Primeiro apartamento: 10 passos para comprar o seu

Primeiro apartamento: 10 passos para comprar o seu Riva Incorporadora

A conquista do primeiro apartamento é um momento especial, mas que exige planejamento. Por isso, separamos 10 dicas para te ajudar!

Seja para sair da casa dos pais ou para deixar de morar de aluguel, comprar o primeiro apartamento é um importante passo na vida. Inclusive, esse é um grande sonho para muitas pessoas, pois adquirir um imóvel proporciona mais segurança e conforto para quem vive na incerteza de não ter um lar próprio. 

No entanto, para que o desejo de conquistar o primeiro imóvel se concretize, é preciso analisar determinados pontos que são fundamentais. Afinal, trata-se de uma compra que exige planejamento.

Se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer 10 passos para comprar o primeiro apartamento, continue a leitura deste post da Direcional. Confira a seguir!

Como saber se você está pronto(a) para comprar um apartamento?

Inicialmente, é preciso saber se você está pronto(a) para comprar um apartamento, visto que esta é uma decisão que exige compromisso pessoal e organização.

O primeiro passo para realizar esse sonho é ter planejamento financeiro, que é um fator imprescindível para conseguir uma vida financeiramente organizada.

Também é preciso estudar sobre o tema antes de comprar um apartamento para saber qual imóvel escolher, qual financiamento realizar, valor da entrada, preço das parcelas, condições de pagamento de acordo com a sua renda, entre outros fatores.

Sem dúvidas, uma pessoa que conta com uma vida financeira organizada consegue fazer a compra do seu apartamento de forma mais tranquila, uma vez que o seu orçamento não deve ser prejudicado.

Como conquistar o primeiro apartamento?

Depois de analisar se está pronto(a) para comprar um apartamento, você deve estar se perguntando como é possível conquistar o primeiro imóvel, não é mesmo?

Considerar o custo do imóvel é importante, mas não deve ser o único fator. É essencial selecionar um apartamento que supra suas necessidades e facilite seu dia a dia.

É crucial pensar no seu imóvel como um investimento a longo prazo. Assim, você estará pagando por algo que é seu e que pode render frutos além da moradia.

Sendo assim, vamos apresentar 10 dicas para você ser bem sucedido(a) na aquisição do seu primeiro apartamento!

Organização financeira

Mesmo nos casos em que a situação é favorável para a compra do primeiro apartamento, o planejamento é importante para que tudo ocorra de acordo com o esperado. Afinal, a conquista da casa própria gera impacto nas finanças pessoais.

Por isso, estudar sobre estratégias e formas de inserir esse compromisso em seu orçamento são pontos importantes para que a sua qualidade de vida não seja comprometida.

Você precisa conciliar o investimento no imóvel dos sonhos com a sua realidade financeira. Uma prestação muito alta pode gerar endividamento e maiores problemas para a sua vida.

Certamente, você já reserva uma parte do seu salário para gastos essenciais, como as contas de água, energia, gás, feira do mês, entre outros. No entanto, como saber se está tendo gastos desnecessários e que podem diminuir?

Diante disso, você pode fazer uma planilha de gastos e verificar em quais pontos pode economizar para poder pagar as prestações com maior tranquilidade.

Isso contribui não apenas para a compra do imóvel, mas também para a sua vida como um todo.

Pesquisa de mercado

Realizar a compra do primeiro imóvel exige tempo para fazer pesquisas e conhecer mais acerca do mercado imobiliário. É preciso entender sobre questões práticas, bem como sobre o funcionamento do processo para que nenhum equívoco seja cometido.

A taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, impacta diretamente no valor do financiamento de imóveis. Ou seja, quanto mais alta essa taxa, maior será o custo das prestações.

Por outro lado, o aumento da Selic proporciona melhores condições para quem deseja comprar o imóvel à vista. 

Você também deve analisar o preço do metro quadrado no bairro em que pretende morar a fim de se certificar que não está pagando um valor muito acima do esperado.

Modalidades de pagamento

Se você, assim como a maioria dos cidadãos brasileiros, não conta com dinheiro para realizar a compra do primeiro apartamento à vista, saiba que é possível recorrer a modalidades de parcelamento.

Nesse momento, é preciso estudar sobre as opções disponíveis para optar pela mais vantajosa em seu caso específico.

No  financiamento imobiliário, por exemplo, o banco empresta o dinheiro para a compra do imóvel e você paga o valor para a instituição bancária de forma parcelada em até 35 anos.

Cada instituição financeira apresenta uma taxa de juros referente ao financiamento. Contudo, existem incentivos do governo, como o financiamento Caixa, que oferecem subsídios para a compra da casa própria e taxas menores.

Localização

A localização é um ponto muito relevante no momento de comprar qualquer imóvel. Isso não é exceção na hora de escolher qual será o seu primeiro apartamento.

A Ana precisa pegar transporte público diariamente para ir ao seu trabalho, por exemplo. Assim, ela deve considerar se nas proximidades do imóvel existem linhas de ônibus ou metrô que atendam às suas necessidades.

Já o João trabalha em uma empresa que adotou o home office integralmente e tem carro. Desse modo, ele pode procurar por um apartamento sem se preocupar com a questão do transporte público disponível nas redondezas.

No que diz respeito à localização, ainda é preciso analisar se as ruas são pavimentadas e contam com iluminação pública, os comércios que existem na localidade, como supermercados, padarias, farmácias, entre outros.

Um apartamento em um bairro com bastante acesso tende a ser mais valorizado. Dessa maneira, você estará investindo de forma inteligente no seu futuro.

Novo ou usado

Mais um ponto que deve ser analisado é se você deseja comprar um imóvel novo ou usado. Analise os preços, condições de pagamento e procure saber qual das alternativas é melhor para as suas necessidades do momento.

Em geral, um imóvel novo tende a ser mais vantajoso, uma vez que eles costumam apresentar valores mais baixos e, ainda, contam com possibilidade de valorização após o término das obras.

Isso ocorre porque apartamentos novos têm maiores chances de aprovação para subsídios, o que gera prestações mais baixas para quem busca um financiamento.

Apartamentos em prédios mais antigos tendem a ser mais espaçosos, porém também trazem consigo problemas infraestruturais e uma necessidade maior de manutenção.

Na planta ou construído?

Outro fator muito importante é decidir se vai comprar o primeiro apartamento ainda na planta ou construído, pois isso afeta aspectos como o valor de entrada para o financiamento.

De modo geral, costuma-se exigir de 10% a 30% do total do imóvel como entrada. Ao adquirir um apartamento na planta diretamente com a construtora, existe a possibilidade de dividir essa entrada em parcelas.

Para o imóvel pronto, normalmente o comprador deve pagar a entrada de uma vez. Portanto, você deve guardar dinheiro se essa for a sua escolha.

Analise bem o espaço

Um espaço adequado é essencial na hora de selecionar o seu primeiro apartamento, afinal ele será sua moradia por um tempo considerável.

Em primeiro lugar, você deve escolher um lugar que ocupe o número de moradores de forma confortável. Talvez você não tenha planos de ampliar sua família, mas pense nos parentes e amigos que podem visitar.

Caso você trabalhe em casa, vai precisar de um escritório ou um espaço que sirva como tal. Outro aspecto importante é se você tiver animais de estimação, pois eles também precisam de um cantinho.

Avalie o prédio como um todo. Às vezes, nos encantamos com um apartamento espaçoso, mas o prédio tem diversos problemas estruturais que podem gerar muita dor de cabeça.

Opção de tour virtual

Muitas construtoras oferecem aos seus clientes a opção de realizar um tour virtual pelos empreendimentos. Em alguns casos, trata-se da visão de apartamentos similares já construídos, enquanto em outros consiste numa projeção.

De todo modo, você tem a alternativa de conferir o seu primeiro apartamento sem precisar sair de casa, reduzindo a necessidade de deslocamento contínuo até o local.

O tour virtual também facilita a análise dos detalhes da obra, coisa que muitas vezes passa despercebida numa visita presencial.

Essa opção também proporciona uma oportunidade de avaliar o trabalho da construtora e avaliar se ela mantém práticas modernas, oferecendo serviços que diminuam os gastos com deslocamento dos seus clientes.

Analise a documentação

Essa etapa é essencial para a compra de qualquer imóvel, especialmente na hora de adquirir o seu primeiro apartamento. Leia os contratos com calma e preste atenção nas taxas cobradas antes da assinatura.

Para os imóveis comprados na planta, há a obrigatoriedade de um memorial descritivo da construção. Este documento apresenta as informações fundamentais do imóvel, como: metragem, estruturas, instalações elétricas e hidrossanitárias, revestimentos, entre outros.

Em caso de dúvidas, peça ajuda a um profissional da área para esclarecer todos os pontos. Assim, você pode comprar seu apartamento com total segurança e tranquilidade.

Escolha de construtora

Por fim, é preciso optar por uma construtora confiável e qualificada para que o seu sonho da casa própria não se torne um pesadelo.

Além disso, para usufruir de facilidades de financiamento da Caixa, a construtora também deve participar de programas habitacionais. 

O ideal é escolher uma empresa que conte com experiência e tradição no mercado para que tudo ocorra conforme o planejado e a obra seja entregue da forma correta e dentro do prazo previsto.

Assim, pesquise com antecedência sobre a construtora na internet. Observe o que os clientes falam sobre a empresa, se há reclamações no Procon e a existência de matérias negativas na mídia.

Vale a pena comprar um imóvel?

Uma dúvida muito comum que existe hoje em dia é se vale a pena comprar um imóvel, pois muitas pessoas consideram que viver de aluguel é uma boa opção.

Entretanto, é preciso considerar que o aluguel não contribui para a construção de um patrimônio e, inclusive, pode deixar você refém dos constantes aumentos do valor.

Além disso, a compra do primeiro apartamento é uma maneira de aumentar a qualidade de vida, sendo que os valores gastos com o financiamento do primeiro imóvel funcionam como uma poupança forçada — uma boa maneira de economizar.

Sabemos que nem sempre é possível adquirir um apartamento que atende a todos os objetivos, pois os mais completos costumam comprometer uma maior parte do orçamento. Contudo, ao comprar um imóvel ainda na planta, o seu valor de venda no futuro costuma se tornar maior.

Foi justamente isso que Marina fez. Depois de comprar um imóvel na planta e morar no local por alguns anos, ela o colocou à venda.

Assim, ela conseguiu reverter o seu investimento em lucro para realizar a troca por um apartamento maior e mais adequado à realidade futura — o que não é possível com o aluguel.

Quais as vantagens de ter um imóvel próprio?

Se planejar para adquirir a casa própria é uma decisão que proporciona diversas vantagens, como as seguintes:

  •  oportunidade de realizar um financiamento bancário para pagar o valor parcelado;
  • proporciona mais segurança para o futuro;
  • ausência de surpresas em relação ao valor das parcelas;
  • você pode personalizar e decorar o imóvel da forma que desejar;
  • possibilidade de valorizar seu dinheiro.

Ao investir em um apartamento próprio, você pode pagar uma prestação mais baixa do que se estivesse vivendo de aluguel, tendo em vista que os valores de imóveis alugados estão cada vez mais altos.

Quer comprar o seu primeiro apartamento? Conte com a Direcional!

Viu só como é possível comprar o primeiro apartamento e conquistar a sua casa própria? Para fazer com que esse sonho se torne realidade, você pode contar com a Direcional.

Há mais de quatro décadas, atuamos no mercado de construções populares no Brasil, facilitando o acesso a subsídios e financiamentos para que o sonho da casa própria seja possível.

Então, coloque em prática o nosso passo a passo o quanto antes! Para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, faça o download do nosso e-book que deve te ajudar na compra do seu primeiro apartamento!

E não esqueça de acessar o Blog da Direcional para ler outros artigos sobre o assunto!

primeiro apartamento

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas