Como montar um quarto de bebê simples?

Como montar um quarto de bebê simples? Riva Incorporadora

Pegar dicas de decoração na internet é uma das melhores alternativas para quem quer planejar ambientes em casa sem gastar muito. Por exemplo, é superpossível montar um quarto de bebê simples, bonito e com tudo que você precisa!

Encontrar projetos requintados não quer dizer que é necessário fazer o mesmo. Dá para economizar e ter um resultado legal, conciliando aspectos como conforto, estilo e funcionalidade.

Quer saber quais são as nossas dicas? Continue acompanhando o texto e aproveite todas as sugestões!

É possível economizar ao montar um quarto de bebê?

Muita gente acha que decoração é um assunto para quem tem muito dinheiro. Afinal, esse é realmente um universo cheio de possibilidades e um mercado onde o céu é o limite — basta fazer uma pesquisa rápida para perceber que existem orçamentos caríssimos para qualquer cômodo da casa, desde um lavabo até o quarto do bebê ou a suíte principal.

O segredo é descobrir que não precisa investir tanto para conseguir um ambiente confortável e aconchegante. Afinal, é importante ter uma certa estrutura para receber um recém-nascido em casa e acolher a criança ao longo do seu desenvolvimento, o que não significa ter um quarto de capa de revista.

Cada família deve avaliar suas possibilidades e economizar nessa questão não é problema nenhum, principalmente se a intenção é manter o controle financeiro com a chegada do novo membro. Mesmo assim, criar um ambiente funcional e bonito é uma demonstração de cuidado, certo? Pensando nisso é que separamos as dicas a seguir!

5 dicas para um quarto de bebê simples e bonito

Chegou a hora de anotar ou memorizar as nossas indicações do que fazer para ter um projeto simples, prático e econômico!

Tenha uma lista de prioridades

Planejamento e organização são duas coisas que ajudam bastante a economizar. Afinal, a falta de foco pode deixar você perdido em meio a tantas opções do que colocar no quarto do bebê — e, acredite, esse é um grande perigo considerando esse mercado, que tem de tudo e de todo preço.

Então, comece pela lista do que não pode faltar no seu projeto. Isso deve ser muito pessoal, já que cada mãe, pai ou família tem uma opinião. Por exemplo, algumas mães amamentam em qualquer lugar da casa, enquanto outras não fazem isso fora da poltrona de amamentação. Ou seja, o que é prioridade para você pode não ser para o outro.

Talvez você queira investir um pouco mais no berço ou no guarda-roupa pensando em mais um filho no futuro, mas alguns pais não pensam da mesma maneira. Resumindo, liste tudo o que é essencial para ter um orçamento básico principal e depois adicionar detalhes.

Pesquise bastante antes de decidir

Pode ser que você já tenha em mente como deseja ver o quarto do seu filho ou filha, o que não impede de se surpreender durante as pesquisas e tomar novas decisões.

Quem vai fazer um quarto simples e não tem a ajuda de um arquiteto ou qualquer outro profissional especializado, com certeza pode contar com a internet. São milhares de ideias e inspirações para serem aproveitadas! Entenda qual é o seu estilo de decoração preferido e confira alternativas. Você vai ver que a simplicidade pode ser encantadora.

Essa etapa ajuda a ter certeza do que você quer e não gastar tempo (além de dinheiro) com algo que não vai oferecer o resultado ideal. Se tiver alguma ideia que não sabe muito bem como colocar em prática, aproveite para pesquisar sobre ela com antecedência. Algumas coisas parecem simples na nossa cabeça e a realidade se mostra diferente.

Faça você mesmo

Uma solução para simplificar e economizar é colocar a mão na massa! O famoso “faça você mesmo” ou “do it yourself” é capaz de resolver vários itens do seu projeto, especialmente se você tem disposição e um pouco de paciência.

É claro que nem tudo pode ser resolvido dessa forma, a não ser que você domine habilidades de marcenaria, pintura, artesanato etc. Porém, os tutoriais disponíveis na internet são ótimos aliados. A parte de decoração, por exemplo, tem milhares de dicas disponíveis, sem falar na explicação detalhada de como pintar uma parede ou montar móveis.

Valorize também as pessoas que estão ao seu redor e conseguem produzir o que você precisa, como capas de almofadas, quadrinhos, móbiles etc. Peça ajuda para confeccionar os seus próprios itens ou compre produtos artesanais, o que pode sair bem mais barato.

Tente manter a harmonia

Outra sugestão importante para quem não está acostumado com a tarefa de decorar ambientes é pensar na harmonia do resultado final. É comum gostar de muitas coisas diferentes e elas não combinarem entre si, o que acaba “pesando” quando tudo estiver junto no quarto.

Se quer algo simples e seguir a linha “menos é mais”, procure comprar itens que tenham algo semelhante entre si. Definir uma paleta de cores é uma boa pedida.

Tome cuidado com detalhes tipo um papel de parede estampado, excesso de itens ou a mistura de temas. Na verdade, o quarto não precisa ser temático e não há regras para criar o espaço do seu bebê, mas a busca por essa harmonia é fundamental para não se frustrar com o visual depois de tudo pronto.

Decore com utilidades

A decoração pode ser uma parte muito cara do quarto, por isso, uma dica legal é aproveitar objetos úteis para deixar o ambiente mais bonito. Como assim? Livros, luminárias e brinquedos são bons exemplos disso, pois enfeitam e vão ser realmente utilizados pela criança com o passar do tempo.

Basta ter bom gosto na escolha e deixar tudo bem organizado para conseguir o efeito ideal. Acessórios organizadores também são ótimos para esconder a bagunça e dar um toque a mais, como cestos de roupas sujas, baús para brinquedos, prateleiras e nichos nas paredes.

Como é natural que o quarto fique desarrumado com a correria da rotina, evite o acúmulo de coisas para o visual do ambiente não ficar desagradável. Montar um quarto de bebê simples não é um desafio tão difícil e, aos poucos, você pode ir incrementando o espaço com detalhes especiais!

O que achou das nossas dicas? Se você se interessa pelo assunto, não deixe de conferir o nosso e-book Guia da casa nova para recém-casados.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas