Tamanho de apartamento: dicas para escolher o imóvel perfeito

Tamanho de apartamento: dicas para escolher o imóvel perfeito Riva Incorporadora

Escolher o tamanho do imóvel é superimportante na hora da compra. Descubra o que analisar na hora de escolher o seu apartamento!

Decidir o tamanho de apartamento ideal para as suas necessidades é uma das questões mais importantes na hora de buscar um imóvel para comprar. Como existem muitas opções no mercado imobiliário, isso pode ser um desafio. Afinal, é preciso levar em consideração diversos pontos.

Mas não se preocupe, pois neste artigo trouxemos as melhores dicas para ajudar você a escolher o tamanho de apartamento perfeito e ainda explicamos quais são os disponíveis para facilitar a sua busca rumo à conquista do imóvel próprio.

Como escolher o tamanho do seu apartamento?

Se você está juntando dinheiro pra comprar um apartamento, dar entrada em um financiamento ou no Minha Casa, Minha Vida, a busca pelo imóvel perfeito para a sua realidade é um momento de extrema importância.

Isso inclui, dentre outras questões a serem analisadas, verificar qual o melhor tamanho de apartamento para acomodar confortavelmente as pessoas que irão morar no imóvel. Para fazer a melhor escolha, é importante se atentar a diversos pontos. Confira a seguir!

Quantidade de moradores

O número de moradores é, sem dúvidas, o ponto principal a ser levado em conta na hora de escolher um tamanho de apartamento pequeno ou grande. Dependendo de quantas pessoas vão conviver nesse espaço, pode ser necessário ter mais quartos e espaços comuns maiores para acomodar confortavelmente a todos.

O tamanho de apartamento para solteiro, por exemplo, pode ser mais compacto, com até 40m2, além de poder ser um espaço integrado sem muitas separações entre cômodos. O importante é ser um espaço bastante funcional, já que muitas vezes as pessoas que moram sozinhas têm uma rotina corrida, dedicada principalmente ao trabalho, e nem sempre têm auxílio para cuidar do espaço.

Já quando falamos de imóveis para casais, os apartamentos médios, com cerca de 50m2 a 70m2 e com ao menos 2 dormitórios são uma excelente opção, especialmente se o casal não pretende ter mais de um filho. Mas se a ideia é ter uma família grande, você ainda pode fazer um quarto compartilhado para as crianças.

Estilo de vida

Analisar seu estilo de vida também é muito importante, pois influencia diretamente o modo como você e sua família ocupam o apartamento e qual a real necessidade de espaço. 

Por exemplo, pessoas que passam a maior parte do dia fora de casa trabalhando nem sempre precisam de cozinhas grandes, já que as refeições não são feitas em casa. Entretanto, quem trabalha em casa talvez precise de um quarto extra para montar um escritório.

Se você gosta de receber amigos e familiares, apartamentos com salas de estar maiores e espaços gourmet são uma excelente opção, e se você cozinha com frequência e para muitas pessoas, a cozinha precisa ser mais espaçosa.

Portanto, faça uma lista de prioridades levando em consideração seus hábitos e o que realmente é importante para você e sua família. Assim, a escolha do tamanho ideal de apartamento se torna algo mais fácil.

Tempo que pretende morar

Você está buscando um apartamento para viver a longo prazo ou está em fase de transição para alcançar outros caminhos no futuro? Essa é uma pergunta importante a fazer quando for escolher o tamanho do seu apartamento.

Muitas vezes, os planos da família a médio e longo prazo não exigem que o apartamento seja grande, caso a ideia seja viver por algum tempo em uma cidade e se mudar no futuro para outra, por exemplo. 

Em contrapartida, para quem quer fincar raízes e pretende passar a vida toda no mesmo local, mesmo que a família não seja tão grande, talvez faça sentido buscar um apartamento maior. Afinal, ao longo do tempo, é comum querer mais conforto e a vida pode ir se modificando, exigindo maiores adaptações no espaço onde vivemos.

Animais de estimação

Quem já tem ou pretende ter pets também precisa pensar melhor no tamanho do apartamento. Isso porque o bem-estar do bichinho de estimação depende em grande parte de ele ter espaço suficiente para se movimentar livremente. 

Além disso, é importante ter espaços reservados para os pets nos cômodos. Ter uma lavanderia grande, por exemplo, pode ser bom para deixar potes de água, comida e caixinhas de areia. Caminhas e brinquedos também podem demandar salas ou varandas com mais espaço. Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.

Hoje em dia, muitos condomínios fechados também contam com espaços comuns especiais para levar os pets para brincar e correr, são os chamados pet places ou espaços pet. Assim o seu bichinho fica muito mais feliz!

Aproveitamento de móveis

Quem quer aproveitar o mobiliário e a decoração da moradia anterior no apartamento novo também deve analisar se o tamanho dos cômodos comporta os móveis e objetos que serão realocados. Isso é interessante, inclusive, porque é possível focar seus gastos na compra do imóvel e nos acabamentos, deixando para comprar esses itens novos no futuro.

Quais são os tamanhos de apartamento?

Na hora de comprar seu apartamento, você pode se deparar com nomenclaturas específicas que dizem respeito ao tamanho e à estrutura dos tipos de imóveis. Por isso, vale a pena conhecer as opções disponíveis no mercado.

Apartamento padrão

O apartamento padrão é um conceito muito comum no mercado imobiliário e nada mais é do que um tipo de apartamento que conta com uma estrutura básica de cômodos: sala, quarto, cozinha e banheiro — também é comum haver uma área de serviço inclusa.

Esses cômodos são considerados os essenciais para acomodar uma família com necessidades tradicionais e podem variar em número, o que também altera o tamanho do apartamento.

Assim, é possível encontrar apartamentos padrão com 1 ou mais dormitórios, salas e banheiros, além de ser bastante comum encontrar opções com varanda ou espaço gourmet nos apartamentos mais recentes.

quarto Conquista Oceanica Direcional
Quarto do Conquista Oceanica, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro, RJ

Studio

O studio é um ótimo tamanho de apartamento para solteiro, pois é compacto, mas com uma planta bastante funcional. Esse apartamento geralmente é integrado, com divisões mais sutis entre os espaços, mas ainda reservados para cada atividade. 

Ou seja, há um espaço específico para dormitório, banheiro e cozinha, mas sem divisórias tradicionais. Assim, o studio é bastante prático para quem tem uma rotina atarefada e costuma estar mais em casa para os momentos de descanso.

Apartamento garden ou com varanda

Os apartamentos garden são uma tendência crescente no mercado imobiliário e são excelentes para quem quer um espaço ao ar livre para aproveitar com a família, incluindo os pets. Trata-se de apartamentos que geralmente ficam no térreo de condomínios e que têm um espaço externo para o quintal.

Já os apartamentos com varanda são mais tradicionais e contam com esse espaço anexo à sala que também é ótimo para descontração. Quando a decoração de varanda é bem pensada, esse espaço pode se tornar um ótimo local para apreciar a vista ou mesmo para fazer refeições especiais.

06 Quintal Recanto dos Canarios 2 Direcional Tamanho de apartamento: dicas para escolher o imóvel perfeito
Garden do Recanto dos Canários, empreendimento da Direcional em Brasília, DF

Encontre o seu apartamento na Direcional!

A Direcional está há mais de 40 anos ajudando os brasileiros a conquistarem sua casa própria em diversos estados do país. Contamos com apartamentos de vários tamanhos em condomínios fechados e com área de lazer completa para atender a todas as suas necessidades.

Nossos empreendimentos podem ser financiados com condições excelentes, e muitos deles atendem aos requisitos do Minha Casa, Minha Vida, tornando esse sonho ainda mais próximo do que você imagina. 

Continue nos acompanhando e encontre seu apartamento conosco agora mesmo!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas