Espaço coworking: o que é, como funciona, tipos e vantagens

Espaço coworking: o que é, como funciona, tipos e vantagens Riva Incorporadora

O espaço coworking facilita a vida de quem precisa de um lugar alternativo para trabalhar. Entenda o que é, como funciona, quais seus tipos e vantagens!

O espaço coworking vem se tornando cada vez mais atrativo. Esse ambiente traz diversas vantagens para autônomos, pessoas que trabalham em jornadas mais flexíveis e empresas que estão iniciando um negócio, proporcionando um espaço propício para a produtividade e o foco durante o expediente.

Quer entender melhor o que é um espaço coworking e como funciona, além de conhecer as vantagens desse ambiente? Então, continue conosco nesta leitura!

Espaço coworking: o que é?

A palavra coworking, em inglês, é uma combinação da palavra work (trabalho) e o prefixo co, que costuma ser utilizado para denominar compartilhamento. Ou seja, o espaço para coworking nada mais é do que um ambiente de trabalho compartilhado. O termo tem ganho cada vez mais visibilidade no contexto das novas relações de trabalho, em que muitas pessoas exercem suas funções remotamente. 

Isso inclui autônomos, funcionários de empregadores que não exigem a presença física nas dependências de seus estabelecimentos, ou ainda, pequenas empresas, geralmente startups, que estão entrando no mercado e precisam de um espaço estruturado para seus colaboradores sem que precisem alugar, de fato, um lugar próprio.

Como funciona o espaço de coworking?

Esse tipo de espaço pode funcionar de diversas maneiras, mas, em geral, o que não pode faltar em um coworking é uma estrutura mínima para acomodar pessoas e equipamentos básicos de trabalho

Assim, esses ambientes costumam ter mesas e cadeiras confortáveis, instalação elétrica e internet de qualidade para suportar computadores e outros dispositivos. Também possuem banheiros, copas e/ou cozinhas compartilhadas, e alguns podem ter também espaços de descompressão para descanso, relaxamento e interação social nos momentos de pausa.

Quanto às regras de funcionamento, elas costumam variar, especialmente a depender se o ambiente é:

Coworking público

Os coworkings públicos são lugares gratuitos localizados em shoppings, centros culturais, bibliotecas, faculdades e outros espaços que oferecem uma estrutura básica, geralmente com mesas, cadeiras e internet para que as pessoas possam trabalhar com seus notebooks, estudar ou fazer reuniões. Em geral, são utilizados de forma mais esporádica, já que é preciso agendar com antecedência para garantir a disponibilidade de vagas.

Esse tipo de coworking pode ser uma ótima opção para quem trabalha de casa e sente falta de encontrar outras pessoas no dia a dia, para espairecer e sair um pouco do ambiente doméstico. Entretanto, é importante ressaltar que nem sempre o local possui uma estrutura completa para o trabalho e não há controle de ruídos e distrações.

Coworking alugado

Os coworkings alugados são espaços privados especialmente pensados para receber quem precisa de um lugar bem estruturado e tranquilo de trabalho. Existem diversos tipos de coworking, como você verá mais adiante, de acordo com a necessidade de cada trabalhador(a) ou empresa, e podem ser cobrados por diárias, regimes semanais, mensais, ou por períodos mais longos.

Coworking em condomínio residencial

O coworking em condomínio residencial também é um espaço gratuito e aberto a todos os moradores. Esse ambiente conta com todo o conforto necessário para um dia produtivo de trabalho, com mesas, cadeiras, internet e tomadas para computadores. Alguns contam também com banheiros, copas e espaços para descompressão.

A procura por apartamentos em condomínios com espaço coworking tem aumentado cada vez mais, pois, especialmente após a pandemia de covid-19, diversas pessoas passaram a trabalhar em seus lares, mas nem sempre conseguem montar um escritório em casa ou ter a tranquilidade necessária, já que os outros moradores e a própria rotina doméstica podem gerar distrações.

Qual é a vantagem de um espaço coworking?

Com tudo o que já ressaltamos até aqui, deu para notar que o espaço coworking traz muitas vantagens para quem precisa de um lugar confortável e propício para trabalhar, certo? Confira os benefícios:

  • espaço estruturado;
  • flexibilidade de horários;
  • menos distrações;
  • oportunidade de fazer contatos de trabalho com outras pessoas (networking);
  • interação social e descompressão;
  • ambiente adequado para receber clientes;
  • aumento de produtividade;
  • economia em estrutura, energia e outros.

Quais são os tipos de coworking?

Para diferentes públicos e necessidades, existem diferentes tipos de coworking. Afinal, uma pessoa que precise apenas de um pequeno espaço tranquilo não demanda o mesmo que uma pequena empresa que queira juntar seus colaboradores que precisam de um espaço para reunião com clientes. Conheça, a seguir, os tipos de coworking.

Ambiente compartilhado

Os ambientes compartilhados de coworking podem ser estruturados de diversas maneiras. Desde espaços extensos e abertos com mesas grandes para diversas pessoas, autônomas ou de uma mesma empresa, trabalharem lado a lado até ambientes com divisórias.

ambiente compartilhado Espaço coworking: o que é, como funciona, tipos e vantagens

Também é possível encontrar salas compartilhadas que podem ser utilizadas por grupos de pessoas de um mesmo projeto ou mesmo desconhecidos. Nesse caso, os espaços de coworking podem contar com várias salas fechadas, com diferentes tamanhos, estrutura e equipamentos, atendendo a diversos públicos.

Sala privativa

Para quem trabalha sozinho e precisa de um ambiente confortável e tranquilo, a sala privativa em espaço de coworking é uma excelente opção. Costumam ser salas menores e com estrutura básica para usar um computador com privacidade e silêncio. 

É bastante comum que espaços de coworking tenham salas compartilhadas e individuais no mesmo ambiente, portanto, apesar de estar sozinho(a) em sua sala, por exemplo, ainda é possível interagir com outras pessoas nos locais comuns, como os lugares para alimentação e os de descanso.

Sala de reunião

Profissionais que trabalham em casa ou em pequenas empresas que não têm endereço físico precisam, muitas vezes, de um espaço estruturado e adequado para receber clientes e fazer reuniões. Para isso, as salas de reunião em coworking são excelentes. Elas costumam contar com mesas para várias pessoas e equipamento para apresentações, como lousas e projetores, dando todo apoio e privacidade para que ótimos negócios sejam fechados.

Coworking MyPlace Benfica Direcional.jpg Espaço coworking: o que é, como funciona, tipos e vantagens
Espaço coworking no MyPlace Benfica, empreendimento da Direcional em Fortaleza, Ceará.

Cabine de call

As reuniões remotas, via plataformas virtuais, são cada vez mais comuns no mercado de trabalho atual. Entretanto, nem sempre as pessoas têm à disposição um espaço organizado e com estrutura para isso. 

Assim, as cabines de call são espaços especialmente estruturados para reuniões remotas, e geralmente contam com mesas para algumas pessoas e um projetor ou tela de TV maior para visualizar os interlocutores da reunião e ter um encontro proveitoso mesmo à distância.

Encontre o condomínio com espaço de coworking ideal para você na Direcional

Nós, da Direcional, buscamos sempre estar atentos às necessidades atuais de nossos clientes, para atender suas demandas com conforto, segurança e praticidade. Pensando nisso, investimos na construção de empreendimentos com áreas comuns para lazer e trabalho, independentemente do tamanho do apartamento que você estiver buscando.

Muitos de nossos apartamentos em condomínios fechados já contam com espaço de coworking e área de lazer completa para trazer muito mais qualidade de vida a quem está buscando conquistar seu imóvel próprio. 

Coworking Conquista Oceanica Direcional.jpg Espaço coworking: o que é, como funciona, tipos e vantagens
Espaço de corworking do Conquista Oceânica, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro, RJ.

Conheça os empreendimentos da Direcional na sua região e, para dúvidas ou mais informações, entre em contato conosco via chat, formulário ou WhatsApp

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas