitários. A cidade conta com batalhões do Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia Militar e postos de atendimento.

Investimentos permitiram a instalação de mais de 5 mil luminárias em LED, aumentando a segurança da população durante a noite. Enquanto isso, os aportes na educação entregaram diversos novos locais de ensino, do infantil ao médio.

Existem três centros de educação da primeira infância, além de escolas reformadas, abrigos de ônibus na região e Escola Classe 425. 

Em 2022, foram gastos R$ 59,8 milhões na educação, incluindo cobertura das quadras esportivas e centro urbano de recreação.

Mercado de trabalho na região 

O crescimento da cidade de Samambaia tem atraído novas indústrias e estabelecimentos de serviços, movimentando a economia local com propostas de investimento e financiamento imobiliário, o que impulsiona o número de ofertas de emprego.

O mercado de trabalho nesta região também se concentra no comércio e nas feiras, que contam com incentivo governamental.

Conheça o Reserva do Horizonte, empreendimento da Direcional em Samambaia (DF)

Para quem deseja morar em Samambaia DF, a Direcional chega com o Reserva do Horizonte, condomínio fechado com opções de 2 e 3 quartos, suíte, varanda e espaço de lazer seguro para a família.

Piscina do Reserva do Horizonte, empreendimento da Direcional em Samambaia, DF
Piscina do Reserva do Horizonte, empreendimento da Direcional em Samambaia, DF

A localização é privilegiada, no coração da região administrativa, permitindo acesso ao transporte público, serviços essenciais e comércio. Serão 4 torres com espaço gourmet, piscina, área fitness e playground. Também traz salão de jogos e área de coworking.

Espaço gourmet do Reserva do Horizonte, empreendimento da Direcional em Samambaia, DF
Espaço gourmet do Reserva do Horizonte, empreendimento da Direcional em Samambaia, DF

Conheça mais sobre o Reserva do Horizonte e descubra como morar em uma das regiões que mais crescem no Distrito Federal.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas