A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.
Minimercado em condomínio: benefícios e dicas para aproveitar ao máximo esse serviço
- Condomínio
- 07/03/2024
- 7 minutos de leitura
O minimercado em condomínio oferece praticidade e segurança para os moradores, além da valorização do imóvel. Conheça melhor esse espaço neste post!
O minimercado em condomínio tem se tornado cada vez mais comum, trazendo praticidade, segurança e até mesmo a valorização do imóvel. Para saber como funciona e quais as vantagens, continue esta leitura!
Como funciona o minimercado em condomínio?
O minimercado é mais um dos ambientes que têm sido incluídos nos condomínios para dar mais comodidade aos moradores, trazendo praticidade e oferecendo um espaço comum funcional como o pet place ou a área de lazer com piscina.
Trata-se de espaços específicos dentro do condomínio com produtos diversos expostos em gôndolas disponíveis para os moradores comprarem a qualquer momento sem precisar sair de casa.
Embora seja possível encontrar esses ambientes em condomínios com funcionários responsáveis por atender os moradores, cuidar da manutenção do espaço e da reposição dos produtos, o mais comum é ser um comércio baseado no honest market.
Nesse conceito de serviço, conta-se com a honestidade dos consumidores, pois os produtos ficam expostos e podem ser acessados a qualquer hora, e, com o auxílio da tecnologia, os próprios moradores escaneiam os códigos de barras dos produtos e fazem o pagamento.
Na maior parte dos casos, o minimercado em condomínio é uma franquia administrada por uma empresa que fica responsável pela instalação e manutenção, incluindo a reposição de produtos, dispensando funcionários e gastos extras para os condôminos.
Quais as vantagens do minimercado em condomínio?
Com a rotina das pessoas cada vez mais corrida e na busca de mais tempo para descanso e lazer, ter um minimercado em condomínio traz muitas vantagens aos moradores, confira a seguir!
Disponibilidade 24h
A estrutura e logística dos mercadinhos em condomínio são pensadas para manter o serviço funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, é excelente para necessidades emergenciais em horários não comerciais, ou por exemplo, para aqueles dias em que você chegou tarde e cansado do trabalho e se esqueceu de comprar algum item. Além disso, pode suprir desejos inesperados a qualquer horário.
Praticidade
Basta descer as escadas ou pegar o elevador para chegar ao mercadinho do seu condomínio, o que, por si só, já é muito prático. Mas, além disso, o autoatendimento também dá mais liberdade e autonomia na hora de fazer suas compras, não existe fila em caixas e os produtos estão ao alcance das suas mãos a qualquer momento.
Segurança
Os ambientes de lazer e serviços dentro do condomínio fechado têm a vantagem de ser mais seguros, já que apenas pessoas autorizadas podem circular pelos espaços comuns. Portanto, ter um mercadinho que pode ser acessado sem se preocupar em ir para a rua, especialmente à noite ou na madrugada, proporciona tranquilidade que tantas pessoas buscam na hora de escolher seu lar.
Valorização do condomínio
Quanto mais serviços o condomínio oferece a seus moradores, mais valorizado é o imóvel. Sendo uma grande vantagem para qualquer proprietário, que consegue agregar valor ao apartamento, proporcionando mais praticidade e qualidade de vida a inquilinos ou compradores.
Quais produtos estão nos minimercados do condomínio?
Como costumam ser um espaço pequeno dentro do condomínio, a proposta dos minimercados é oferecer itens básicos de alimentação, bebidas, produtos de limpeza e higiene, além de outros itens mais utilizados em casa e que sempre fazem falta de última hora, como, por exemplo, pilhas do controle remoto que acabam quando menos se espera.
Como fazer compras no mercadinho do condomínio?
Cada empresa ou franquia pode variar um pouco a maneira como a venda é feita, mas, no geral, os passos são bem simples:
- você escolhe o produto, verifica as condições e data de validade, assim como faria em um mercado comum;
- em seguida, utiliza o scanner disponível no mercadinho ou o aplicativo de celular disponibilizado aos moradores e passa o código de barras de todos os produtos;
- confere os valores e seleciona a forma de pagamento, conforme a disponibilidade, seja cartão, carteira digital ou sistema próprio do app da franquia.
Prontinho, agora é só voltar para seu apartamento e usufruir dos produtos comprados com rapidez e praticidade.
O que precisa para abrir um mercadinho no condomínio?
A decisão de ter um mercadinho no condomínio é dos próprios moradores, e isso pode ser feito assim que o empreendimento for entregue, na assembleia geral de instalação, ou depois, conforme surgir a proposta que pode ser discutida em assembleias ordinárias ou extraordinárias.
Com a maioria dos moradores estando em acordo, o síndico dará início a um estudo de viabilidade econômica para a instalação do mercadinho. Nesse momento é interessante fazer orçamentos e cotações com diversas empresas. Algumas das mais conhecidas atualmente são a market4u, a Smart Store Brasil, Inhouse Market e Honest Market Brasil.
Durante todo esse processo, é interessante buscar aconselhamento jurídico, a fim de determinar se as condições de instalação do mercadinho estão de acordo com a legislação, se o minimercado em condomínio precisa de alvará, dentre outras questões jurídicas cabíveis.
Estando tudo em conformidade, o condomínio faz a negociação com a empresa escolhida. A implementação é feita e os condôminos estabelecem em assembleia as regras de convivência que se aplicam ao uso do mercadinho para que tudo seja feito às claras para todos. Depois é só aproveitar todas as vantagens do minimercado praticamente em casa!
Na Direcional seu condomínio é mais completo!
O minimercado é uma das muitas facilidades que os condomínios fechados oferecem hoje em dia. E os espaços comuns de lazer, serviços e integração entre moradores é uma das prioridades da Direcional, que busca sempre oferecer a melhor qualidade de vida para o lar de milhares de brasileiros.
Nossos empreendimentos oferecem ambientes especiais, como brinquedoteca, bicicletário, ciclovias, espaço pet, gourmet, piscinas e muitos outros ambientes de convivência e conveniência. Inclusive, aproveite para ler também o nosso artigo sobre os espaços de coworking e descubra como os ambientes do seu novo condomínio podem tornar sua vida mais fácil e confortável.
-
+40Anos de Mercado
-
13Estados brasileiros e Distrito Federal
-
+ 8 milColaboradores
-
+ 200 milUnidades entregues e/ou incorporadas